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Professor Victory Fernandes www.tkssoftware.com/victory Acionando cargas DC e AC.

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Apresentação em tema: "Professor Victory Fernandes www.tkssoftware.com/victory Acionando cargas DC e AC."— Transcrição da apresentação:

1 professor Victory Fernandes Acionando cargas DC e AC

2 Eletrônica Relés ULN2003 e ULN2803 Ligação da saída em Normal Aberto – NA Ligação da saída em Normal Fechado – NF Ponte-H com relés Ponte-H com transistores Corte/Saturação Ponte-H com L293 e L298 Arduino + Proteus Projeto de portão eletrônico Projeto de sumô de robôs

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4 RELÉS Comutador eletro-mecânico (em sua maioria) Permite acionamento on/off de circuitos Isola eletricamente dois circuitos

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10 Tensão até 12Vdc e correntes até 500mA

11 0 = Circuito Aberto; 1 = Circuito Fechado;

12 0 = Circuito Fechado; 1 = Circuito Aberto;

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18 PONTE-H COM RELÉS Simples montagem Permite inversão de polaridade Utilizado para acionamento de motores DC em dois sentidos Como acionamento é eletro-mecânico não suporta comutação em altas taxas, logo não é apropriado para controle PWM (Pulse Width Modulation – Modulação por Largura de Pulso)

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25 PONTE-H COM TRANSISTORES Montagem requer atenção quanto a aquecimento e polarização dos transistores Permite inversão de polaridade Utilizado para acionamento de motores DC em dois sentidos Como acionamento é eletrônico suporta comutação em altas taxas, logo é apropriado para controle PWM

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27 Região de corte / saturação Transistor opera como chave elétrica on/off Ao excitar a base o transistor satura e conduz (operação como chave fechada), ao não excitar a base o transistor corta (operando como chave aberta)

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29 Transistor NPN Transistor PNP

30 Alimentação de 5 a 15V; Correntes de até 2A

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42 Fluxo + Código + Simulação Eletrônica Motor DC para acionamento do portão Push-Button do controle sem fio Pressionado = 1; Não Pressionado = 0 Sensor de fim de curso de abertura Acionado = 1; Não Acionado = 0 Sensor de fim de curso de fechamento

43 Lógica Versão 01 Quando o portão estiver fechado e o botão for pressionado, portão deve abrir Quando o portão estiver aberto e o botão for pressionado, portão deve fechar Se qualquer fim de curso for acionado motor deve parar

44 Lógica Versão 02 Quando o portão estiver fechado e o botão for pressionado, portão deve abrir Quando o portão estiver aberto e o botão for pressionado, portão deve fechar Se o portão estiver abrindo e o botão for pressionado portão deve parar no meio Se portão parado no meio e botão for pressionado, portão deve inverter sentido anterior Se qualquer fim de curso for acionado motor deve parar

45 Lógica Versão 03 Quando o portão estiver fechado e o botão for pressionado, portão deve abrir Quando o portão estiver aberto e o botão for pressionado, portão deve fechar Se o portão estiver abrindo e o botão for pressionado portão deve parar no meio Se portão parado no meio e botão for pressionado, portão deve inverter sentido anterior Se o portão estiver parado no meio 1min se passar portão deve fechar automaticamente Se qualquer fim de curso for acionado motor deve parar

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48 Fluxo + Código + Simulação Eletrônica Dois motores DC para acionamento do robô Push-Button para início do combate Sensor de borda da frente e atrás Preto = 0; Branco = 1 Sensor de oponente da esquerda e direita Vê oponente = 1; Não vê oponente = 0

49 Lógica Versão 01 Robô aguarda indefinidamente que o botão de início seja pressionado Ao pressionar o botão robô aguarda 5 seg e inicia o combate se deslocando para frente Caso o sensor de borda da frente detecte a borda branca robô anda para trás Caso o sensor de borda de trás detecte a borda branca robô anda para frente

50 Lógica Versão 02 Robô aguarda indefinidamente que o botão de início seja pressionado Ao pressionar o botão robô aguarda 5 seg e inicia o combate se deslocando para frente Caso o sensor de borda da frente detecte a borda branca robô anda para trás Caso o sensor de borda de trás detecte a borda branca robô anda para frente Caso os dois sensores detectem o oponente, robô vai para frente Caso nenhum sensor detecte o oponente, robô vai para trás

51 Lógica Versão 03 Robô aguarda indefinidamente que o botão de início seja pressionado Ao pressionar o botão robô aguarda 5 seg e inicia o combate se deslocando para frente Caso o sensor de borda da frente detecte a borda branca robô anda para trás Caso o sensor de borda de trás detecte a borda branca robô anda para frente Caso os dois sensores detectem o oponente, robô vai para frente Caso sensor da esquerda detecte o oponente, robô gira para esquerda (idem direita) Caso nenhum sensor detecte o oponente, robô vai para trás

52 Lógica Versão 04 Robô aguarda indefinidamente que o botão de início seja pressionado Ao pressionar o botão robô aguarda 5 seg e inicia o combate se deslocando para frente Caso o sensor de borda da frente detecte a borda branca robô anda para trás Caso o sensor de borda de trás detecte a borda branca robô anda para frente Caso os dois sensores detectem o oponente, robô vai para frente Caso sensor da esquerda detecte o oponente, robô gira para esquerda (idem direita) Caso nenhum sensor detecte o oponente, robô vai para trás Após 90 segundos de luta robô deve parar!

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