A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades coligativas: pressão máxima de vapor e ebulição Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades coligativas: pressão máxima de vapor e ebulição Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz."— Transcrição da apresentação:

1 Propriedades coligativas: pressão máxima de vapor e ebulição Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz

2 Consideremos a substância água um solvente não-volátil e que colocamos um certo volume em um copo de béquer, visando à determinação do ponto de ebulição:

3 Após a realização do experimento, os dados coletados foram representados no gráfico...

4 T(ºC) t(min)

5 Repare que, a partir de certo instante, a temperatura permanece constante. É nessa temperatura que a água muda da fase líquida para a fase gasosa. É a temperatura ou ponto de ebulição da água.

6 Assim, PE da água = 100ºC

7 Na verdade, é no PE que ocorre a passagem das moléculas de água da fase líquida para a gasosa porque a pressão máxima de vapor* se iguala à pressão atmosférica**.

8 *Pressão de vapor: maior pressão exercida pelos vapores de um líquido em equilíbrio dinâmico com a fase líquida, a uma certa temperatura. **Pressão atmosférica: pressão exercida pela ar.

9 A pressão máxima de vapor da água é igual a 760mmHg, quando a temperatura é igual a 100ºC. É por isso que, ao nível do mar, onde a pressão atmosférica apresenta também valor de 760mmHg, a água entra em ebulição a 100ºC.

10 Note, portanto, que a pressão máxima de vapor depende da temperatura... Temperatura (ºC)Pressão Máxima de Vapor (mmHg) Substância Água 04, , , , , ,00

11 Com base na tabela seria possível ferver água a 20ºC? E acima de 100ºC?

12 Graficamente...

13 Há que se considerar ainda que a pressão máxima de vapor depende da natureza do líquido.

14 Sendo as pressões máximas de vapor do álcool e da água iguais, é fácil perceber por que o ponto de ebulição do álcool (78,3ºC) é menor do que da água (100ºC), onde.

15 Uma aplicação interessante é que quanto maior a PMV nas condições ambientes, mais fácil se torna ferver o líquido, isto é, quanto menor for o ponto de ebulição, mais volátil será o líquido.

16 É por isso que convém, em dias úmidos, misturar um pouco de álcool à água utilizada em limpeza. Porque evapora mais facilmente, o álcool arrasta a água.

17 Em Santos, ao nível do mar, onde a pressão atmosférica é 1 atm (760 mmHg), a água entra em ebulição a 100ºC. Em São Paulo, a pressão atmosférica é aproximadamente 700 mmHg e, conseqüentemente, a água ferve a uma temperatura menor que 100ºC.

18 Graficamente...

19

20 Em uma panela de pressão, a pressão que existe sobre a superfície do líquido está entre 1146 mmHg e 1500 mmHg, fazendo com que a água ferva a uma temperatura maior que 100ºC. Com isso, os alimentos cozinham com maior rapidez.

21 Concluindo (por enquanto) Acabamos de estudar uma das propriedades físicas da matéria (ebulição), considerando-se não apenas a temperatura, mas também a pressão máxima de vapor e a pressão atmosférica.

22 Concluindo (por enquanto) Veremos, oportunamente, que essa propriedade física (e outras também) de um solvente não-volátil pode ser alterada, com a dissolução de um soluto.

23 Concluindo (por enquanto) Esse efeito provocado pela presença do soluto, independe da natureza do mesmo, dependendo apenas do número de partículas do soluto. Tal efeito é denominado efeito coligativo.

24 Concluindo (por enquanto) São efeitos coligativos: tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia, osmometria.


Carregar ppt "Propriedades coligativas: pressão máxima de vapor e ebulição Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google