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Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso Nome da Experiência: Rede de comercialização da Produção familiar e agroecológica Município/Estado: Mato Grosso.

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2 Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso Nome da Experiência: Rede de comercialização da Produção familiar e agroecológica Município/Estado: Mato Grosso Data: 25 de novembro de 2010

3 ; REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇAO FAMILIAR E AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO - A rede de comercialização teve inicio em 2005 – desdobramento da linha de ação voltada para a comercialização do GIAS (Grupo de intercambio em agroecologia de MT) - Recebeu apoio financeiro da CONAB/PNUD em 2006 e Inicialmente coordenada pela FASE e AJOPAM - Em 2008 novo apoio da CONAB/PNUD

4 Abrangência ;

5 Regiões do estado: Baixo Araguaia: abrange uma área de ,03 Km² e é composta por 15 municípios Baixada Cuiabana: abrange uma área de ,70 Km² e é composto por 14 municípios Região Sudoeste: conhecida por Território da Grande Cáceres, formada por 22 municípios Região Sul: área de ,20 Km² e é composta por 16 municipios. Região Norte e Noroeste e região médio norte ;

6 ; Objetivo da rede: -Difundir e propor políticas públicas de comercialização voltadas para a agricultura familiar e extrativista no estado do Mato Grosso. -O Foco principal da Rede é a promoção do acesso da agricultura familiar agorecológica ao mercado institucional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Rede também tem se empenhado na viabilização de outras formas de acesso a mercados, como feiras locais e regionais, entre outros.

7 Ações desenvolvidas: - Animação da rede - contratação de animadores/as, um/a em cada região - Oficinas de sensibilização de agricultores/as sobre o PAA e PNAE - Oficinas de capacitação de técnicos/as sobre o PAA e Paanet - Apoio a elaboração de projetos de organizações para o acesso ao PAA nas modalidades Doação e Estoque. - Avaliação de projetos PAA Doação e estoque em execução - Intercâmbios técnicos entre as experiências -Estudo do potencial do mercado institucional em cada região - Seminários regionais -Seminário estadual da rede ;

8 ; Oficinas de sensibilização de agricultores/as sobre o PAA e PNAE

9 ; Oficinas de capacitação de técnicos/as sobre o PAA e Paanet

10 ; Avaliação de projetos PAA Doação e estoque em execução

11 ; Intercâmbios técnicos entre as experiências

12 ; Seminários regionais

13 ; Seminário Estadual

14 ;

15 ;

16 PRINCIPAIS RESULTADOS: Fortalecimento e dinamização da Rede de Comercialização: As ações desenvolvidas pela Rede contribuíram muito para dar visibilidade e valorizar o papel estratégico da agricultura familiar e da agroecologia no Mato Grosso na resistência a monocultura de soja e gado através da produção diversificada de alimentos e do extrativismo

17 Sensibilização das associações e cooperativas para a importância da produção diversificada de alimentos, organização da produção e estratégias diversificadas de acesso a mercados A Rede buscou, em todas as atividades desenvolvidas, sensibilizar as associações e cooperativas para a necessidade de organizarem a produção e construírem estratégias diversificadas para acesso a mercados, sendo o mercado institucional uma das possibilidades mais concretas. - O debate sobre o PAA a partir das experiências concretas e exitosas mostrou que para acessar ao programa é fundamental que haja um a produção diversificada de alimentos e que a mesma esteja organizada, pois é assumido um compromisso de regularidade e diversidade na produção.

18 Democratização do acesso a informação sobre o mercado institucional Operações do PAA Modalidade Doação Em 2005: 09 operações Em 2009: 110 projetos tramitados na CONAB Em 2010 (ate setembro): 68 operações Cerca de 20 milhões aplicados de 2005 a 2010 Democratização do acesso a informação sobre o mercado institucional

19 Identificação dos principais entraves/dificuldades da agricultura familiar para acessar o mercado Valorizaçao dos espaços coletivos pra o diagnostico da produçao local e as estrategias de comercializaçao

20 Perspectivas de continuidade da Rede de Comercialização da Produção Familiar e Agroecológica de Mato Grosso Os resultados reforçam a importância do trabalho desenvolvido pela Rede no Estado do Mato Grosso e a necessidade de avançar na sua implementação..Organizações de agricultores/as acessarem outros mercados além do institucional.Necessidade na continuidade nas ações com apoio financeiro para a coordenação eleita no seminário possa implementa-las

21 FASE Programa Mato grosso Rua 06 quadra 03 casa Site: OBRIGADO!


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