A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada crise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada crise."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada crise da competitividade.

4 Demonstrou ser tão eficaz que até hoje é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e da produtividade utilizado por lá.

5 Devido ao sucesso alcançado, outros países começaram a disseminar a prática sendo esta lançada formalmente no Brasil em maio de 1991, visando criar um ambiente adequado para a implantação da Qualidade Total -TQC.

6 É impossível haver progresso sem mudança e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma

7 Só conseguimos mudar quando aprendemos a enxergar...

8

9

10

11

12

13

14 Por que fazer 5S?

15 Porque bagunça, sujeira, excessos e desperdício geram insegurança e desânimo.

16 A principal razão é otimizar o tempo

17 Etapa inicial e base para implantação da Qualidade Total, o Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas:japonesas Senso de Utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso de Saúde Senso de Autodisciplina S S EIRI S S EITON S S EISO S S EIKETSU S S HITSUKE

18 Ferramenta - 5 S Ferramenta - 5 S Conceitos 1º Senso - Utilização 2º Senso - Ordenação 5º Senso - Auto-disciplina 4º Senso - Saúde 3º Senso - Limpeza

19

20 Produtividade Segurança Eficiência Qualidade Eliminação dos desperdícios Controle do ambiente de trabalho

21 Manter no local de trabalho apenas objetos e dados necessários; Evitar excessos e desperdícios de qualquer natureza; Utilizar os recursos adequados para as atividades específicas; Nada mais, nada menos; Só o necessário !

22 Ferramentas em excesso

23 Ferramentas sendo selecionadas

24 Ter um layout funcional e prático; Utilizar muito a comunicação visual; Ter um sistema para guardar e localizar rapidamente aquilo que se utiliza; Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar ! AQUILO QUE PRECISO DEVO ENCONTRAR DE FORMA FÁCIL

25 Princípio da gota dágua

26

27 Qual a forma mais adequada?

28

29 Limpar o que está sujo; Criar o hábito de não sujar; Inspecionar enquanto limpa; Descobrir e eliminar fontes de sujeira; Mais importante do que limpar é aprender a não sujar.

30 Adote a limpeza como uma forma de inspeção; A limpeza é parte do trabalho diário; Analise as razões para a contaminação.

31

32

33

34

35

36 Sentir-se responsável pelo bem-estar coletivo; É criar um local de trabalho com bons hábitos e disciplina; O que precisamos para criar este hábito? –Oferecer treinamento e ensinar a todos o que deve ser feito, fazendo com que as pessoas cumpram as regras. Reconhecer o esforço e incentivar a criatividade. Repetição Prática É preciso definir um propósito! Hábito Fazer a coisa certa naturalmente!

37 A EXCELÊNCIA É UM HÁBITO!!! Cumprir os padrões Compartilhar informações; Exercitar o aprendizado continuamente; Praticar os sensos de UTILIZAÇÃO, ORDENAÇÃO, LIMPEZA, SAÚDE E SEGURANÇA.

38 O N J F G I M K H B A C D E P Q Q S X 61 63 EXERCÍCIO

39 55 56 57 58 59 60 61 62 63 55 56 57 58 59 60 61 62 63 UTILIZAÇÃO

40 55 56 57 58 59 60 61 62 63 55 56 57 58 59 60 61 62 63 ORDENAÇÃO

41 0 PADRONIZAÇÃO 54 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 63 37 38 39 40 41 42 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 55 56 57 58 59 60 43 61 62 36

42 123 456 7 12 131415 16 192021 222324 25 282930 313233 34 373839 404142 43 464748 495051 52 555657 585960 61 89 1011 17182627 3536 4445 5354 6263

43 I. Ficarei com o estritamente necessário. II. Definirei um lugar para cada coisa. III. Manterei cada coisa no seu lugar. IV. Manterei tudo limpo e em condições de uso. V. Combaterei as causas de sujeira. VI. Identificarei toda situação de risco. VII. Trabalharei com segurança. VIII. Questionarei toda norma ou padrão até entendê-lo completamente. IX. Procurarei formas de melhorar meu trabalho. X. Honrarei todos os compromissos. Adotar os 5s é uma questão de atitude!

44 SE VOCÊ ABRIU, FECHE; ACENDEU, APAGUE; LIGOU, DESLIGUE; DESARRUMOU, ARRUME; SUJOU, LIMPE; QUEBROU, CONSERTE; NÃO SABE CONSERTAR, CHAME QUEM O FAÇA; NÃO SABE COMO FUNCIONA, NÃO MEXA; É DE GRAÇA, NÃO DESPERDICE; NÃO VEIO AJUDAR, NÃO ATRAPALHE; FALOU, ASSUMA.

45


Carregar ppt "O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada crise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google