A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Memórias Digitais Memórias:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Memórias Digitais Memórias:"— Transcrição da apresentação:

1 Memórias Digitais Memórias:
são componentes responsáveis por armazenar dados e programas (instruções) em forma de sinais digitais (ou seja em forma de 0 e 1). Existem dois tipos básicos de memória : Mémória RAM - Random Access Memory (memória de acesso aleatório) Memória ROM - Read Only Memory (memória apenas de leitura)

2 Memórias Digitais MEMÓRIA RAM :
Memória RAM– É um tipo de memória essencial para o computador, sendo usada para guardar dados e instruções de um programa. Tem como características fundamentais, a volatilidade, ou seja, o seu conteúdo é perdido quando o computador é desligado; o acesso aleatório aos dados e o suporte à leitura e gravação de dados. O processo de gravação é destrutivo e a leitura é não destrutiva. Existem dois tipos básicos de memória RAM, RAM Dinâmica e RAM Estática.

3 Memórias Digitais Mémória RAM : a) RAM Dinâmica - DRAM
b) RAM Estática - SRAM RAM Dinâmica (DRAM) - Memória baseada na tecnologia de capacitores. Requer a atualização periódica do conteúdo de cada célula do chip, consumindo, assim, pequenas quantidades de energia. Possui acesso lento aos dados. Uma importante vantagem é a grande capacidade de armazenamento oferecida por este tipo de tecnologia. RAM Estática (SRAM)- Memória baseada na tecnologia de transistores. Não requer atualização dos dados. Consome mais energia (o que gera mais calor) comparando-se com a memória dinâmica, sendo significativamente mais rápida. É freqüentemente usada em computadores rápidos. Possui capacidade de armazenamento bem menor que a memória dinâmica. .

4 Memórias Digitais Mémória RAM Vantagens Desvantagens RAM Dinâmica
-Barata -Baixo Consumo -Alta Densidade -Necessita de Atualização -Lenta RAM Estática -Rápida -Não necessita de atualização -Mais cara -Consome Mais Energia -Baixa Densidade

5 Memórias ROM MEMÓRIA ROM :
Memória ROM- É um tipo de memória que contém instruções imutáveis. É não-volátil, ou seja, os dados não são perdidos com a ausência de energia. É, também, de acesso aleatório. Alguns dos tipos de memória ROM são: PROM, EPROM, UVEPROM e EEPROM.

6 Memórias ROM PROM: Programmable Read Only Memory. São memórias programáveis eletricamente, a gravação sendo feita internamente, mediante o rompimento de "fusíveis", que são queimados de forma a produzir o registro de sinais digitais. Os dados gravados na memória PROM não podem ser apagados ou alterados. EPROM: Electrically Programmable Read Only Memory. São memórias que podem ser gravadas, regravadas e apagadas. Para apagar seus dados, existem duas formas: 1- por meio de luz ultravioleta, que incidirá numa janela especialmente construída em cima do chip. As EPROMs que se enquadram nessa característica são denominadas UVEPROM. 2- pela aplicação de pulsos elétricos . As memórias EPROMs com essas características são denominadas E2PROM.

7 Memórias RAM Estrutura de Acesso de uma RAM : RAM mxn
GND Barra de endereços controle Dados (bidirecional) RAM mxn RAM mxn: “m” endereços de “n” bits VCC VCC

8 Memórias RAM RAM significa Random Access Memory (Memória de acesso aleatório). Esse tipo de memória, permite leitura, gravação e regravação de dados. No entanto, perdem todos os dados quando deixam de ser alimentadas eletricamente.

9 Memórias RAM

10 Memórias RAM

11 Memórias RAM

12 Memórias RAM

13 FIM


Carregar ppt "Memórias Digitais Memórias:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google