A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada crise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada crise."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada crise da competitividade.

4 Demonstrou ser tão eficaz que até hoje é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e da produtividade utilizado por lá.

5 Devido ao sucesso alcançado, outros países começaram a disseminar a prática sendo esta lançada formalmente no Brasil em maio de 1991, visando criar um ambiente adequado para a implantação da Qualidade Total -TQC.

6 É impossível haver progresso sem mudança e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma

7 Só conseguimos mudar quando aprendemos a enxergar...

8

9

10

11

12

13

14 Por que fazer 5S?

15 Porque bagunça, sujeira, excessos e desperdício geram insegurança e desânimo.

16 A principal razão é otimizar o tempo

17 Etapa inicial e base para implantação da Qualidade Total, o Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas:japonesas Senso de Utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso de Saúde Senso de Autodisciplina S S EIRI S S EITON S S EISO S S EIKETSU S S HITSUKE

18 Ferramenta - 5 S Ferramenta - 5 S Conceitos 1º Senso - Utilização 2º Senso - Ordenação 5º Senso - Auto-disciplina 4º Senso - Saúde 3º Senso - Limpeza

19

20 Produtividade Segurança Eficiência Qualidade Eliminação dos desperdícios Controle do ambiente de trabalho

21 Manter no local de trabalho apenas objetos e dados necessários; Evitar excessos e desperdícios de qualquer natureza; Utilizar os recursos adequados para as atividades específicas; Nada mais, nada menos; Só o necessário !

22 Ferramentas em excesso

23 Ferramentas sendo selecionadas

24 Ter um layout funcional e prático; Utilizar muito a comunicação visual; Ter um sistema para guardar e localizar rapidamente aquilo que se utiliza; Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar ! AQUILO QUE PRECISO DEVO ENCONTRAR DE FORMA FÁCIL

25 Princípio da gota dágua

26

27 Qual a forma mais adequada?

28

29 Limpar o que está sujo; Criar o hábito de não sujar; Inspecionar enquanto limpa; Descobrir e eliminar fontes de sujeira; Mais importante do que limpar é aprender a não sujar.

30 Adote a limpeza como uma forma de inspeção; A limpeza é parte do trabalho diário; Analise as razões para a contaminação.

31

32

33

34

35

36 Sentir-se responsável pelo bem-estar coletivo; É criar um local de trabalho com bons hábitos e disciplina; O que precisamos para criar este hábito? –Oferecer treinamento e ensinar a todos o que deve ser feito, fazendo com que as pessoas cumpram as regras. Reconhecer o esforço e incentivar a criatividade. Repetição Prática É preciso definir um propósito! Hábito Fazer a coisa certa naturalmente!

37 A EXCELÊNCIA É UM HÁBITO!!! Cumprir os padrões Compartilhar informações; Exercitar o aprendizado continuamente; Praticar os sensos de UTILIZAÇÃO, ORDENAÇÃO, LIMPEZA, SAÚDE E SEGURANÇA.

38 O N J F G I M K H B A C D E P Q Q S X EXERCÍCIO

39 UTILIZAÇÃO

40 ORDENAÇÃO

41 0 PADRONIZAÇÃO

42

43 I. Ficarei com o estritamente necessário. II. Definirei um lugar para cada coisa. III. Manterei cada coisa no seu lugar. IV. Manterei tudo limpo e em condições de uso. V. Combaterei as causas de sujeira. VI. Identificarei toda situação de risco. VII. Trabalharei com segurança. VIII. Questionarei toda norma ou padrão até entendê-lo completamente. IX. Procurarei formas de melhorar meu trabalho. X. Honrarei todos os compromissos. Adotar os 5s é uma questão de atitude!

44 SE VOCÊ ABRIU, FECHE; ACENDEU, APAGUE; LIGOU, DESLIGUE; DESARRUMOU, ARRUME; SUJOU, LIMPE; QUEBROU, CONSERTE; NÃO SABE CONSERTAR, CHAME QUEM O FAÇA; NÃO SABE COMO FUNCIONA, NÃO MEXA; É DE GRAÇA, NÃO DESPERDICE; NÃO VEIO AJUDAR, NÃO ATRAPALHE; FALOU, ASSUMA.

45


Carregar ppt "O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada crise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google