A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E. Adventor Divino de Almeida Alunos: Jaderson e Lucas Números: 21 e 26. Professora: Sandra Cayres Matéria: Biologia Turno: Vespertino Tema: Briófitas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E. Adventor Divino de Almeida Alunos: Jaderson e Lucas Números: 21 e 26. Professora: Sandra Cayres Matéria: Biologia Turno: Vespertino Tema: Briófitas."— Transcrição da apresentação:

1

2 E.E. Adventor Divino de Almeida Alunos: Jaderson e Lucas Números: 21 e 26. Professora: Sandra Cayres Matéria: Biologia Turno: Vespertino Tema: Briófitas

3 Conceito Bryophyta sensu lato é uma super divisão das plantas embriófitos não vasculares. São descendentes das algas verdes e foram as primeiras a evoluir no ambiente terrestre há 420 milhões de anos. Bryophyta sensu lato é uma super divisão das plantas embriófitos não vasculares. São descendentes das algas verdes e foram as primeiras a evoluir no ambiente terrestre há 420 milhões de anos. As briófitas são um grupo de plantas verdes, sem raízes (mas com um rizóide composto por pêlos absorventes) e também sem um verdadeiro caule ou folhas. São também desprovidas de um sistema vascular, motivo pelo qual se desenvolvem preferencialmente em locais úmidos e protegidos da luz direta do sol, como faces protegidas de pedras e falésias e ramos de árvores (especialmente a sua face inferior, ou a face norte, no hemisfério norte, e a face sul, no hemisfério sul). As briófitas são um grupo de plantas verdes, sem raízes (mas com um rizóide composto por pêlos absorventes) e também sem um verdadeiro caule ou folhas. São também desprovidas de um sistema vascular, motivo pelo qual se desenvolvem preferencialmente em locais úmidos e protegidos da luz direta do sol, como faces protegidas de pedras e falésias e ramos de árvores (especialmente a sua face inferior, ou a face norte, no hemisfério norte, e a face sul, no hemisfério sul). As briófitas são criptógamas, ou seja, plantas que não produzem flores. Elas são, na linha evolutiva, a transição entre as algas verdes clorofíceas e as plantas vasculares. São três, as características que diferem as briófitas das clorofíceas: Presença de gametângios masculinos (anterídios) e femininos(arquegônios) com uma camada protetora de células estéreis; Retenção do zigoto e do embrião multicelular em desenvolvimento (esporófito) no arquegônio; Presença de esporófito multicelular diplóide.

4 Estrutura das briófitas As conspícuas estruturas verdes são os gametófitos, organismos haplóides, no qual o embrião diplóide desenvolve-se em um esporófito maduro. As estruturas verdes do gametófito são basicamente expansões do eixo caulinar, jamais havendo a produção de folhas verdadeiras (nos musgos, as pequenas "folhas" são chamadas "filódeos" ou "filídeos", e não passam de lâminas com duas camadas de células germinando a partir do eixo principal). O esporófito é preso ao gametófito por uma haste longa, encimada por uma cápsula, onde os esporos são produzidos e armazenados. É clorofilado e fotossintético apenas nos primeiros estágios de desenvolvimento, e é em certa medida dependente do gametófito. Os três grandes grupos de briófitas apresentam diferenças quanto ao desenvolvimento do esporófito: As hepáticas possuem esporófitos sem clorofila e com crescimento limitado. Em musgos, o crescimento também é limitado, mas os esporófitos são providos de clorofila. Já em antóceros, o crescimento é ilimitado, e não fosse a ausência total de um sistema radicular, o esporófito poderia se sustentar independentemente do gametófito.

5 Ecologia das briófitas As colônias de briófitas são um importante elemento em muitos ecossistemas, desde a tundra à floresta tropical: elas reduzem a erosão dos solos, servem de reservatórios de água e nutrientes, fornecem abrigo à micro fauna e funcionam como viveiros para outras plantas em processos de sucessão e regeneração.

6 Imagens

7 Referencial Bibliográfico


Carregar ppt "E.E. Adventor Divino de Almeida Alunos: Jaderson e Lucas Números: 21 e 26. Professora: Sandra Cayres Matéria: Biologia Turno: Vespertino Tema: Briófitas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google