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Objeto cultural em análise:

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1 Objeto cultural em análise:
RESENHA CRÍTICA Objeto cultural em análise: Filme TROPA DE ELITE

2 Meses antes de chegar aos cinemas nacionais o filme foi alvo de pirataria, sendo distribuído livremente pela internet e vendido em cópias ilegais por camelôs. Camelôs estes que faturaram um bom dinheiro com a produção. Se não bastasse o fato de venderem um produto ilegal, os mesmos começaram a vender “Notícias de uma Guerra Particular”, brilhante documentário de João Moreira Salles e Kátia Lund, como “Tropa de Elite 2”, abusando da falta de informação por parte da população brasileira.

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4 Depois que a cópia pirata caiu no mundo gerando um boca-a-boca jamais vistos em relação a um filme brasileiro, muitos acusaram os produtores de terem vazado intencionalmente o longa, fazendo da pirataria parte da campanha de marketing do mesmo. Estou do lado daqueles que acreditam que “Tropa de Elite” fará tanto sucesso nas telonas quanto fez no mercado informal, mas acreditar que tudo foi premeditado é viver no mundo da lua. Nenhuma pessoa sã liberaria a pirataria de seu filme apostando que isso pudesse transformar o mesmo em um ícone pop.

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6 Prova de que os produtores não estiveram envolvidos no vazamento da produção foi a prisão dos reais responsáveis: funcionários da produtora de legendas Drei Marc, que fazia a legenda em inglês para exibição nos Estados Unidos. Aos que viram a cópia pirata, aqui vai uma recomendação: não deixem de assistir à versão definitiva de “Tropa de Elite”.

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8 Não digo isso pelos cinco minutos de diferença que tem em relação à versão pirata, nem ao fato da versão final ter recebido um tratamento completo de música, colorização, mixagem de som, além de uma nova narração, mas sim ao fato de que não existe sensação igual à de assistir ao filme nos cinemas! É vibrante, emocionante.Perfeito! Quem não viu então que não pode perder. Trata-se do melhor filme brasileiro desde “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, e um dos melhores longas (incluindo as produções internacionais) de 2007.

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10 Primeiro filme de ficção do diretor José Padilha, do polêmico documentário “Ônibus 174”, “Tropa de Elite” conta a história de Nascimento (Wagner Moura, brilhante), capitão do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), considerado a tropa de elite da Polícia, que está em crise. Ao mesmo tempo que aguarda o nascimento de seu primeiro filho, ele terá que assumir uma missão perigosa em meio ao conturbado mundo das favelas cariocas e do tráfico de drogas. Para deixar a linha de frente, ele terá que encontrar um substituto à sua altura. Pressionado em casa e no trabalho, o capitão sente os efeitos do estresse.

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12 Trata-se de um longa sobre um sistema amplamente corrompido
Trata-se de um longa sobre um sistema amplamente corrompido. E por sistema entende-se todos os lados da moeda: traficantes, policiais, moradores de comunidades, representantes de ONGs e estudantes da classe média. “Tropa de Elite” não poupa ninguém, bem como não idolatra nenhum destes grupos. Se o filme possui um, digamos, grupo-herói, esse seria o BOPE, que mesmo assim não escapa de uma caracterização perturbadoramente truculenta.

13 O fato dos protagonistas do filme serem policiais é a maior qualidade de “Tropa de Elite”. Pela primeira vez no cinema nacional temos uma produção forte sobre segurança pública em que o foco central não é o criminoso ou o morador da favela. “É preciso entender a polícia. Ninguém nunca tinha falado da polícia, o que é muito estranho, já que têm filmes americanos, franceses, italianos, do mundo todo que tomam esse lado. Achei que faltava um brasileiro”, destacou Padilha.

14 “Tropa de Elite” é o filme mais eletrizante do ano e merece mais do que ser apenas assistido. O longa de José Padilha merece ser absorvido pelos espectadores e discutido pelas mais diversas camadas sociais do Brasil. Trata-se de uma magnífica e sangrenta aula de sociologia.Imperdível!

15 Estrutura da Crítica (Resenha Crítica):
1º parágrafo: Apresentação do objeto cultural (informações sobre a arte, o artista, o estilo, entre outros); 2º, 3º ... parágrafos: Análise dos aspectos positivos e negativos do objeto cultural; 4º parágrafo: Exposição da opinião (sem nenhuma marca de pessoalidade).


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