A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma Visão Geral Sobre Dark Silicon

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma Visão Geral Sobre Dark Silicon"— Transcrição da apresentação:

1 Uma Visão Geral Sobre Dark Silicon
Rodolfo G. Wottrich Para a disciplina MO601

2 Motivação Barreira de utilização Dark silicon
Arquiteturas até 90% negras em oito anos! Em uma frase, explicar preliminarmente o que é dark silicon e falar sobre a previsão de que dark silicon pode comprometer muito o futuro dos processadores.

3 Introdução Lei de Moore Dimensionamento Dennardiano
Barreira de utilização → Dark silicon Eficiência energética → importante! Fazer uma introdução sobre o que vou falar. Dizer como era o desenvolvimento de microarquiteturas, como funcionava com o Dennard scaling, e o que é o dark silicon.

4 A barreira de utilização
Gerações de processo: 90 65 45 32 22 16 nm D Início da explicação de como surge o dark silicon. 𝐷= ~ 1.4

5 A barreira de utilização
Dennard: “manteremos a energia constante” computação escala de 𝑫 𝟑 =𝟐.𝟖𝐱 𝐷 3 Transistores mais rápidos Capacitância menor 𝑫=𝟏.𝟒x 𝑫=𝟏.𝟒x 𝐷 2 Mais transistores Menor tensão de operação 𝑫 𝟐 =𝟐x 𝑫 𝟐 =𝟐x 𝐷 Explicação de como as propriedades dos transistores escalam. 1

6 A barreira de utilização
𝑫 𝟐 Pós-Dennard: leakage → déficit de 𝐷 3 Transistores mais rápidos Capacitância menor 𝑫=𝟏.𝟒x 𝑫=𝟏.𝟒x 𝐷 2 Mais transistores Menor tensão de operação 𝑫 𝟐 =𝟐x 𝑫 𝟐 =𝟐x 𝐷 Explicação de como surge o dark silicon no novo regime pós-Dennardiano. 1

7 A barreira de utilização
Explicar o porquê de os multicores não serem a solução para o dark silicon (derivar do slide anterior).

8 O apocalipse Contar que Michael Taylor falou em seu trabalho sobre os quatro possíveis futuros para o aproveitamento do dark silicon. Explicar cada um deles, com base no texto do trabalho. Professor: se você acompanhar a animação, verá que a cada clique aparece uma imagem... Tem quadros brancos em cima, que somem (o slide não está em branco hehehe)

9 Conservation cores Circuitos energeticamente eficientes para trechos especializados de código Sintetizados automaticamente Patching → longevidade Agora chamados QsCores Falar sobre a proposta dos conservation cores como solução aos moldes do cavaleiro da especialização. Contar qual é a ideia, como são gerados, os desafios e os benefícios.

10 Conservation cores Mostrar rapidamente como funciona para gerar c-cores.

11 O processador GreenDroid
Aplicação dos conservation cores Otimização energética para Android Economia energética significativa Falar sobre o protótipo do GreenDroid e como utilizam os conservation cores para melhorar a eficiência energética de dispositivos móveis rodando Android.

12 O processador GreenDroid
Esquemático elucidativo sobre a arquitetura do GreenDroid (mostrar rapidinho, 20 segs).


Carregar ppt "Uma Visão Geral Sobre Dark Silicon"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google