A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Raquel Lucchesi 2010. O que é o Sol pra você? O Sol como modelo de estrelas 1ª seqüencia  Estrelas e planetas vistos da Terra  Montagem de um Sistema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Raquel Lucchesi 2010. O que é o Sol pra você? O Sol como modelo de estrelas 1ª seqüencia  Estrelas e planetas vistos da Terra  Montagem de um Sistema."— Transcrição da apresentação:

1 Raquel Lucchesi 2010

2 O que é o Sol pra você?

3 O Sol como modelo de estrelas 1ª seqüencia  Estrelas e planetas vistos da Terra  Montagem de um Sistema Solar na sala  Características dos planetas (trabalhos dos alunos)  Características de estrelas  Transformações energéticas  Fusão termonuclear  E as bombas atômicas? E as usinas nucleares?

4 2ª seqüencia  Transformações da energia no ambiente  A energia que vem do Sol  Fusão termonuclear  Tempo: 3 aulas  Prof acompanhado: - Formação em Física pela USP - Efetivo na rede estadual de ensino O Sol como modelo de estrelas

5  Resultados: - O que é o Sol para você? Respostas: Estrela Sem justificativa, não ligam estrela à emissão de luz. - De onde vem a energia que você consome diariamente? - Qual material compõe o Sol? O que o mantém brilhando? O Sol como modelo de estrelas

6  O Sol envia uma quantidade de energia equivalente à queima de 2x10 20 galões de gasolina por minuto, ou de mais de 10 milhões de vezes a produção mundial de petróleo da Terra. (KEPLER, 2004)  Mas de onde vem toda essa energia no Sol?

7  Reações termonucleares  “Já no século XX os astrônomos sabiam que essa energia não poderia ser gerada por combustão, pois a energia dessa forma poderia manter o Sol brilhando por apenas 10mil anos. Tampouco o colapso gravitacional, fonte de energia proposta prlo físico alemão Helmholtz em 1854, resultou eficiente, pois a energia gravitacional poderia suprir a luminosidade do Sol por 20 milhões de anos, e evidências biológicas indicam que o Sol tem uma idade de bilhões de anos.”(KEPLER, 2004)  A energia do Sol é fornecida por reações termonucleares. Nessas reações, quatro prótons são fundidos em um núcleo de hélio. Nesse processo de fusão há liberação de energia. Vejamos na figura abaixo as reações envolvidas:

8

9  Perceba no esquema acima, que os elementos não se fundem diretamente no núcleo de hélio-4, mas passam por diferentes etapas. Cada etapa forma isótopos até chegar ao produto final que é o núcleo de hélio. Os prótons são representados pelas bolinhas verdes e os nêutrons pelas azuis. Veja exemplos de isótopos abaixo.  http://www.observatorio.ufmg.br/pas36.htm

10 Resultados da aplicação  Aplicação está em curso  Um aluno colocou plasma como composição do Sol porque um professor de outra escola tinha dito. Após a aula veio perguntar sobre o assunto. O Sol como modelo de estrelas

11 Bibliografia  http://www.observatorio.ufmg.br/pas36.htm  Kepler de Sousa. Astronomia e astrofísica


Carregar ppt "Raquel Lucchesi 2010. O que é o Sol pra você? O Sol como modelo de estrelas 1ª seqüencia  Estrelas e planetas vistos da Terra  Montagem de um Sistema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google