A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução: Seleção Artificial X Seleção Natural

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução: Seleção Artificial X Seleção Natural"— Transcrição da apresentação:

1 Evolução: Seleção Artificial X Seleção Natural

2 Você conhece as raças de cães que são apresentadas nessa página?
Acesse o site: < Você conhece as raças de cães que são apresentadas nessa página?

3 E estas?

4 Nenhuma espécie animal tem tantas formas, tamanhos e comportamentos como os cães.
Seus portes variam desde os minúsculos Chihuahua, Pinscher, Poodle Toy e Yorkshire até os enormes Dogue Alemão, São Bernardo e Terra Nova. O temperamento pode ir do muito dócil ao bastante agressivo. Uns adoram nadar, outros preferem não se molhar.

5 Tanta diferença (aproximadamente 300 raças) resulta em grande parte dos acasalamentos selecionados – aqueles feitos a partir de critérios humanos, bem diferentes dos que acontecem na natureza. Por esse motivo, a seleção usada para fazê-los é considerada artificial.

6 Seleção natural x artificial
A Teoria da Seleção Natural, ponto central da Teoria Moderna da Evolução Biológica, foi desenvolvida por Charles Darwin para explicar a evolução das espécies, segundo a qual nem todos os indivíduos de uma população têm a mesma expectativa de sobreviver e de se reproduzir. Assim, os mais adaptados são selecionados e suas características são transferidas aos descendentes, em oposição à eliminação daqueles cujo atributo é desvantajoso, provocando a morte do indivíduo e extinção de um grupo. Portanto, o ambiente viabiliza a manutenção das espécies.

7 Seleção artificial é o processo conduzido pelo ser humano de cruzamentos seletivos com o objetivo de selecionar características desejáveis em animais, plantas e outros seres vivos. Estas características podem ser, por exemplo, um aumento da produção de carne, leite, lã, seda ou frutas. Para esse fim, foram e são produzidas diversas raças domésticas, como cães, gatos, pombos, bovinos, peixes e plantas ornamentais. É uma seleção em que a luta pela vida, ou seleção natural, foi substituída pela escolha humana dos indivíduos que melhor atendem aos seus objetivos.

8 Muito antes de Darwin, fazendeiros e agricultores estavam usando a ideia de seleção para causar mudanças nas características de suas plantas e animais ao longo de décadas. Fazendeiros e agricultores permitiram a reprodução apenas de plantas e animais com características desejáveis, causando a evolução do estoque da fazenda. Esse processo é chamado de seleção artificial, porque são as pessoas (ao invés da natureza) que selecionam quais organismos vão se reproduzir. Como vemos na imagem disponível em < fazendeiros têm cultivado numerosas variedades de culturas a partir da mostarda silvestre, selecionando artificialmente certos atributos.

9 A principal espécie a ser mencionada, quando se fala em animais criados pela seleção artificial, são os cachorros. Quase todas as espécies de cachorros que conhecemos hoje são resultado da seleção artificial. Assim, dentre as raças demonstradas na página < PESQUISE o comportamento/característica selecionado artificialmente.

10 Leia o texto disponível em: <http://www. gazetadopovo. com
1. “A evolução, aquela que Darwin descreveu no século 19, só existe para os vira-latas. Esses são sempre sobreviventes.” a) PESQUISE qual era a teoria da evolução de Darwin. b) EXPLIQUE porque os vira-latas são considerados sobreviventes. 2. EXPLIQUE a afirmativa: “É uma contraevolução o que ocorre com os cachorros”. 3. EXPLIQUE a diferença entre as seleções natural e artificial. 4. PESQUISE e ANOTE em seu caderno três outros exemplos de seleção artificial. 5. ARGUMENTE a favor ou contra o título deste texto: O antidarwinismo dos cães de raça.

11 Referências:

12


Carregar ppt "Evolução: Seleção Artificial X Seleção Natural"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google