A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflitos socioambientais e mobilização social Comunidade Caiçara da Juréia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflitos socioambientais e mobilização social Comunidade Caiçara da Juréia."— Transcrição da apresentação:

1 Conflitos socioambientais e mobilização social Comunidade Caiçara da Juréia

2 Comunidades Caiçaras As comunidades caiçara se encontram do norte do Paraná a o sul do Rio de Janeiro. Desenvolvem uma cultura baseada no uso dos recursos naturais (pesca, agricultura,caça e extrativismo)e mantém tradição de festas com fandango, mutirões e constroem seus próprios instrumentos de trabalho.

3 Unidades de Conservação e Território Caiçara 1986-Estação Ecológica Juréia Itatins Decreto Estadual /1986 Lei Estadual 5.649/1987

4 Organização das comunidades da Juréia União dos Moradores da Juréia SNUC(Sistema Nacional de Unidades de Conservação) PL PNPCT ( Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais) mudança de lei/ PL (mosaico de unidades de conservação) ADIN Juréia ( Ação Direta de Inconstitucionalidade) Ação Civil Publica/ MP Estadual, com liminar para retirada total da população da Juréia Mandato de segurança coletiva/cassa liminar UMJ e defensoria publica.

5 Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais 2005 a 2010

6 Nossos Objetivos 1. Garantir a permanência das comunidades em suas terras; 2. Garantir os seus direitos e a sua cultura; 3. Recategorizar as áreas de uso de todas as comunidades para Reservas de Desenvolvimento Sustentável - RDS; 4. Construir uma referência nacional para o uso da Floresta Atlântica; 5. Criar um instrumento de defesa para as comunidades tradicionais e suas culturas; 6. Mudar o paradigma do ambientalismo paulista, para que contemple a inclusão social e as comunidades sejam consideradas parceiras e gestoras de seus espaços territoriais

7 Contatos Dauro Marcos do Prado Tel:(13) União dos Moradores da Juréia


Carregar ppt "Conflitos socioambientais e mobilização social Comunidade Caiçara da Juréia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google