A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades coligativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades coligativas"— Transcrição da apresentação:

1 Propriedades coligativas
Tonoscopia

2

3

4 Se adicionarmos um soluto não-volátil em solvente, ocorre a diminuição da pressão de vapor e consequentemente, demora mais tempo para evaporar.   A pressão de vapor de um solvente puro sempre será maior do que a pressão de vapor de uma solução.

5 Com a adição das partículas do soluto intensificam-se as forças atrativas moleculares e diminui a pressão de vapor do solvente.

6 A água pura à pressão de 1 atm possui ponto de fusão de 0°C e ponto de ebulição de 100°C.
No entanto, quando adicionamos um soluto não volátil à água, o soluto modifica as propriedades físicas da água. Agora a água congela abaixo de 0°C e ferve acima de 100°C. Estas alterações das propriedades físicas da água devido à adição do soluto são denominados de efeitos coligativos.

7 Quando um líquido entra para o estado de vapor, estabelece novas interações, sendo que a quantidade de solvente presente nesta nova fase vai determinar a chamada pressão de vapor.

8 A pressão de vapor de uma solução corresponde à quantidade de solvente na fase gasosa e existe uma relação entre o abaixamento da pressão máxima de vapor e o número de mols do soluto presente em uma solução. Levando em conta este conceito podemos estabelecer o seguinte:

9 Quanto maior for o número de mols do soluto não-volátil na solução, maior será o abaixamento da pressão máxima de vapor.


Carregar ppt "Propriedades coligativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google