A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADESCOLIGATIVAS: TONOSCOPIA, EBULIOSCOPIA, CRIOSCOPIA, OSMOMETRIA Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADESCOLIGATIVAS: TONOSCOPIA, EBULIOSCOPIA, CRIOSCOPIA, OSMOMETRIA Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz."— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADESCOLIGATIVAS: TONOSCOPIA, EBULIOSCOPIA, CRIOSCOPIA, OSMOMETRIA Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz

2 PROPRIEDADES COLIGATIVAS São propriedades que estão relacionadas ao número de partículas (moléculas ou íons) de um soluto dispersas em uma solução. Quando adiciona-se sal de cozinha, (NaCl) à água fervente nota-se que a fervura imediatamente pára. Por quê?

3 PROPRIEDADES COLIGATIVAS Acreditamos que até o final desta apresentação poderemos responder a esse questionamento, entre outros.

4 1- Tonoscopia 2- Crioscopia 3- Ebulioscopia 4- Osmose e pressão osmótica Salientando que são propriedades coligativas:

5 Relembrando, antes, o conceito pressão de vapor É a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico com a fase líquida, a uma certa temperatura.

6 Temperatura de Ebulição e pressão de vapor Quando a pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica, temos ebulição. P vapor P atm = Ebulição da água

7 Propriedades coligativas e solutos não-voláteis Tonoscopia Estudo do abaixamento da pressão de vapor de um líquido.

8 Propriedades coligativas e solutos não-voláteis Tonoscopia Portanto, o abaixamento da pressão de vapor é provocado pelo número de partículas dissolvidas e não da sua natureza.

9 Repare que igual quantidades em mols de diferentes solutos não voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura, causa o mesmo abaixamento na pressão de vapor do solvente

10 Ebulioscopia Estudo do aumento da temperatura de ebulição Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e não voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura, causa o mesmo aumento na temperatura de ebulição desse solvente na solução.

11 O aumento da temperatura de ebulição provocado pela presença de um soluto não-volátil e molecular depende única e exclusivamente do número de partículas do soluto dissolvidas no solvente. Assim, quanto mais concentrada for a solução (maior quantidade de partículas do soluto), maior será a temperatura de ebulição.

12 Crioscopia Estudo do abaixamento da temperatura de congelamento Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e não voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura, causa o mesmo abaixamento na temperatura de congelamento desse solvente na solução.

13 O Abaixamento da temperatura de congelamento depende do número de partículas

14 Pressão Osmótica OSMOSE Fenômeno espontâneo que permite a passagem do solvente do meio mais diluído para o meio mais concentrado.

15 Análise microscópica do fenômeno osmose

16 Interrompendo a osmose: PRESSÃO OSMÓTICA

17 Obtendo água pura a partir da água do mar: osmose reversa

18 Osmose: outras aplicações Qual a concentração adequada para administração do soro fisiológico a um paciente?

19 Osmose: outras aplicações Como se produz charque?

20 Osmose e glóbulos vermelhos Meio isotônicoMeio hipotônico Meio hipertônico Com soro fisiológico

21 Se o soluto é um não eletrólito Soluções com solutos diferentes, mas apresentando a mesma quantidade em mols para determinada quantidade de solvente (mesma molaridade), apresentam os mesmos efeitos coligativos. Considerações finais

22 Se o soluto é um eletrólito (partículas do soluto são íons) Soluções com solutos diferentes, mas apresentando a mesma quantidade em mols para determinada quantidade de solvente (mesma molaridade), podem não apresentar os mesmos efeitos coligativos. Considerações finais

23 1 C 6 H 12 O 6(s) 1C 6 H 12 O 6(s) H2OH2O 1 mol de glicose 1 mol de partículas dissolvidas 1NaCl (s) 1Na + + 1Cl - H2OH2O 1 mol de NaCl2 mols de partículas dissolvidas 1CaCl 2(s) 1Ca Cl - H2OH2O 1 mol de NaCl 3 mols de partículas dissolvidas Veja por que...

24 E aí, temos, agora, condições de responder a questão inicial?


Carregar ppt "PROPRIEDADESCOLIGATIVAS: TONOSCOPIA, EBULIOSCOPIA, CRIOSCOPIA, OSMOMETRIA Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google