A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A construção do significado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A construção do significado."— Transcrição da apresentação:

1

2 DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A construção do significado

3 DENOTAÇÃO – sentido real DENOTAÇÃO – sentido real Cleverson Carlos faleceu ontem à noite. CONOTAÇÃO – sentido figurado CONOTAÇÃO – sentido figurado Cleverson Carlos bateu as botas.

4 Veja o poema abaixo É noite. Sinto que é noite Não porque a sombra descesse (bem me importa a face negra) Mas porque dentro de mim, o grito Se calou, fez-se desânimo. Sinto que nós somos noite, que palpitamos no escuro e em noite nos dissolvemos. Sinto que é noite no vento, Noite nas águas, na pedra.

5 O poeta diz: somos noite é noite no vento, noite nas águas, na pedra Significado de noite: período de tempo compreendido entre o pôr e o nascer do sol

6 O poeta deixa de lado o sentido denotativo e usa o sentido conotativo Noite = desânimo, Noite = desânimo, tristeza, tristeza, imobilismo, imobilismo, morte. morte.

7 SIGNO LINGÜÍSTICO SIGNIFICANTE Parte perceptível Constituída de sons Pode ser representada por letra SIGNIFICADO Parte inteligível Constituída de um conceito

8 Quando ouvimos... ÁRVORE - SONS - significante Remete a um conceito - significado

9 POLISSEMIA = vários significados O signo LINHA pode evocar vários conceitos: a) material próprio para costurar ou bordar tecidos; b) Os trilhos de um trem; c) Uma certa conduta de um indivíduo, postura.

10 Lição sobre a água Este líquido é água. Quando pura é inodora, insípida e incolor. Reduzida a vapor, sob tensão e a alta temperatura, move os êmbolos das máquinas, que, por isso, se denominam máquinas a vapor

11 É um bom dissolvente. Embora com exceções mas de um modo geral, dissolve tudo bem, ácidos, bases e sais. Congela a zero graus centesimais e ferve a 100, quando a pressão normal. Foi nesse líquido que numa noite cálida de Verão, sob um luar gomoso e branco de camélia, apareceu a boiar o cadáver de Ofélia com um nenúfar na mão (fonte: Para entender o texto. Platão & Fiorin)


Carregar ppt "DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A construção do significado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google