A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Equipe Técnica Secretaria Municipal de Saúde Equipe Técnica Secretaria Municipal de Saúde PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Equipe Técnica Secretaria Municipal de Saúde Equipe Técnica Secretaria Municipal de Saúde PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Equipe Técnica Secretaria Municipal de Saúde Equipe Técnica Secretaria Municipal de Saúde PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

3 ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA A Estratégia de Saúde da Família tem como base o território em que atua. As áreas para atuação são organizadas por bairros na contagem de à pessoas para o atendimento de 01 Equipe da Estratégia de Saúde da Família.

4 Ações da Equipe da ESF Consultas médicas; Procedimentos de enfermagem; Visitas domiciliares do profissional médico, enfermeiro, técnico/auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.

5 Atividades da ESF Grupos de educação em saúde com portadores de hipertensão arterial sistêmica, Diabetes Mellitus, idosos, gestantes, adolescentes, obesidade, entre outros. Atendimento individual do enfermeiro através de consultas de enfermagem de pré-natal de baixo risco, planejamento familiar, hipertensos, diabéticos, crianças, preventivo de câncer de colo uterino e mama;

6 Objetivos Específicos da ESF: Objetivos Específicos da ESF: Democratização de conhecimentos do processo de saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social de saúde; Reconhecer a saúde como um direito de cidadania e, portanto expressão de qualidade de vida; Estimular a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social.

7 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES FUNCIONAMENTO DA EQUIPE Inicio das atividades: das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Este horário deverá estar em consonância com os membros da equipe. Os agentes possuem seu horário de trabalho das 8:00 às 12:00hs e das 13:00 às 17:00hs.

8 ATRIBUIÇÕES DOS ACS ATRIBUIÇÕES DOS ACS Realizar mapeamento de sua microárea; Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro – cadastrar somente as famílias que serão acompanhadas mensalmente; Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco;

9 ATRIBUIÇÕES DOS ACS ATRIBUIÇÕES DOS ACS Nos casos de visitas domiciliares em que a família não quer receber a visita do agente, este deverá proceder da seguinte maneira: far-se-á três visitas consecutivas, no caso de negação em todas, o agente deverá solicitar assinatura da família em uma declaração que dispensa a visita deste, além de comunicar sua equipe. Tendo a declaração em mãos, o agente voltará a visitar a família a cada 6 meses, a fim de saber se houve mudança na conduta da família frente as visitas.

10 A Importância das Informações de Saúde As informações de saúde são de extrema importância para o acompanhamento de saúde do território. Informações básicas: diabetes, hipertensão, gestantes, crianças com diarréia e problemas respiratórios, tuberculose, hanseníase, uso de medicamento controlado, etc.

11 OBRIGADA!


Carregar ppt "ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Equipe Técnica Secretaria Municipal de Saúde Equipe Técnica Secretaria Municipal de Saúde PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google