A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISTO É REALMENTE FASCINANTE. TRANSTORNA E DESLUMBRA VÊ-LO DESTA MANEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISTO É REALMENTE FASCINANTE. TRANSTORNA E DESLUMBRA VÊ-LO DESTA MANEIRA."— Transcrição da apresentação:

1

2 ISTO É REALMENTE FASCINANTE. TRANSTORNA E DESLUMBRA VÊ-LO DESTA MANEIRA

3 PLANETA TERRA

4 SUL DA PENISULA IBÉRICA NORTE DE ÁFRICA ILHAS CANÁRIAS (tempestade de areia)

5

6 Assim percebemos melhor a Boavista, o Maio, o Sal e areia na Baía das Gatas

7 ESTREITO DE GIBRALTAR

8 Neve no Atlas E na Sierra Nevada

9 DELTA DO EBRO

10

11 ENTARDECER NA EUROPA E ÁFRICA

12

13 OS ALPES SUIÇOS

14

15 ISLÂNDIA

16

17 MAR NEGRO

18

19 MAR VERMELHO e Delta do Nilo

20

21 Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…

22

23

24

25

26

27

28 QUE ESPECTÁCULO! Repare bem nesta foto do anoitecer na Europa e África, num dia sem nuvens, tirada de um satélite em órbita. Observe como as luzes já estão acesas em Paris e Barcelona, mas não em Londres, Lisboa ou Madrid onde o dia ainda está claro. No meio do Oceano podem identificar- se os Açores, mais abaixo a Madeira e mais além as Ilhas Canárias e Cabo Verde. O mais impressionante é a visualização perfeita das Plataformas Continentais desde as Ilhas Britânicas ao Canadá e ao centro a Islândia.

29 França Islândia Itália Plataforma continental Inglaterra ÁFRICA Portugal Oceano Atlântico Cabo Verde Canárias Açores Madeira

30 Estas primeiras fotos, de um satélite, mostram-nos o começo do anoitecer de um qualquer dia no Brasil. A primeira foto dá-nos uma vista real e a segunda, através de um efeito de satélite, realça as luzes das cidades. As outras duas, seguindo o mesmo esquema, mostram- nos o anoitecer na América do Norte, destacando-se a enorme quantidade de luzes nas cidades dos Estados Unidos. Nas Caraíbas destaca-se a alta luminosidade de Puerto Rico, especialmente na área metropolitana de San Juan ao norte e em toda a sua linha costeira.

31 Grande São Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte Salvador Oceano Atlântico Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira.

32 Grande São Paulo Rio de Janeiro O mesmo ponto geográfico com outro recurso de satélite realça outras cidades. Por exemplo: O ponto luminoso acima da região de São Paulo é a região da cidade de Campinas. A nordeste, as capitais dos estados destacam-se um pouco mais que as outras cidades. Salvador Recife Fortaleza Brasília Goiânia Uberlândia Belo Horizonte Florianópolis

33 Esta foto dá-nos uma visão dos Estados Unidos ao anoitecer. Se a quantidade de cidades destacadas pelas luzes surpreende, observe o próximo diapositivo, que detalha um pouco mais e mostra muitas outras cidades norte-americanas.

34 Este amontoado de luzes, por ordem, de cima para baixo, são Boston, New York, Filadélfia e Washington. MiamiHouston Dallas Chicago Na Califórnia, ainda está claro. A meio da foto, observamos um maior número de cidades, mas pela quantidade de luzes é dificil saber qual é! Puerto Rico

35 LINDO, NÃO É ?! POIS CUIDA DESTE TEU PLANETA PARA QUE OS FILHOS DOS TEUS FILHOS POSSAM VIVER NELE COMO TU VIVES. E agora muda de perspectiva. Pensa em grande!

36 Terra Plutão Marte Mercúrio Vénus

37 Terra Plutão Júpiter Saturno Urano Neptuno

38 Sol Terra Plutão Júpiter

39 ESCLARECEDOR! PARA ALÉM DO NOSSO SOL PARA ALÉM DO NOSSO SOL HÁ UM ENORME UNIVERSO.

40 Sol Júpiter tem 1 pixel A Terra não é visível a esta escala

41 Antares é a 15ª estrela mais brilhante no céu. Está a mais de 1000 anos luz. Sol – 1 pixel Júpiter é invisível a esta escala

42 E AGORA, QUAL O TEU TAMANHO? QUAL O TAMANHO DAS COISAS QUE TE INQUIETAM HOJE? QUAIS AS COISAS QUE SÃO IMPORTANTES? MANTÉM A VIDA EM PERSPECTIVA!

43 O HOMEM ILUMINANDO A NOITE O HOMEM ILUMINANDO A NOITE

44 Depois, o dia nasce… Depois, o dia nasce…

45 ADMIRÁVEL, o nosso planeta azul! ADMIRÁVEL, o nosso planeta azul!

46 Preservemo-lo, não o destruamos... Preservemo-lo, não o destruamos... Antes que se torne um deserto... Antes que se torne um deserto... Deixemos uma bela herança aos nossos filhos... Deixemos uma bela herança aos nossos filhos...

47 Mas a beleza da terra cria-se a cada minuto … Mas a beleza da terra cria-se a cada minuto … A Terra inteira é a nossa casa. A Terra inteira é a nossa casa.

48 Fiquemos vigilantes Fiquemos vigilantes A vida do presente constrói a do futuro

49 Agora vou mostrar-te uma foto para quando te sentires angustiado com a vida. Quando sentires que os teus problemas são enormes e insolúveis que tudo depende de ti e que tudo gira à tua volta

50 Mas é também uma foto para quando, como humano que és, te julgues poderoso, grandioso… Homo Sapiens, dono da criação, no zénite do teu poder tecnológico, e sintas que, com os seis mil milhões de pessoas que já somos, somos únicos no Universo.

51 uma foto para quando julgares que o imenso mundo em que vives, é indestrutível e ee e p pp permanecerá imutável. Com as suas grandiosas cidades, mares, cordilheiras e continentes… Planeta invulnerável… imune, pelo seu tamanho e grandeza, aos actos que os homens façam… ou deixem de fazer.

52 Afinal, são quinhentos e quarenta milhões de quilómetros quadrados de superfície! Seis mil quatriliões de toneladas de rocha! Mais de mil triliões de toneladas de água!

53

54 Héla aquí, pues: Contempla esta foto por uns instantes. Foi tirada por Cassini-Juygens, Uma nave espacial não tripulada, em 2004, ao chegar aos anéis de Saturno.

55 Nesse pontinho azul, estamos todos. Todas as nossas guerras… Todos os nossos problemas… Toda a nossa grandeza e toda a nossa miséria… Toda a nossa tecnologia, a nossa arte, os nossos feitos… Todas as civilizações, toda a fauna e flora… Todas as raças, todas as religiões… Todos os governos, países e estados… Todo o nosso amor… e o nosso ódio… Seis mil milhões de almas em constante convulsão… Aqui está o teu planeta.

56 Se quiséssemos, poderíamos tomar esta fotografia como uma lição de humildade… E como uma dupla mensagem: por um lado, da nossa pequenez no universo, do irrelevante que são os nossos problemas e diferenças, quando os vemos a esta escala… Mas por outro lado, do frágil que o nosso planeta parece, e da importância de cuidarmos deste pontinho azul, …pois é o único lugar que temos! Dá que pensar, não dá?


Carregar ppt "ISTO É REALMENTE FASCINANTE. TRANSTORNA E DESLUMBRA VÊ-LO DESTA MANEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google