A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES COLIGATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Ebulioscopia Crioscopia Tonoscopia Osmoscopia

2 O que são propriedades coligativas
Propriedades coligativas das soluções são propriedades que surgem pela presença de um soluto e dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto

3 EBULIOSCOPIA Como vimos um líquido ferve à temperatura na qual sua pressão de vapor é igualà pressão atmosférica. Caso seja necessário reduzir a temperatura de ebulição de um liquido , basta diminuir a pressão exercida sobre ele. Ao se adicionar um soluto ( não volátil e molecular) à água pura, a temperatura de ebulição do solvente na solução aumenta.

4 O ponto de ebulição do líquido aumenta, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição do solvente numa solução.

5 Ebulioscopia é a propriedade coligativa correspondente ao aumento do ponto de ebulição de um líquido quando acrescenta-se a ele um soluto não-volátil

6

7 TONOSCOPIA A pressão de vapor aumenta com o aumento da temperatura. Quando a pressão de vapor se iguala a pressão atmosférica , o líquido entra em ebulição. Quanto mais volátil o líquido, maior será sua pressão de vapor, assim a pressão de vapor de um líquido indica sua volatilidade. A pressão de vapor de uma solução a cada temperatura diminui como resultado da presença de um soluto e assim é necessário aquecer a solução a uma temperatura mais alta, a fim de alcançar seu ponto de ebulição Ou seja, ao adicionar soluto à solução a temperatura de ebulição diminui.

8 A acetona quando tiramos sua tampa ela evapora.

9 CRIOSCOPIA A Temperatura de início de congelamento do solvente de uma solução É SEMPRE MENOR que a temperatura de início de congelamento do solvente puro. Uma utilidade prática do abaixamento da temperatura de congelamento é a utilização de água e etilenoglicol no radiador de carros de países de clima frio, a mistura pode baixar a temperatura até -35° C, utilizando água pura a temperatura mínima seria de 0°C.

10 OSMOSCOPIA A Osmoscopia é a propriedade coligativa que estuda a difusão de um líquido para outro através de membranas. Osmoscopia: Estuda o surgimento da pressão osmótica de soluções. O aumento da pressão osmótica ocorre quando duas soluções do mesmo solvente são divididas por meio de uma membrana semipermeável que resulta em soluções de mesma concentração.

11

12 OSMOSE Osmose é a passagem de um solvente para o interior e uma solução feita desse mesmo solvente, através de uma membrana semipermeável (MSP). A osmose também é uma propriedade coligativa da solução, pois depende do número de partículas dissolvidas.

13 E. E. Senador Filinto Muller Janaina de Souza Rute Ortiz Elizângela Lopes Profª Cirlene Amate Disciplina: Quimica


Carregar ppt "PROPRIEDADES COLIGATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google