A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS REGIMES FASCISTAS. DEFINIÇÃO DE FASCISMO: Movimentos nacionalistas extremistas de estrutura hierárquica e autoritária e de ideologia antiliberal, anti-democratica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS REGIMES FASCISTAS. DEFINIÇÃO DE FASCISMO: Movimentos nacionalistas extremistas de estrutura hierárquica e autoritária e de ideologia antiliberal, anti-democratica."— Transcrição da apresentação:

1 OS REGIMES FASCISTAS

2 DEFINIÇÃO DE FASCISMO: Movimentos nacionalistas extremistas de estrutura hierárquica e autoritária e de ideologia antiliberal, anti-democratica e anti- sociaista que fundaram ou intentaram fundar, após a Primeira Guerra Mundial, regimes estatais autoritários. Neste útimo sentido, o fascismo constituiu um dos fenômenos centrais e mais característicos do entreguerras.

3 Principais Característica: Manipulação das massas Historicismo Ex: O passado do Império Romano, as glórias dos impérios Germânicos, entre outos. “ O hungarismo é um sistema ideologico. É a prática húngara de concepção nacional-socialista de um mundo e do espírito de nosso tempo. Não é nem hitlerismo, nem fascismo, nem anti-semitismo: é hungarismo.(Ferenc Szalasi).

4 Nacionalismo Perseguição das minorias (judeus, homossexuais, comunistas, deficientes físicos e negros) Organicismo A Vontade suprema do líder (Fϋhrerstaat) O Partido Único O Estado como fator de coesão nacional “O Estado deve presidir e dirigir a atividade nacional em todos os seus aspectos. Nenhuma organização política, moral ou econômica pode permanecer à margem do Estado”

5 Anti-semitismo O Judeu aqui definido como “universal, cosmopolita, com línguas distintas, impedindo a homogeneidade e a coesão nacional”. Anti-socialismo Antiliberalismo Antidemocratismo.

6 FATORES PARA O CRECIMENTO DOS FASCISMOS: O Liberalismo como causador da Crise A falência do Sistema Liberal A Democracia como desagregador da sociedade A “Falência” da Revolução Francesa As exigências dos novos tempos O avanço das propostas da esquerda O autoritarismo como saída para a crise.

7 Citações: “Nós lutamos contra o parlamento corrompido, local de disputas partidárias conduzidas por pessoas desprovidas de caráter e capacidade.”(ponto 6 do programa do NSDPA) “Tal qual as mulheres (...) as massas amam mais o domínio do que a gentileza e sentem-se interiormente mais seguras através de uma doutrian, que não tolera qualquer outra, do que através do beneplácito da liberdade liberal” ( Mein Kampf – Adolf Hiter)


Carregar ppt "OS REGIMES FASCISTAS. DEFINIÇÃO DE FASCISMO: Movimentos nacionalistas extremistas de estrutura hierárquica e autoritária e de ideologia antiliberal, anti-democratica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google