A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO

2 1988 – A Educação é um direito de todos e dever do Estado, transformando-a em direito público subjetivo, independente de onde os cidadãos residiam, se nas áreas rurais ou urbanas – A Educação é um direito de todos e dever do Estado, transformando-a em direito público subjetivo, independente de onde os cidadãos residiam, se nas áreas rurais ou urbanas.

3 CAMPO – Significa mais do que o perímetro não- urbano, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas, da pesca, caiçaras, ribeirinhos, extrativistas e da agricultura. CAMPO – Significa mais do que o perímetro não- urbano, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas, da pesca, caiçaras, ribeirinhos, extrativistas e da agricultura. É a ressignificação do CAMPO como espaço de POSSIBILIDADES. É a ressignificação do CAMPO como espaço de POSSIBILIDADES.

4 Do Campo - representa uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com as condições da existência social (relação com a terra, o meio ambiente, os diversos saberes, a memória coletiva e os movimentos sociais)

5 Alguns teóricos.(clássicos do mundo moderno) Adam Smith ( ), inglês: O desenvolvimento é resultado da riqueza que possui um país, um estado ou uma cidade. David Ricardo ( ), inglês: O desenvolvimento está relacionado com a disponibilidade de produtos, com a escassez de mão-de-obra, com as condições competitivas em relação as mercadorias. Karl Marx ( ), alemão: Desenvolvimento, os homens se apropriando do resultado do seu trabalho.

6 O desenvolvimento humano reduz-se ao desenvolvimento econômico, perdendo as demais dimensões da vida e da espécie humana. (BECKER, 2002, p 64)

7 Desenvolvimento sustentável: satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE Econômica; Social; Ecológica; Cultural; Política.

8 - Elementos do crescimento econômico:. Aumento da renda per-capta;. Crescimento do parque industrial;. Aumento da riqueza nacional. - Elementos do desenvolvimento. Democracia;. Cidadania;. Aumento da renda das pessoas dignidade financeira;. Participação;. Transparecia na gestão de processos;. Acesso a bens e serviços;. Satisfação de necessidades individuais e coletivas.

9 a. Satisfação de necessidades humanas. - Necessidade de: - Ser; - Ter; - Fazer; - Estar. b. Necessidade de básicas indispensáveis: alimentos, abrigo, liberdade, identidade, lazer, afeto, proteção, segurança

10 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Produto resultado da combinação entre eficiência econômica, equidade social e sustentabilidade ambiental Sustentabilidade social. Participação. Identidade cultural. Equidade.. Empoderamento Sustentabilidade econômica.. Produção. Produtividade. Crescimento. Divisão equitativa..Desenvolvimento Sustentabilidade Ambiental.. Biodiversidade.. Conservação do sistema.. Capacidade de carga

11 Cidadania; Conservação dos patrimônio/memória; Respeito a diversidade; Participação política; Acesso a informação e conhecimento Acesso a serviços. (escola, saúde, saneamento, etc); Acesso a bens de consumo. RESULTADO: Melhoria de qualidade de vida dos sujeitos do campo e da cidade.

12 BECKER, Dinizar Fermiano. (org.) Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google