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Serra dos Candeeiros - BezerraSerro Ventoso Nome do bosqueLocalização Localidade e distrito Nome da escola EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva Rio Maior.

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1 Serra dos Candeeiros - BezerraSerro Ventoso Nome do bosqueLocalização Localidade e distrito Nome da escola EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva Rio Maior - Santarém Ano de escolaridade + Número de alunos Mónica Penteado – Ciências da Natureza Anabela Simão – Ciências da Natureza Teresa Pulquério – Ciências da Natureza Sandra Ascendo – Ciências da Natureza 6º ano – 120 alunos Professores + disciplinas

2 O Carvalho português, é a espécie dominante no bosque. Relativamente a outras espécies existentes no bosque explorado, destacamos, musgos (Scleropodium purum; Homalothecium sericeum), líquenes (Sticta spp. e Candelaria concolor), fetos (Polypodium sp.; Pteridium aquilinum), pilriteiro (Crataegus monogyna), madressilva (Lonicera etrusca), ranúnculos (Ranunculus spp.), medronheiro (Arbutus unedo), alecrim (Rosmarinus officinalis), rosmaninho (Lavandula stoechas), azevinho (Ilex aquifolium), centáurea-parda (Centaurea pullata), trovisco (Daphne gnidium), murta (Myrtus communis), hera (Hedera helix). Flora: espécies dominantes (outras espécies) / aspetos relevantes Quercus faginea Homalothecium sericeum

3 Ramalina spp. Xanthoria parietina Ceterach officinarum Polypodium vulgare

4 Asplenium trichomanes Pteridium aquilinum Pilriteiro – Crataegus monogyna Madressilva - Lonicera etrusca

5 Morião -Anagallis monelli Jacinto dos campos - Hyacinthoides hispanica Cardinho-das-almorreimas, - Centaurea pullata Narcisos -Narcissus bulbocodium

6 Euphorbia myrsinites Trovisco macho - Euphorbia characiasCarrasco – Quercus coccifera Polygonatum odoratum

7 Cistus salvifolius Roselha grande - Cistus albidus Pilriteiro – Crataegus monogyna Romulea bulbocodium

8 No bosque apenas se observaram pequenos animais, tais como abelhas, borboletas, minhocas, caracóis, formigas. No entanto, foi possível ouvir o som de algumas aves, tal como o cuco. A rocha dominante é o calcário. Fauna observada Borboletas

9 Formigas Caracol Minhoca Abelha

10 Calcário Rochas dominantes

11 Resíduos humanos Eventuais perturbações no bosque

12 A componente teórica foi apresentada pelas várias professoras de Ciências da Natureza, em sala de aula. Foi elaborado um PPT a partir da ficha do aluno e do professor e este foi explorado ao longo de algumas aulas. Dividiu-se cada turma em pequenos grupos de modo a que no dia da visita cada grupo trabalha-se um tema e foram dadas indicações acerca do material a levar, bem como alguma indicações relativas à recolha de amostras. Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades

13 A componente prática foi dada num bosque na região na região de Rio Maior com o apoio de técnicos da Ecoteca do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Estes ajudaram os alunos no preenchimento da ficha de caracterização do bosque e deram-lhes eventuais indicações acerca das espécies possíveis de recolher. Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades

14 A componente experimental/laboratorial foi executada na escola, em sala de aula. Utilizando lupas, microscópios, bibliografia adequada especializada como guias de campo e floras, e pesquisando na internet os alunos procuraram determinar as espécies com o apoio do professor. Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades Actividade prática de identificação do tipo de solo.

15 A componente experimental/laboratorial foi executada na escola, em sala de aula. Utilizando lupas, microscópios, bibliografia adequada especializada como guias de campo e floras, e pesquisando na internet os alunos procuraram determinar as espécies com o apoio do professor. Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades Actividade prática de identificação das características do solo.

16 A componente experimental/laboratorial foi executada na escola, em sala de aula. Utilizando lupas, microscópios, bibliografia adequada especializada como guias de campo e floras, e pesquisando na internet os alunos procuraram determinar as espécies com o apoio do professor. Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades Actividade prática de identificação de algumas das espécies recolhidas

17 Com as fotografias do bosque está a ser elaborado um álbum de fotografias (e-book) com identificação das plantas observadas que ficará online na primeira quinzena de Junho. Ao longo do projecto surgiram algumas dificuldades, mas a principal deveu-se ao facto de apenas termos iniciado este no final do segundo período, de modo a enquadrar o tema do projecto com os conteúdos do 6º ano. Neste momento, ainda não foi possível terminar o livro digital, porque o tempo tem sido muito apertado, é preciso cumprir o programa, e nem sempre é possível ocupar aulas para o desenvolvimento do projecto. Assim que este estiver concluído, será enviado o endereço. Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades


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