A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.

3 ESTRUTURA DA MATÉRIA

4 Substância - Corpo - Objeto

5 As Ciências Físicas e Químicas Fenômenos Físicos e Químicos da matéria Química do cotidiano A Constituição da Matéria

6 As Ciências Físicas e Químicas Matéria e seus Estados Físicos

7 Natureza Cinética da Matéria A matéria consiste de átomos e moléculas em movimento.

8 Estados da Matéria SÓLIDOS possuem forma rígida e volume fixo. A forma externa pode refletir o arranjo molecular e atômico. –Razoavelmente bem compreendido. LÍQUIDOS Não possuem forma fixa e podem não preencher totalmente um recipiente. –Não são bem compreendidos.. GASES se expandem para preencher seu recipiente.

9 Estados Físicos

10 PLASMA Plasma é denominado o quarto estado da matéria.estado da matéria Difere-se dos sólidos, líquidos e gasosos por possuir seus átomos separados ao ponto de desprenderem-se dos elétrons. Por este motivo o plasma é também chamado de gás ionizado. Estima-se que 99% de toda matéria existente esteja no estado de plasma, o que faz deste o estado da matéria mais comum e abundante do universo.

11 As Ciências Físicas e Químicas Matéria e seus Estados Físicos

12 As Ciências Físicas e Químicas Mudanças de Estados Físicos da Matéria

13 Mudanças de Estado Físico As substâncias podem mudar de estado físico (sólido, líquido, gasoso) e isso depende principalmente das condições de pressão e temperatura a que estão expostas.

14 Mudanças Físicas Algumas mudanças físicas: Ebulição de um líquido Fusão de um sólido Dissolução de um sólido em um líquido formando uma mistura homogênea uma SOLUÇÃO.

15 Mudanças de Estado Físico

16 Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância Ponto de Fusão(°C) água0 álcool-114 alumínio659 cloreto de sódio 800 cobre1 083 chumbo327 enxofre119

17 Ponto de Ebulição Substância Ponto de ebulição (°C) água100 álcool78 cobre2 595 chumbo1 744 enxofre445 ferro3 000 O ponto de ebulição é a temperatura a que um corpo passa do estado líquido ao estado gasoso.

18 Calor latente Ao receber calor, um bloco de gelo a 0 o C derrete, transformando-se em água no estado líquido. Por mais que o gelo receba calor, enquanto está ocorrendo a mudança de estado, sua temperatura permanece constante e, nesse caso, o calor recebido pelo gelo recebe o nome de calor latente. Podemos dizer que calor latente é aquele que provoca mudança de estado de uma substância sem alterar sua temperatura. As experimentações feitas por físicos em laboratórios mostram que a quantidade de calor requerida numa mudança de estado depende da substância (água, ferro, chumbo etc.) e de sua massa. No caso do gelo, são necessárias 80 calorias para que 1 grama passe para o estado líquido.

19 Calor latente

20 Mudanças de Estado Físico

21 Curva de Aquecimento da água S L L e G G T°C tempo S e L

22 Curva de Resfriamento da água S L L e G G T°C tempo S e L

23 De Líquido para Gasoso Vaporização

24 a) Evaporação Divisões da vaporização: b) Ebuliçãoc) Calefação

25 Divisões da vaporização a) Evaporação: é um processo espontâneo e lento, que se verifica a uma temperatura qualquer e depende da área de contato. Na evaporação, quanto maior a área de contato mais rapidamente se processa a passagem do estado líquido para o gasoso.

26 Divisões da vaporização b) Ebulição: é um processo que se verifica a uma determinada temperatura (a pressão tem influência sobre a temperatura, veremos posteriormente). Logo é um processo forçado. É mais rápido que a evaporação.

27 Divisões da vaporização c) Calefação: ocorre quando uma massa de líquido cai sobre uma superfície aquecida a uma temperatura superior a temperatura de ebulição do líquido. A calefação é um processo quase instantâneo. Ao observarmos gotas dágua caírem sobre uma chapa bem quente, notamos que as gotas vaporizam rapidamente emitindo um chiado característico.


Carregar ppt "ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google