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PublicouEnzo Rapozo Alterado mais de 10 anos atrás
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PSV Ricardo Halfeld R. Andrade Rafael Matouk Nassar
Projeto de Sistemas Oceânicos II
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Forma
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Resistência ao Avanço
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Propulsão Principal
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Propulsão Principal 15,0 nós 7,72 m/s λ = 0,64 Ks = 0,36 Kd = 0,32
Velocidade de Serviço Condição de Free-running 15,0 nós 7,72 m/s Coeficientes de Avanço, Empuxo e Torque Velocidade de Avanço λ = 0,64 Ks = 0,36 Kd = 0,32 ω = 0,15 Va = 6,55 m/s Empuxo, Torque e Eficiência Rotação do Propulsor T = 147,47 kN Q = 199,38 kN*m N = 66 RPM n = 1,09 rps T = 15,03 tons η = 0,71 Diâmetro do Propulsor Altura das Lâminas Potência entregue ao Propulsor D = 3,0 m L = 2,5 m 1524,63 kW Velocidade Circumferencial Relação L/D Condição de Tração Estática (Ainda não funciona bem) u = 10,30 m/s 0,84 Força, Torque e Eficiência Relação c/D Eficiência Mecânica do Propulsor T = 316,25 kN Q = 312,54 kN*m 0,12 0,92 T = 32,24 tons 47,29 kW/ton Massa específica do fluido 1025 kg/m³ (30R5/250-2) 2331,81 kW
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Propulsão Principal
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Propulsão Principal
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Propulsão Auxiliar API Recommended Practice 2P (American Petroleum Instititute) Requerido: 2x 1227 kW 21,2 tonf (Vento) 19,1 tonf (Corrente) 25,1 tonf (Ondas) 65,4 tonf (Total)
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Propulsão Auxiliar
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Compartimentação
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Compartimentação Dimensionamento do Pique Tanque de Vante Lf 78,45 m
0,96*LPP B.B. Extr. 79,60 m Extremidade do Bulbo p 0,89 m (B.B. Extr. - PV) PV Perpendicular de Vante Ref. Pt. 78,26 m Ponto de Referência de acordo com a Regra P.T.V. Max 74,40 m (Caverna 124) P.T.V. Min 72,00 m (Caverna 120) Frame Spc. 600 mm Espaçamento de Cavernas
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Compartimentação
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Compartimentação
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Compartimentação
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Compartimentação
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Superestrutura
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Superestrutura
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Superestrutura
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Superestrutura Total 33.0 kW cabines básicas 10 Iluminação 0.1 kW
10 Iluminação 0.1 kW Tomadas 2.0 kW AC 1.2 kW Passadiço Total 22.0 kW Iluminação 3.0 kW Sistemas de Com 2.0 kW Sistemas de Nav 5.0 kW Sistemas de Controle Tomadas AC 4.0 kW Total kW cabines conforto 4 Iluminação 0.5 kW Tomadas 1.5 kW TV 1.0 kW Som AC Ambientes Comuns Total 47.0 kW Cozinha 10.0 kW Cinema 5.0 kW Academia 3.0 kW Refeitório Luzes de Deck Luzes de Navegação 1.0 kW AC 20.0 kW Total kW cabines luxo 2 Iluminação 1.0 kW Tomadas 2.0 kW TV Som AC 1.8 kW
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Sistema de Bombas Massa específica Viscosidade Vazão Pressão Água Doce
1000 kg/m³ 9,3e-7 Ns/m² 250 m³/h 9 bar Diesel kg/m³ 8,0e-6 Ns/m² Metanol 791 kg/m³ 5,44e-4 Ns/m²
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Sistema de Bombas
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Sistema de Bombas
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Sistema de Bombas
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Praça de Máquinas
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Praça de Máquinas Item Qtd. Potência Bowthrusters 2 1250,00 kW VSP
Bowthrusters 2 1250,00 kW VSP 1903,06 kW S.E. 1 417,76 kW Bombas 6 100,00 kW Total 7323,78 kW Eventuais 5% kW Modelo Potência Rotação Consumo Peso Comprimento kW RPM L/h ton m 3516B 2000 1800 513,8 16,293 6,267
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Praça de Máquinas
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Convés de Carga
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Convés de Carga Área Requisitada: 500 m² Área disponível: 700 m²
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Topologia Estrutural
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Topologia Estrutural
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Topologia Estrutural REFORÇADORES Longarina Central 10.32 mm
Hastilhas Gigantes 9.5 mm Hastilhas Comuns L 100x80x8 mm Cavernas Gigantes T 200x100x8 mm Cavernas Comuns Vaus Comuns Vaus Gigantes T 150x100x8 mm Longitudinais convés Longitudinais fundo Longitudinais fundo duplo Sicorda T 300x150x10.32 mm Prumos Comuns barra 150x8 mm Prumos Gigantes CHAPEAMENTO Convés Principal 13.49 mm Costado 10.32 Fundo Fundo Duplo Costado no Castelo de Proa Convés do Castelo 9.5 Convés Intermediário Passadiço Tijupá 8 Superestrutura Antepara Estanque
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Peso Leve
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Peso Leve Centro de Gravidade LCG (m) VCG (m) TCG (m) 47.19 6.05 0.00
Item Peso Porcentagens Peso de Aço 66.5 % Acomodações 59.23 3.6 Tubulação 67.54 4.1 Outfitting 206.00 12.4 Equipamentos 225.12 13.5 Total 100.0 Centro de Gravidade LCG (m) VCG (m) TCG (m) 47.19 6.05 0.00
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Equilíbrio
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Equilíbrio
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Equilíbrio
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Equilíbrio
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Equilíbrio
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Estabilidade
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Estabilidade
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Estabilidade
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Avaria Probabilística
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Comportamento em Mar
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Comportamento em Mar
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Comportamento em Mar Hs = 2,73 m Tz = 7,5 s
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Aceleração
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Emersão do Propulsor
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Batida de Proa
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Água no Convés de Proa
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Análise Estrutural
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Análise Estrutural
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Análise Estrutural
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Análise Estrutural Critério adotado: σp ≤ 80% σe = 188 N/mm²
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Análise Estrutural
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Análise Estrutural
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Custo Custo do otimizador: $33.387.615,85
Custo calculado: $ ,37
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Crítica ao método Elaboração do otimizador Qualidade das estimativas
Modelo de equilíbrio Qualidade das estimativas O Otimizador, que foi foco de uma grande parte da energia dedicada a esse projeto, mostrou-se uma ferramenta suficientemente rica para tornar o desenrolar do projeto uma tarefa relativamente fácil, sem grandes intercorrências. Isso incentiva a geração de ferramentas similares em projetos futuros.
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Fim
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