A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As aves. Características Gerais Vertebrados; Bípedes; Homeotérmicos; Endotérmicos Corpo coberto por penas; Presença de um bico córneo; Patas anteriores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As aves. Características Gerais Vertebrados; Bípedes; Homeotérmicos; Endotérmicos Corpo coberto por penas; Presença de um bico córneo; Patas anteriores."— Transcrição da apresentação:

1 As aves

2 Características Gerais Vertebrados; Bípedes; Homeotérmicos; Endotérmicos Corpo coberto por penas; Presença de um bico córneo; Patas anteriores modificados em asas.

3 Adaptações ao vôo Endotermia; Desenvolvimento das penas; Desenvolvimento de ossos ocos cheios de ar; Desenvolvimento de um sistema de sacos aéreos; Ausência de bexiga urinária.

4 Adaptações ao vôo Presença de quilha, expansão do osso esterno, na qual se prendem os músculos que movimentam as asas; Ausência de dentes; Corpo leve e aerodinâmico

5 As penas Estrutura exclusiva das aves; Auxiliam na manutenção da temperatura corporal da ave; Protege a pele e diminui a perda de água do corpo.

6 Glândula uropigiana Localizada na cauda da ave; Produz um óleo que impermeabiliza as penas; É fundamental nas aves aquáticas!!

7 Ossos pneumáticos Alguns ossos das aves são ocos, cheios de ar, que deixam a ave mais leve e facilitam assim o vôo.

8 Patas adaptadas

9 Sistema digestório das aves Sistema digestório completo. Papo Proventrículo (estômago químico) Moela (estômago mecânico) Cloaca

10 O que as aves comem O alimento das aves varia entre frutas, sementes, néctar, restos de animais, insetos, peixes, entre outros.

11 O formato do bico

12 Sistema circulatório das aves Circulação dupla e completa. Coração com 4 cavidades: 2 átrios e 2 ventrículos. Não ocorre mistura de sangue.

13 Excreção As aves não possuem bexiga urinária, essa ausência é uma adaptação ao vôo. A urina sai pastosa, junto com as fezes, pela cloaca. (uma adaptação à vida terrestre)

14 Respiração das aves Respiram por pulmões; Embora os pulmões sejam pequenos, existem sacos aéreos, que penetram por entre algumas vísceras e no interior de ossos longos. A siringe é o órgão responsável pelo canto das aves.

15 Sistema Nervoso Encéfalo, protegido pelo crânio e medula espinhal protegida pela coluna vertebral. Rede de nervos que se irradia por todo o corpo da ave.

16 Sistema reprodutor das aves Sexos separados; Fecundação interna; Desenvolvimento direto; Ovíparas; Ritual de corte; Cuidado parental com os filhotes.

17 O ovo de uma ave Gema e clara – reserva nutritiva; Casca rígida de carbonato de cálcio que serve de proteção para o embrião.

18 Cuidado parental As aves costumam cuidar de seus ovos, e em seguida de seus filhotes, esta é uma característica evolutiva.

19 Migração As aves migram de uma região para outra em busca de alimento, local para reprodução e condições mais adequadas para viverem.

20 Nós e as aves Fertilização dos solos – as fezes; Alimentação humana – ovos, carne;

21 Evolução As aves evoluíram de um grupo de répteis; Provavelmente de um grupo de dinossauros carnívoros; Os fósseis mostram estreita relação entre aves e dinossauros.

22 Arqueópterix Fóssil com 150 milhões de anos que possui características de ave e de dinossauro: Dentes e penas, cauda de réptil e três dedos.


Carregar ppt "As aves. Características Gerais Vertebrados; Bípedes; Homeotérmicos; Endotérmicos Corpo coberto por penas; Presença de um bico córneo; Patas anteriores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google