A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010."— Transcrição da apresentação:

1

2 Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010

3 Um Pouco da Nossa História A ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE NEGRA DO SENHOR DO BONFIM, fundada em agosto de 2005 tem 47 sócios. A comunidade é composta por 25 famílias descendentes de populações escravizadas, residentes no local há mais de duzentos anos e tem por missão através do trabalho solidário de seus membros - o pleno desenvolvimento da comunidade (social,cultural e econômico), buscando a defesa dos seus direitos, a preservação da sua cultura e a melhoria da sua qualidade de vida. A partir do ano de 2005 passou a contar com a assessoria da AACADE - Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afrodescendentes, que orientou no processo de fundação da associação, desenvolvendo-se a partir daí um conjunto de atividades que geraram muitos benefícios para a comunidade, das quais destacamos: criação de caprinos através do fundo rotativo da AACADE; PAA no ano de 2008; 2009 e 2010 ; construção em regime de mutirão do centro comunitário – entidade italiana e AACADE; processo de auto-reconhecimento de comunidade negra - Fundação Palmares ; elaboração de laudo antropológico para demarcação do território pertencente à comunidade negra do Bonfim (INCRA); assistência técnica agronômica e pecuária (programa ater quilombola/MDA/2008).

4 Executor do projeto: Comunidade Quilombola Senhor do Bonfim Município: Areia - Paraíba Municípios em que se localizam as entidades beneficiadas: Areia/PB Número de famílias produtoras no atual projeto: 25 famílias Número de famílias total no território de abrangência do projeto: 600 Quantos projetos do PAA já foram acessados pela comunidade e quando? Foram 3 projetos : 2008,2009 e 2010 Modalidades de PAA acessadas: Compra com Doação Tipo de fornecimento ao PAA: Associação Comunitária Alimentos comercializados por meio do PAA: Abacate, Laranja, Banana,Couve,Chuchu, Coentro,Alface, Cebolinha, Mamão, Macaxeira Bolo, Doce,Cocada e Carne de Frango Caracterização do espaço da experiência: Área de conflito,com limitação do uso da terra e dos recursos naturais. Primeiro processo de reconhecimento de território quilombola do estado da Paraíba. Regularização da Terra ainda em andamento em Brasília.

5 O ACESSO A POLÍTICA PÚBLICA Como a comunidade conheceu o PAA? Através do Grupo de Apoio da AACADE. Quem apoiou a comunidade para acessar o projeto? A Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afrodescendentes– AACADE elaborando e acompanhando o projeto. Como ocorreu a seleção das famílias produtoras? Todos na comunidade produzem e foram convidados a participar da proposta. Como ocorreu a emissão de DAP? Através da EMATER Há demanda para que mais famílias acessem o PAA? Sim

6 A OPERACIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA Dificuldades encontradas durante a execução da experiência. 1- notas fiscais muito trabalhosas de se preencher ; 2- exigência de certidão da vigilância sanitária semanalmente ; 3- falta de transporte próprio; 4 - estradas ruins; 5- Burocracia (muitos papéis) AVALIAÇÃO Quais as principais mudanças positivas que ocorreram na comunidade mediante o PAA? 1- acesso das mulheres a sistemas produtivos com geração de renda própria; 2- eliminação do atravessador ; 3- a comunidade repensou e reorganizou o espaço familiar produtivo, desenvolvendo uma agricultura não mais exclusiva para o auto-consumo ; 4 - como benefício direto e mensurável o PAA favoreceu as famílias á agregação de valor dos produtos tendo como conseqüência a obtenção de uma renda mínima programada e contínua ;5 - os quilombolas assumem o papel de protagonistas no processo elevando a auto estima da comunidade como todo. Quais são os principais desafios a serem superados para qualificação do programa nas comunidades? 1- Agilidade na contratação dos projetos ; 2- capacitação na elaboração de projetos pela própria comunidade; 3 – questão dos preços dos produtos ; 4 – Assistência Técnica continua para os quilombolas

7 Algumas Imagens da Comunidade Mulheres produzindo bolo para PAA Técnica da AACADE em visita a unidade de beneficiamento da comunidade Casa de farinha da Comunidade Horta orgânica de alface para PAA Horta Orgânica da Comunidade Sede Associação da Comunidade

8 Contatos: Geraldo Gomes de Maria: (83) – Presidente Associação Francimar F. de Sousa Zadra: Fone /Fax: (AACADE) Fátima Maria Fernandes de Sousa:(83) (AACADE) OBRIGADO!


Carregar ppt "Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google