A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO Nayara Gatto Pracucho7547722 Vinícius Bertaco Neves7127460.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO Nayara Gatto Pracucho7547722 Vinícius Bertaco Neves7127460."— Transcrição da apresentação:

1 ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO Nayara Gatto Pracucho Vinícius Bertaco Neves

2 Bubble Sort A ideia é percorrer o vetor diversas vezes, fazendo flutuar para o topo o menor elemento da sequência. Se o vetor for considerado do tipo coluna, os elementos podem ser comparados com bolhas em um tanque de água, com densidades proporcionais ao valor das respectivas chaves.

3 Bubble Sort... para i 2 até i N, com passo i i+1 para j N até j i, com passo j j-1 se ( a [ j - 1 ] > a [ j ] ) x a [ j – 1 ] a [ j – 1 ] a [ j ] a [ j ] x fim se fim para...

4 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = j j - 1 a j j - 1 a a j j i i i

5 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = j j - 1 a j j - 1 a a j j i i i

6 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = j j - 1 a j j - 1 a a j j i i i

7 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = j j - 1 a j j - 1 a a j j i i i

8 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = j j - 1 a a a j j i i i Término da primeira passagem (i = 2)

9 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = j j - 1 a a a j j ii i j

10 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = j j - 1 a a a j j ii i j

11 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = j j - 1 a a a j j ii i j

12 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = a a a j j i i i j Término da segunda passagem (i = 3)

13 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = a a a j j i i i j j

14 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = a a a j j i i i j j

15 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = a a a j j i i i j Término da passagem (i = 4)

16 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = a a a j j ii i j j

17 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = a a a j j ii i j Término da passagem (i = 5)

18 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = a a a i i i j j - 1 j Término da passagem (i = 6)

19 Bubble Sort N = 8 N = 8 N = a a a i i i j j - 1 j Término da passagem (i = 7)

20 Bubble Sort N = 8 N = a a i i j j - 1 Término da passagem (i = 8)

21 Bubble Sort Complexidade: No melhor caso, o algoritmo executa n operações relevantes. No pior caso, são feitas n² operações. Portanto, a complexidade desse algoritmo é de Ordem quadrática. O(N²)

22 Bubble Sort Conclusão: O Bubble Sort é um método de simples implementação, porém a sua eficiência é menor entre os métodos de ordenação interna. VantagensDesvantagem - Fácil implementação- Complexidade quadrática - Algoritmo estável

23 Quicksort História: Método de ordenação muito rápido e eficiente, inventado por C.A.R. Hoare em 1960 Criou o Quicksort ao tentar traduzir um dicionário de inglês para russo, ordenando as palavras. Tendo como objetivo reduzir o problema original em subproblemas que possam ser resolvidos mais fácil e rapidamente.

24 Quicksort Qual a ideia básica do Quicksort? A ideia básica é dividir o problema de ordenar um conjunto com n itens em dois subproblemas menores (estratégia de divisão e conquista). Os problemas menores são ordenados independentes. Utiliza um elemento arbitrário chamado pivô. Geralmente é o elemento do meio O pivô pode influenciar no desempenho

25 Quicksort Funcionamento detalhado: Algoritmo de Partição O vetor v é rearranjado por meio da escolha arbitrária de um pivô p O vetor v é particionado em dois: Restarão dois sub-vetores para serem ordenados. Espera-se que o sub-vetor esquerdo contenha elementos menores que o pivô e o sub-vetor direito, elementos maiores. O vetor é então percorrido em ambos os sentidos, e quando a condição não é satisfeita, os elementos são trocados. Termina cada etapa quando ponteiros se cruzam, continua recursivamente.

26 Quicksort

27

28

29 Complexidade: Pior caso Acontece quando o pivô é sempre o maior ou menor elemento (partições de tamanho desequilibrado) = O(n²) espaço/memória necessário no pior caso é linear Melhor caso Acontece quando as partições têm sempre o mesmo tamanho (partições balanceadas). Pivô representa elemento mediano do conjunto. C(n) = n(logn) = O (n logn) Caso médio C(n) ~ 1,39 n logn = O (n logn)

30 Quicksort Análise: Vantagens: Melhor opção para ordenar vetores grandes. Muito rápido devido ao laço interno ser simples. Algoritmo Instável Processo de partição não é estável Qualquer chave pode ser movida para trás de várias outras chaves iguais a si (que ainda não foram examinadas) Não é conhecida nenhuma forma simples de implementar uma versão estável. Não se deve chamar recursivamente se o vetor tiver tamanho 1 Desvantagem: Pior caso (n²)

31 Quicksort Otimizações: Outras abordagens Pivô baseado em uma Mediana Aumentar o número de elementos considerados na mediana. Implementação não recursiva Pilha auxiliar, que pode ter tamanho N. Ordenar a partição menor primeiro. Algoritmo genérico incluído na biblioteca padrão Stdlib.h void qsort (void *v, int n, int tam, int (*cmp)(const void*, const void*)); Muito rápido devido ao laço interno ser simples.

32 Biblioteca


Carregar ppt "ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO Nayara Gatto Pracucho7547722 Vinícius Bertaco Neves7127460."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google