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Diagnóstico Cultural realização convênio.

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Apresentação em tema: "Diagnóstico Cultural realização convênio."— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico Cultural realização convênio

2 Expressões Culturais Valorização crescente da cultura e diversidade local, mas pequena presença na gestão e nas políticas públicas; Identidade marcada pelo litoral, expressões da diversidade, população migrante, presença comunidades tradicionais - indígenas, caiçaras, quilombolas, culturas populares, história regional etc; Muitos migrantes, pessoas de fora dificultam a construção da identidade cultural do município; Cultura nordestina se faz presente; Manifestações da cultura negra : capoeira, hip hop, grupos de cultura negra, congados,  mestres etc;

3 Identidade em processo
Alguns atores perguntam qual a identidade do município e da região : a questão da vida litorânea e do turismo é forte; pouca expressão da diversidade; Manifestações da Cultura Popular: Festa do Divino Espirito Santo, Folia de Reis, Festa dos migrantes, samba, chorinho, festas típicas; O turismo é destacado como oportunidade cultural, com pouca estrutura e reduzido conceito de sustentabilidade e turismo sócio cultural. Compreensão da importância de políticas públicas de cultura para o desenvolvimento.

4 Caracterização Geral Consciência crescente da importância para além shows de verão, divertimento, etc; Pontos de Cultura desenvolvem importante papel na manutenção e divulgação da cultura local. Poderia haver maior ativação do trabalho com a integração constante destes pontos, que em sua maioria trabalham isoladamente. Patrimônios materiais e imateriais, expressões culturais, grupos e trabalhos culturais. Maioria dos municípios com patrimônio histórico e arquitetônico tombados e patrimônio imaterial não inventariado;

5 Tabela 1 - Pontos de Cultura
Litoral Norte Município Ponto de Cultura Área Cultural de Atuação Entidade Responsável São Sebastião Cultura Viva na Arte dos Povos do Mar Cultura Popular e artesanato Centro Cultural São Sebastião tem Alma Ludocriarte Literatura e produção de textos Associação Ludocriarte Congo Nya Cultura afro-brasileira Instituto Cultural Congo Nya - ICCN Bertioga Refinar Visuais, Patrimonio, dança, música e teatro OSCIP Boraceia Viva Caraguatatuba Nkisi na Diáspora: Raízes Religiosas Bantu no Brasil Música e Dança Associação de Cultura do Litoral Norte ACUBALIN Ilha Bela Azimuth - Ponto de Cultura e Sustentabilidade* Cultura Popular e Música Associação Elementos da Natureza Ponto de Cultura Pés no Chão Música, dança, teatro, artes circenses Espaço Cultural Pés no Chão Ubatuba Ponto de Cultura Quilombola Escolinha Jambeiro Audiovisual Associação dos Remanescentes de Quilombo de Cambury Olhares de Dentro - Valorizando a Memória e Fortalecendo as Raízes Tatro e Circo Associação da Comunidade doa Remanescentes de Quilombo da Fazenda

6 Litoral Sul Município Ponto de Cultura Área Cultural de Atuação Entidade Responsável Itanhaém Ponto de Cultura "Benedicto Calixto Cultura Ativa" Teatro, música, artes visuais e litertura Associação Amigos de Arte e Cultura Costa da Mata Atlântica Peruíbe Nação Caiçara - Núcleo de Ação Caiçara Música, dança e artesanato Instituto de Estudos e Conservação da Mata Atlântica / IECO Mata Atlântica Praia Grande Oficina de Artesanato - Construindo o Futuro Artesanato ONG DCM - Defesa e Cidadania da Mulher Santos Projeto Parcel Associação Parcel Estação da Cidadania e Cultura Literatura, Patrimônio, Música e Artesanato Consciência pela Cidadania Arte no Dique Formação Cultural, Empoderamento Comunitário Instituto Elos Brasil Cubatão Grupo Afrobranda Artesanato, mídia, música, teatro e visuais Sociedade de São Vicente de Paulo - Conselho Particular de Cubatão Guarujá Vozes de Senzala Dança, literatura, meio ambiente, música e teatro Instituto Cultural, Artístico e Educacional Projeto Sócio Cultural Violodum Hip hop, capoeira, audiovisual,música, artes circenses e literatura Associação Sócio Cultural de Olho no Futuro São Vicente Orquestra de Cordas – Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro do Jardim Rio Branco Mídia e teatro Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro do Jardim Rio Branco Cultura Ativa Camará Direitos humanos, dança, educação ambiental Centro Camará De Pesquisa E Apoio à Infância E Adolescência Ronda Culturas populares, patrimônio material, audiovisual, culturas digitais e gestão Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias – ADESAF Identidade e região: Laboratório Caiçara de Produção Audiovisual Culturas populares, grupos étnico-culturais, patrimônio material, audiovisual, cultura digital, audiovisual e gestão Centro de Aprendizagem Metódica e Profissional de São Vicente – CAMPSV

7 Associação de Deficientes Físicos de São Vicente
Arte Acesso Audiovisual, culturas digitais, teatro, dança, música, circo, artes visuais, literatura e performance Associação de Deficientes Físicos de São Vicente Boa Música ao Alcance de Todos Gestão e formação cultura, teatro e música Associação de Amigos da Corporação Musical de São Vicente Ponto de Captação Cultural Gestão e formação cultural Associação Vida Esperança Aldeia das Artes Culturas populares, grupos étnico-culturais, patrimônio material, culturas digitais, gestão e formação cultural, teatro, dança, música, circo, artes visuais, literatura e performance Casa Crescer e Brilhar Aprendizagem e Fé Tocando a Vida Culturas populares, grupos étnico-culturais, patrimônio material, audiovisual, culturas digitais, gestão e formação cultural. Grêmio Recreativo Esportivo Cultural e Carnavalesco Banda Tia Bola Jovens no Exercício do Programa de Orientação Municipal – JEPOM Culturas populares, grupos étnico-culturais, culturas digitais, dança, música, gestão e formação cultural Instituto Amigos da Guarda Municipal - IAGM Centro Cultural do Surf Vicentino Culturas populares, patrimônio material, audiovisual, gestão e formação cultural, artes visuais, pintura e graffiti Sociedade Unida em Prol do Esporte e Meio Ambiente Circuito de Festas Juninas: Resgate das Tradições Folclórica Culturas populares, patrimônio material, gestão e formação cultural, teatro, dança, música e performance Vitae Domini Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Pessoal Fonte: SCDC/MinC com pesquisa realizada em campo * A sede do Ponto de Cultura Azimuth fica em santos mas o ponto atua em Ilhabela

8 Caracterização Geral Presença de principais equipamentos culturais; revelam desigualdade na distribuição; pouco descentralizados e equipados para demandas; A articulação cultural entre os municípios é pequena, relacionamento maior com a esfera estadual. Artesanato forte em todos os municípios; enfrentam dificuldades semelhantes. Santos, sua realidade assemelha-se as capitais brasileiras, contemplando dinâmicas culturais tradicionais e contemporâneas. Polo Cultural, assemelha-se a capitais em termos de expressão da diversidade e gestão;

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11 Gestão Cultural A gestão cultural, no âmbito das prefeituras, cresceu nos últimos anos; secretarias de cultura mais autônomas e exclusivas. Entretanto, há pequena presença da cultura na gestão e nas políticas públicas. Presença instituições de gestão: secretarias conjuntas (S. Sebastião, Bertioga, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande); secretarias exclusivas (Ilhabela, Santos, Guarujá, São Vicente e Cubatão); Fundação ( Caraguatatuba e Ubatuba); Mongaguá ( Diretoria de Cultura e Turismo) Gestão com estrutura limitada, com pequenos recursos; pequena integração entre secretarias; Articulação Regional – iniciativas tímidas; ex: Conferência Intermunicipal (Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém), Rede de articulação entre os museus da baixada santista. Sistema Nacional de Cultura – a maioria já aderiu ou está em processo (Conselhos, Conferência e Fundo – CPF)

12 Tabela 3 - Gestão e Políticas Públicas em Cultura
Municípios Tabela 3 - Gestão e Políticas Públicas em Cultura Litoral Norte Orgão Gestor Conferência Conselho Municipal Fundo Plano de Cultura¹ Adesão ao Sistema Nacional de Cultura Nº Pessoas que trabalham na Cult São Sebastião Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião SECTUR Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Sim Em Processo 65 pessoas Bertioga Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural Casa de Cultura Não 4 pessoas Caraguatatuba Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba – FUNDACC sim Em processo 108 pessoas Ilhabela Secretaria de Cultura Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (FUNDACI) Sim Não ativo Sim 59 pessoas Ubatuba Fundação de Arte e Cultura - Fundart 25 pessoas

13 Plano Municipal de Cultura Adesão ao Sistema Nacional de Cultura
Litoral Sul Orgão Gestor Conferência Conselho Fundo Plano Municipal de Cultura Adesão ao Sistema Nacional de Cultura Nº Pessoas que trabalham na Cult Itanhaém Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes Não Sim - não atuante Sim 80 pessoas Peruíbe Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. 13 pessoas Praia Grande Secretaria de Cultura e Turismo Em processo Em Processo Santos Secretaria Municipal de Cultura 300 pessoas Cubatão Secretaria de Cultura Sim 15 pessoas Guarujá Sim- 2012 São Vicente A Secretaria de Cultura Secult Sim - Não Ativo Mongaguá Diretoria de Cultura e Turismo 40 pessoas 1 - Conforme Sistema Nacional de Cultura Fonte: Pesquisa de Campo Elaboração: Instituto Pólis, 2012

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15 Quilombo União dos Morros – Ubatuba – SP
Terra Indígena Ribeirão Silveira – Bertioga – SP

16 Comunidades Tradicionais
Por todo o litoral existem populações tradicionais – caiçaras (mais espalhados), indígenas (organizados em Terras Indígenas, algumas demarcadas outras em processo); quilombolas (organizados por associações de Remanescentes de Quilombos, e algumas comunidades desagregadas); Estas populações são afetadas pelo processo de desenvolvimento, turismo, urbanização desenfreada, abertura de estradas. Perderam neste processo território, identidade, valores.

17 Comunidades Tradicionais
Caiçaras existem por todo o Litoral, algumas mais localizadas e vivendo da pesca e subsistência, outras em empregos como marinas, prefeitura, venda de artesanato, casas de veraneio, etc. Quilombos – pouca integração; papel do ITESP facilita o trabalho regional; Indígenas articulam-se regionalmente; FUNAI facilita a demarcação de terras. Existe, por parte da maioria dos moradores, um desconhecimento sobre as culturas indígenas e quilombolas.

18 Tabela 4 - Populações Tradicionais
Nome aldeia Localização Nº pessoas Situação das Terras Indigenas Terra Indígena Ribeirào Silveira Bertioga e São Sebastião Reservada ou Homologada com Registro CRI e/ou SPU Terra Indígena Renascer - Aldeia Wiutu-Guaçu Ubatuba Em Identificação Terra Indígena Boa Vista Terra Indígena Tangara Itanhaém Terra Indígena Rio Branco Itanhaém, São vicente e São Paulo Terra Indígena Piaçaguera - Aldeia Nhamandu-Mirim Peruíbe Declarada Terra Indígena Aldeinha Itanhahém Não Identificada Terra Indígena Bananal Terra Indígena Paranapuã São Vicente Terra Indígena Itaoca Mongaguá Terra Indígena Aguapeú Quilombolas Quilombo de Caçandoca 32 famílias Reconhecida Quilombo União dos Morros 28 famílias Quilombo da Fazenda Picinguaba 45 famílias Em fase de reconhecimento Quilombo Sertão de Itamambuca 39 famílias Quilombo Camburi 50 famílias Caiçaras Praia da Almada Sertão do Ubatumirin 180 famílias Limites com o Parque Estadual da Serra do Mar - PESM Camaroeiro Caraguatatuba Porto Novo 15 famílias São Francisco da Praia São Sebastião 98 familias Prainha Branca Guarujá 90 familias Tombada pelo IPHAN Canto do Forte Praia Grande 12 famílias Ilha Diana Santos 50 familias Ilha Vitória Ilha Bela 17 famílias Baia de Castelhanos 49 famílias Arpoador Peruibe Estaçaõ Ecológica Juréia-Itatins Fonte: Comissão Pró-índio Caracterização Socio Ambiental – Empresa Walm Instituto Histórico Geográfico e Arqeuológico de Ilhabela – IHGAI Elaboração: Instituto Pólis

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20 Praça histórica – Cubatão, SP
Festa de São Benedito - Congada de Ilhabela , SP

21 Desafios e Possibilidades
importância de um maior conhecimento das culturas locais, sua presença e dinâmicas: mapeamentos socioculturais, inventário de patrimônios imateriais, arqueológicos, históricos etc; valorização das culturas locais: casas de cultura, museus, casas da memória etc; fortalecimento das expressões culturais locais: espaços, linhas de financiamento, pontos de cultura, fundos, qualificação do artesanato, intercâmbios e ações interculturais, capacitação de agentes e gestores culturais; inclusão das populações tradicionais nos conselhos, conferências, planos, políticas e fundos; transformar a diversidade em município e região; "metamorfose litorânea“;

22 descentralização dos equipamentos culturais para os bairros, com participação local;
integração cultura-educação-turismo-meio ambiente: exemplo: cultura indígena nas escolas, turismo com conceitos culturais, preservação meio ambiente - turismo cultural, turismo social, turismo ecológico, turismo de base comunitária etc: transformar o turismo em ganhos econômicos, ambientais, culturais, sociais para a região;  transformar a cultura do turismo na região a partir de ações de caráter cultural.

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