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PSV Ricardo Halfeld R. Andrade Rafael Matouk Nassar

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Apresentação em tema: "PSV Ricardo Halfeld R. Andrade Rafael Matouk Nassar"— Transcrição da apresentação:

1 PSV Ricardo Halfeld R. Andrade Rafael Matouk Nassar
Projeto de Sistemas Oceânicos II

2 Forma

3 Resistência ao Avanço

4 Propulsão Principal

5 Propulsão Principal 15,0 nós 7,72 m/s λ = 0,64 Ks = 0,36 Kd = 0,32
Velocidade de Serviço Condição de Free-running 15,0 nós 7,72 m/s Coeficientes de Avanço, Empuxo e Torque Velocidade de Avanço λ = 0,64 Ks = 0,36 Kd = 0,32 ω = 0,15 Va = 6,55 m/s Empuxo, Torque e Eficiência Rotação do Propulsor T = 147,47 kN Q = 199,38 kN*m N = 66 RPM n = 1,09 rps T = 15,03 tons η = 0,71 Diâmetro do Propulsor Altura das Lâminas Potência entregue ao Propulsor D = 3,0 m L = 2,5 m 1524,63 kW Velocidade Circumferencial Relação L/D Condição de Tração Estática (Ainda não funciona bem) u = 10,30 m/s 0,84 Força, Torque e Eficiência Relação c/D Eficiência Mecânica do Propulsor T = 316,25 kN Q = 312,54 kN*m 0,12 0,92 T = 32,24 tons 47,29 kW/ton Massa específica do fluido 1025 kg/m³ (30R5/250-2) 2331,81 kW

6 Propulsão Principal

7 Propulsão Principal

8 Propulsão Auxiliar API Recommended Practice 2P (American Petroleum Instititute) Requerido: 2x 1227 kW 21,2 tonf (Vento) 19,1 tonf (Corrente) 25,1 tonf (Ondas) 65,4 tonf (Total)

9 Propulsão Auxiliar

10 Compartimentação

11 Compartimentação Dimensionamento do Pique Tanque de Vante Lf 78,45 m
0,96*LPP B.B. Extr. 79,60 m Extremidade do Bulbo p 0,89 m (B.B. Extr. - PV) PV Perpendicular de Vante Ref. Pt. 78,26 m Ponto de Referência de acordo com a Regra P.T.V. Max 74,40 m (Caverna 124) P.T.V. Min 72,00 m (Caverna 120) Frame Spc. 600 mm Espaçamento de Cavernas

12 Compartimentação

13 Compartimentação

14 Compartimentação

15 Compartimentação

16 Superestrutura

17 Superestrutura

18 Superestrutura

19 Superestrutura Total 33.0 kW cabines básicas 10 Iluminação 0.1 kW
10 Iluminação 0.1 kW Tomadas 2.0 kW AC 1.2 kW Passadiço Total 22.0 kW Iluminação 3.0 kW Sistemas de Com 2.0 kW Sistemas de Nav 5.0 kW Sistemas de Controle Tomadas AC 4.0 kW Total kW cabines conforto 4 Iluminação 0.5 kW Tomadas 1.5 kW TV 1.0 kW Som AC Ambientes Comuns Total 47.0 kW Cozinha 10.0 kW Cinema 5.0 kW Academia 3.0 kW Refeitório Luzes de Deck Luzes de Navegação 1.0 kW AC 20.0 kW Total kW cabines luxo 2 Iluminação 1.0 kW Tomadas 2.0 kW TV Som AC 1.8 kW

20 Sistema de Bombas Massa específica Viscosidade Vazão Pressão Água Doce
1000 kg/m³ 9,3e-7 Ns/m² 250 m³/h 9 bar Diesel kg/m³ 8,0e-6 Ns/m² Metanol 791 kg/m³ 5,44e-4 Ns/m²

21 Sistema de Bombas

22 Sistema de Bombas

23 Sistema de Bombas

24 Praça de Máquinas

25 Praça de Máquinas Item Qtd. Potência Bowthrusters 2 1250,00 kW VSP
Bowthrusters 2 1250,00 kW VSP 1903,06 kW S.E. 1 417,76 kW Bombas 6 100,00 kW Total 7323,78 kW Eventuais 5% kW Modelo Potência Rotação Consumo Peso Comprimento kW RPM L/h ton m 3516B 2000 1800 513,8 16,293 6,267

26 Praça de Máquinas

27 Convés de Carga

28 Convés de Carga Área Requisitada: 500 m² Área disponível: 700 m²

29 Topologia Estrutural

30 Topologia Estrutural

31 Topologia Estrutural REFORÇADORES Longarina Central 10.32 mm
Hastilhas Gigantes 9.5 mm Hastilhas Comuns L 100x80x8 mm Cavernas Gigantes T 200x100x8 mm Cavernas Comuns Vaus Comuns Vaus Gigantes T 150x100x8 mm Longitudinais convés Longitudinais fundo Longitudinais fundo duplo Sicorda T 300x150x10.32 mm Prumos Comuns barra 150x8 mm Prumos Gigantes CHAPEAMENTO Convés Principal 13.49 mm Costado 10.32 Fundo Fundo Duplo Costado no Castelo de Proa Convés do Castelo 9.5 Convés Intermediário Passadiço Tijupá 8 Superestrutura Antepara Estanque

32 Peso Leve

33 Peso Leve Centro de Gravidade LCG (m) VCG (m) TCG (m) 47.19 6.05 0.00
Item Peso Porcentagens Peso de Aço 66.5 % Acomodações 59.23 3.6 Tubulação 67.54 4.1 Outfitting 206.00 12.4 Equipamentos 225.12 13.5 Total 100.0 Centro de Gravidade LCG (m) VCG (m) TCG (m) 47.19 6.05 0.00

34 Equilíbrio

35 Equilíbrio

36 Equilíbrio

37 Equilíbrio

38 Equilíbrio

39 Estabilidade

40 Estabilidade

41 Estabilidade

42 Avaria Probabilística

43 Comportamento em Mar

44 Comportamento em Mar

45 Comportamento em Mar Hs = 2,73 m Tz = 7,5 s

46 Aceleração

47 Emersão do Propulsor

48 Batida de Proa

49 Água no Convés de Proa

50 Análise Estrutural

51 Análise Estrutural

52 Análise Estrutural

53 Análise Estrutural Critério adotado: σp ≤ 80% σe = 188 N/mm²

54 Análise Estrutural

55 Análise Estrutural

56 Custo Custo do otimizador: $33.387.615,85
Custo calculado: $ ,37

57 Crítica ao método Elaboração do otimizador Qualidade das estimativas
Modelo de equilíbrio Qualidade das estimativas O Otimizador, que foi foco de uma grande parte da energia dedicada a esse projeto, mostrou-se uma ferramenta suficientemente rica para tornar o desenrolar do projeto uma tarefa relativamente fácil, sem grandes intercorrências. Isso incentiva a geração de ferramentas similares em projetos futuros.

58 Fim


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