A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS."— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES PROAI

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Oficina Público: Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos, Professores, Responsáveis por TCC, Atividades Complementares e Estágios Objetivo: Oferecer subsídios para a gestão dos cursos e da sala de aula PROAI

3 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela. Certa vez um arqueiro experiente convidou seu aluno para assistir a uma demonstração. Ao chegarem diante de uma árvore, o arqueiro pegou ma flor e a colocou em um dos galhos da árvore. Em seguida pegou o arco e flecha e posicionou-se a uma distância de cem passos da árvore. Amarrou uma venda nos olhos e perguntou ao aluno: _ Quantas vezes você já me viu praticar este esporte ? _ Todos os dias _ respondeu o discípulo. _ E sempre o vi acertar na rosa a uma distância de trezentos passos. De olhos vendados, o arqueiro esticou o arco e disparou. A flecha nem sequer atingiu a árvore, passando longe do alvo, a uma distância constrangedora. _ O senhor errou! _ espantou-se o discípulo. _ Achei que queria mostrar o poder da sua experiência! Ao que o arqueiro respondeu: _ Eu lhe dei aqui a lição mais importante sobre o poder do pensamento! Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela: ninguém jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver. PROAI

4 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela. N inguém jamais será capaz de será capaz de atingir um alvo que atingir um alvo que não consegue ver. não consegue ver. PROAI

5 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 PROAI NOSSO ALVO É O ALUNO E SUA APRENDIZAGEM

6 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 QUEM É O ALUNO? Identificação Escolarização Escolhas Situação relativa a trabalho Como se informa dos acontecimentos Como ocupa seu tempo fora da Universidade Percepção da missão da UniSantos Interesses na Universidade PROAI Perfil sócio-econômico

7 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 O QUE COMPÕE ESTA CARACTERIZAÇÃO DE ALUNOS? 1.Identificação – Q 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 11 2.Escolarização – Q 3, 14, 15, 16, 17, 21, 22, 36 3.Escolhas – Q 1, 9,10 4.Interesses na Universidade – Q 26, 27 5.Situação relativa a trabalho – Q 23, 24, 28, 29, 30, 33 6.Como se informa dos acontecimentos – Q 34, 35, 37 7.Como ocupa seu tempo fora da Universidade – Q 28, 32, 35, 38, 39 8.Percepção da missão da UniSantos – Q 40 9.Nivelamento – Q 18, 19, Perfil sócio-econômico – Q 10, 13, 15, 16, 21, 22, 25, 28, 31, 33, 34. PROAI

8 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quais as implicações destes dados para o PP do Curso e para os Planos de Ensino? Diante deste aluno, o que é essencial no Curso? Como o Curso e a Universidade podem realizar suas expectativas?

9 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CCCA- Publicidade e Propaganda PROAI Número de alunos matriculados no 1º semestre Número de alunos respondentes % CCCA , ,55 Publ. Prop , ,54

10 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Publicidade e Propaganda Identificação PROAI ItensRespostas GêneroMasculino57%52% Idade17 a 1977%73% 20 a 2318%13% Estado civilSolteiro96%90% ResidênciaSantos62%56% São Vicente13%8% Praia Grande17%8%

11 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Publicidade e Propaganda Escolhas Opções por UniSantos Confiança na qualidade 60%52% Melhor curso de minha escolha 26%35% Oportunidade de bolsa 17%19% Razões da escolha deste curso Preferências pessoais 95%77% Influência da família 6%2% PROAI

12 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Publicidade e Propaganda Escolaridade Ensino Médio Regular91%88% Escola Privada68%60% Período: diurno80%83% Grau de instrução do pai Superior39%35% Médio31%35% Grau de Instrução da mãe Superior39%37% Médio41%38% Outro Curso Superior 7%3% Outros Cursos: Informática 39%30% PROAI

13 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Situação Relativa a Trabalho CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Publicidade e Propaganda Situação Relativa a Trabalho Tempo Integral16%25% Tempo parcial14%15% Área do Curso15%13% Local Santos25%15% São Vicente4% Participação vida econômica da família Trabalha e recebe ajuda21%38% Trabalha, é responsável pelo seu sustento9%8% Trabalha, é responsável por sustento e contribui para o sustento familiar 5%2% Trabalha e sustenta família1%0% PROAI

14 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 O que esses dados confirmam? O que eles trazem de novo? Que ações concretas podem ser planejadas e realizadas a partir dos dados?

15 CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 PROAI NOSSO ALVO É OALUNO E SUA APRENDIZAGEM

16 Equipe do Programa de Avaliação Institucional (PROAI) da UNISANTOS Profª Maria Angélica Rodrigues Martins (Coord.) Profª Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Profª Maria Regina de Almeida Ribeiro Jacob PROAI


Carregar ppt "CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google