A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

www.tesouroescondido.com Houve um tempo em que Deus havia deixado de proteger Israel dos inimigos, por causa dos pecados dos reis e do povo. Nesse tempo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "www.tesouroescondido.com Houve um tempo em que Deus havia deixado de proteger Israel dos inimigos, por causa dos pecados dos reis e do povo. Nesse tempo,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Houve um tempo em que Deus havia deixado de proteger Israel dos inimigos, por causa dos pecados dos reis e do povo. Nesse tempo, muitos judeus moravam em Susa. Um deles se chamava Mardoqueu, ele tinha uma filha adotiva, muito bonita, chamada Ester. As suas terras foram invadidas e o povo dispersado. Aconteceu a diáspora (a formação de comunidades judaicas fora do território da Palestina).

4 O rei de Susa chamava-se Assuero e reinava desde a Índia até a Etiópia. Ele mandou trazer todas as jovens solteiras até o palácio para escolher uma rainha. Ester foi levada com as outras jovens. Quando Assuero viu Ester, ficou encantado com sua beleza e a escolheu para ser a rainha. Ester não disse ao rei que era judia. No palácio, o rei tinha um ministro chamado Amã que era superior aos outros.

5 Amã detestava Mardoqueu, porque quando ele passava, Mardoqueu era o único que não se ajoelhava, pois era judeu e só podia se ajoelhar perante Deus. Amã teve um plano para acabar com os judeus, e disse ao rei: Há no teu reino um povo estranho que não seguem as leis. E Amã convenceu o rei a assinar uma lei, dando ordem ao povo de que matassem todos os judeus e ficassem com seus bens.

6 O rei deu a Amã o seu anel real, para que fosse selada a lei. E em todas as províncias onde a lei do rei chegava havia entre os judeus grande luto, com jejum e choro. Então, vieram as servas de Ester, e os seus camareiros, e contaram que Mardoqueu estava chorando nas portas do palácio. Mardoqueu mandou dizer a Ester tudo o que tinha acontecido e pediu a ela que defendesse o seu povo junto ao rei.

7 Ester teve medo, pois todos os que fossem até a presença do rei, sem ser chamados, poderiam ser mortos. Mas Mardoqueu mandou dizer a Ester: Não imagine que escapará só você entre todos os judeus. Quem sabe se não foi para isso que se tornou rainha? Então Ester mandou dizer a Mardoqueu que ajuntasse todos os judeus e jejuassem por ela durante três dias.

8 Depois de jejuar por três dias, Ester arrumou-se com o vestido e as jóias mais bonitas e foi ao rei. Quando o rei viu a rainha Ester. Disse-lhe: O que quer rainha Ester? Amã ficou todo contente, pois nem imaginava que Ester fosse judia. Amã e o rei foram ao banquete da rainha. Ao sair dali, Amã viu novamente Mardoqueu e sentiu muita raiva dele. Até a metade do meu reino eu te daria. E Ester pediu ao rei que ele e Amã fossem a um banquete que ela havia preparado para eles.

9 E mandou fazer uma forca, pensando em enforcá-lo. Nesta noite, o rei perdeu o sono e lembrou-se de Mardoqueu que, através de Ester, havia salvado a sua vida. Nisso, Amã estava vindo ao palácio para pedir ao rei que o deixasse enforcar Mardoqueu. Então o rei lhe perguntou: O que fazer a um homem que o rei quer honrar?

10 Então Amã pensando tratar-se dele mesmo, disse: Pra este homem, tragam a veste real que o rei costuma vestir, como também o cavalo em que o rei costuma montar, e coloquem a coroa real em sua cabeça. E gritem diante dele: Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar! O rei gostou da sugestão e mandou Amã, fazer isso a Mardoqueu.

11 No outro dia, num outro banquete de Ester o rei perguntou: Qual é o teu desejo? Até a metade do meu reino, eu te daria. Ester disse: Se achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, deixe-me viver e também o meu povo, porque fomos condenados à morte. O rei Assuero perguntou a Ester: Quem condenou seu povo a morte?

12 E Ester respondeu: o homem o inimigo e opressor é Amã. Muito bravo, o rei levantou e foi pensar. Amã foi até a rainha Ester rogar pela sua vida e acabou caindo prostrado sobre o sofá em que ela estava. Nessa hora o rei entrou e, vendo aquilo, condenou Amã a morrer na mesma forca que fez para Mardoqueu.

13 O rei não podia revogar uma lei que havia sido selada com o anel real. Então, escreveu outra lei, dando aos judeus o direito de se defenderem. Os judeus venceram. E esse dia, que seria de tristeza, acabou em festa. O rei deu o cargo e o anel real de Amã para o judeu Mardoqueu, bem como todos os seus bens. Mardoqueu, foi estimado pela multidão de seus irmãos, sempre procurando o bem de seu povo.

14


Carregar ppt "www.tesouroescondido.com Houve um tempo em que Deus havia deixado de proteger Israel dos inimigos, por causa dos pecados dos reis e do povo. Nesse tempo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google