A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo"— Transcrição da apresentação:

1 A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo
Aluno: Hugo Disciplina: História Professora: Vagna

2 INTRODUÇÃO No decorrer do século XVIII, o absolutismo e o mercantilismo (sistema político e econômico que causou a expansão marítima e a exploração colonial) sofreram uma forte crise em razão da ascensão dos ideais propagados pelos intelectuais iluministas (principalmente o Liberalismo político e econômico).

3

4 O absolutismo, no âmbito da política, configurou-se como sistema político que considerava o poder real como tendo uma origem divina. Na economia, o sistema mercantilista embargou a produção e o crescimento da produção dos principais países europeus que haviam passado pelo processo de industrialização (França e Inglaterra). Juntamente com a ascensão iluminista, cresceu o descrédito ao absolutismo. O filósofo francês Voltaire ( ), por exemplo, era um árduo crítico à ideia do direito divino dos reis. Ele defendia limites ao poder do monarca e contestava a autoridade do clero.

5 No mercantilismo, a burguesia angariava novos mercados para a venda de seus produtos industrializados, isto é, ela desejava obter liberdade comercial, acabando, assim, com a exclusividade comercial, com o sistema de monopólios e com o Pacto Colonial, próprios da economia mercantilista. Naquele contexto histórico, com a ascensão das ideias iluministas e da industrialização, o mercantilismo se constituiu como obstáculo ao progresso das atividades econômicas, ou seja, ao desenvolvimento econômico das nações.

6

7 A principal proposta de rompimento com o absolutismo monárquico partiu do aristocrata, jurista e filósofo francês Montesquieu ( ). Na sua obra, o Espírito das Leis, ele defendeu e formulou a teoria da distinção e da separação de poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, fato que distinguiu as democracias contemporâneas tendo como marco inicial a independência dos Estados Unidos.

8 Contudo, no século XVIII as formas de governar pautadas no absolutismo e os princípios econômicos baseados no mercantilismo foram questionados pelo movimento que ascendia naquele contexto: o iluminismo. Somente no final do século XVIII, o mercantilismo e o absolutismo entraram um uma crise sem retorno e foram substituídos pelo liberalismo político e econômico.

9

10 Consolidação do Capitalismo
No sec. XVI o capitalismo se consolidou no mundo, esse sistema econômico evoluiu gradativamente até ser dominante. Para a sua solidificação ele passou por três etapas importantes uma comercial, outra industrial e por fim a etapa financeira.

11

12 A primeira etapa ocorreu com a sua instalação na Europa, no sec
A primeira etapa ocorreu com a sua instalação na Europa, no sec. XVI o heliocentrismo causou uma grande movimentação na sociedade, afinal tal teoria (elaborada por Nicolau Copernico e mais tarde confirmada por Galileu Galilei) desmentia conceitos inabaláveis no período, a teoria heliocêntrica afirma que o sol é o centro do universo e não a terra como se pensava antes .

13 No sec. XV as grandes navegações ocorreram, com o intuito de marcar novas rotas comerciais e expandir o território europeu. René Descartes destaca-se como filosofo nesse período por ser um pensador revolucionário, mesmo surgindo de uma sociedade feudalista. “Penso logo existo” , frase essa que Descartes criou utilizando-se do beneficio da dúvida, ele impulsionou o movimento iluminista, que é o principio do ideal capitalista que se vê hoje.

14

15 A revolução industrial também fez parte da instalação do capitalismo na Europa, o trabalho era livre, e famílias inteiras trabalhavam por pouco dinheiro, a mercantilização ocorreu , e outro grande filosofo se destaca no crescimento da teoria capitalista Montesquieu. Ele define que o estado que cria as leis não pode julgá-las e executá-las, afinal é impossível que exista um conjunto de regras que garanta a liberdade do ser humano se o sistema funciona assim.

16

17 http://mundoeducacao. bol. uol. com


Carregar ppt "A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google