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Nome do bosque Localização Serra dos Candeeiros - Bezerra

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Apresentação em tema: "Nome do bosque Localização Serra dos Candeeiros - Bezerra"— Transcrição da apresentação:

1 Nome do bosque Localização Serra dos Candeeiros - Bezerra Serro Ventoso Nome da escola EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva Localidade e distrito Rio Maior - Santarém Professores + disciplinas Mónica Penteado – Ciências da Natureza Anabela Simão – Ciências da Natureza Teresa Pulquério – Ciências da Natureza Sandra Ascendo – Ciências da Natureza Ano de escolaridade + Número de alunos 6º ano – 120 alunos

2 Homalothecium sericeum
Flora: espécies dominantes (outras espécies) / aspetos relevantes O Carvalho português, é a espécie dominante no bosque. Relativamente a outras espécies existentes no bosque explorado, destacamos, musgos (Scleropodium purum; Homalothecium sericeum), líquenes (Sticta spp. e Candelaria concolor), fetos (Polypodium sp.; Pteridium aquilinum), pilriteiro (Crataegus monogyna), madressilva (Lonicera etrusca), ranúnculos (Ranunculus spp.), medronheiro (Arbutus unedo), alecrim (Rosmarinus officinalis), rosmaninho (Lavandula stoechas), azevinho (Ilex aquifolium), centáurea-parda (Centaurea pullata), trovisco (Daphne gnidium), murta (Myrtus communis), hera (Hedera helix). Quercus faginea Homalothecium sericeum

3 Xanthoria parietina Ramalina spp. Polypodium vulgare Ceterach officinarum

4 Asplenium trichomanes
Pteridium aquilinum Asplenium trichomanes Pilriteiro – Crataegus monogyna Madressilva - Lonicera etrusca

5 Jacinto dos campos - Hyacinthoides hispanica Morião -Anagallis monelli
Narcisos -Narcissus bulbocodium Cardinho-das-almorreimas, -Centaurea pullata

6 Carrasco – Quercus coccifera Trovisco macho - Euphorbia characias
Euphorbia myrsinites Polygonatum odoratum Carrasco – Quercus coccifera Trovisco macho - Euphorbia characias

7 Roselha grande - Cistus albidus Cistus salvifolius
Romulea bulbocodium Pilriteiro – Crataegus monogyna

8 Fauna observada No bosque apenas se observaram pequenos animais, tais como abelhas, borboletas, minhocas, caracóis, formigas. No entanto, foi possível ouvir o som de algumas aves, tal como o cuco . A rocha dominante é o calcário. Borboletas

9 Minhoca Caracol Formigas Abelha

10 Rochas dominantes Calcário

11 Eventuais perturbações no bosque
Resíduos humanos

12 Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades
A componente teórica foi apresentada pelas várias professoras de Ciências da Natureza, em sala de aula. Foi elaborado um PPT a partir da ficha do aluno e do professor e este foi explorado ao longo de algumas aulas. Dividiu-se cada turma em pequenos grupos de modo a que no dia da visita cada grupo trabalha-se um tema e foram dadas indicações acerca do material a levar, bem como alguma indicações relativas à recolha de amostras.

13 Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades
A componente prática foi dada num bosque na região na região de Rio Maior com o apoio de técnicos da Ecoteca do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Estes ajudaram os alunos no preenchimento da ficha de caracterização do bosque e deram-lhes eventuais indicações acerca das espécies possíveis de recolher.

14 Actividade prática de identificação do tipo de solo.
Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades A componente experimental/laboratorial foi executada na escola, em sala de aula. Utilizando lupas, microscópios, bibliografia adequada especializada como guias de campo e floras, e pesquisando na internet os alunos procuraram determinar as espécies com o apoio do professor. Actividade prática de identificação do tipo de solo.

15 Actividade prática de identificação das características do solo.
Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades A componente experimental/laboratorial foi executada na escola, em sala de aula. Utilizando lupas, microscópios, bibliografia adequada especializada como guias de campo e floras, e pesquisando na internet os alunos procuraram determinar as espécies com o apoio do professor. Actividade prática de identificação das características do solo.

16 Actividade prática de identificação de algumas das espécies recolhidas
Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades A componente experimental/laboratorial foi executada na escola, em sala de aula. Utilizando lupas, microscópios, bibliografia adequada especializada como guias de campo e floras, e pesquisando na internet os alunos procuraram determinar as espécies com o apoio do professor. Actividade prática de identificação de algumas das espécies recolhidas

17 Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades
Com as fotografias do bosque está a ser elaborado um álbum de fotografias (e-book) com identificação das plantas observadas que ficará online na primeira quinzena de Junho. Ao longo do projecto surgiram algumas dificuldades, mas a principal deveu-se ao facto de apenas termos iniciado este no final do segundo período, de modo a enquadrar o tema do projecto com os conteúdos do 6º ano. Neste momento, ainda não foi possível terminar o livro digital, porque o tempo tem sido muito apertado, é preciso cumprir o programa, e nem sempre é possível ocupar aulas para o desenvolvimento do projecto. Assim que este estiver concluído, será enviado o endereço.


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