A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Animais Invertebrados - Platelmintos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Animais Invertebrados - Platelmintos"— Transcrição da apresentação:

1 Animais Invertebrados - Platelmintos
Grupo 6: Paulo Manoel, Camila Poubel, Catarina Anselmo e Tainá Borges. Turma: 7m3 Professora: Eliana Ano: 2013

2 Reino, filo e estrutura Os platelmintos pertencem ao reino Animália e ao filo Platyhelminthes (do grego platy: ´´achatado´´; e helminto: ´´verme´´. Surgiram na terra a cerca de 600 milhões de anos. Esses vermes têm corpo achatado por não possuírem sistema circulatório ou respiratório. As principais características desse verme são o corpo achatado, mole, fino, comprido e sem patas. São triblásticos, sem celoma, com simetria bilateral, cabeça, tubo digestório ou ausente.

3 Caracteríticas principais e modo de vida
→ Platelmintos possuem como principal característica o corpo achatado, mole, fino, comprido e sem patas. Na maioria dos parasitas a alimentação é proveniente do hospedeiro e não possuem sistemas respiratório e circulatório. → São encontrados em ambientes aquáticos, como rios, lagos e oceanos, mas também podem ser encontrados em ambientes terrestres úmidos → Geralmente parasitam animais vertebrados. → Além de ingerirem alimentos pela boca é por lá que as fezes saem. →Alguns não possuem tubo digestório e por isso vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento que é digerido pelo organismo hospedeiro.

4 Reprodução → A reprodução varia de acordo com a espécie. Muitos platelmintos são hermafroditas. → Alguns se reproduzem por partenogênese (desenvolvimento do embrião sem fecundação, de forma assexuada). →As planárias podem se reproduzir por fissão (ruptura de um pedaço do corpo gerando outro) ou, até mesmo, de forma sexuada. O esquistossomo parasita as veias do intestino, afetando também o fígado e as vias urinárias. A barriga de quem tem essa doença fica inchada por causa das alterações no fígado e no baço .Esses animais alimentam-se de sangue por isso as pessoas ficam enfraquecidas. Planárias Esquistossomo

5 Platelmintos e relação com o ser humano
Os platelmintos, por serem vermes causadores de doenças, tem uma relação geralmente, nociva com o ser o humano. Causando doenças principais como as abaixo citadas: Esquistossomose: Parasita - Shistosoma mansoni Sintomas - Alojam-se nos vasos do sistema porta – hepático, promovendo hemorragias e consequente edema (barriga d’água); urrose hepática. Transmissão - infestação passiva ou ativa. Teníase: Parasita -  Taenia solium  e Taenia signata Sintomas - Náuseas, diarréia, letargia, etc. Transmissão - ingestão de carne de porco com cisticercos Cuidados: 1- Lavar as mãos antes de cada refeição e depois de evacuar; 2- Lavar as frutas, legumes e verduras; 3- Não comer raizes cruas (cenoura, etc...),nem frutas com casca; 4- Não comer carnes mal cozidas, nem salames de carne crua; 5- Não comer alimentos expostos as moscas; 6- Para bebida e uso da cozinha, utilizar  água  de hidráulica ou de poço artesiano (água tratada); 7- Usar sapatos; 8- Destruir os caramujos e evitar o contato e uso da água dos locais em que eles vivem; 9- Usar privadas higiênicas onde não existe rede de esgoto. Mais o mais importante é: 10- Jamais deixar fezes humanas na superfície do solo.

6 Bibliografia http://www.brasilescola.com/biologia/platelmintos.htm
https://www.google.com.br/search?q=platelmintos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=VEEzUtWCJIqm9ATjkICYCw&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1360&bih=667&dpr=1 AGUILAR, João B. V. “ Para Viver juntos” Ciências. 7º ano. 2º. Ed

7 Perguntas 1- Cite e explique a reprodução das planárias.
2- Sabendo que existem platelmintos parasitas explique como eles se alimentam nesse modo de vida 3- Qual é a diferença na estrutura entre os platelmintos e os cnidários?

8 Respostas 1- A reprodução das planárias pode ocorrer de forma sexuada e assexuada. Na forma sexuada, são hermafroditas, ou seja, o mesmo indivíduo apresenta aparelho reprodutor masculino e feminino. Durante a cópula, duas planárias trocam espermatozoides e são fecundadas, produzindo uma cápsula cheio de ovos que são expelidos e fixados no lado inferior de folhas ou sobre pedras. Desses ovos se desenvolvem outros indivíduos, que abandonam a cápsula e já são semelhantes aos adultos Na forma assexuada, as planárias dividem espontaneamente e cada pedaço se regenera dando origem a um novo indivíduo. 2- Esses platelmintos, adaptados à vida parasitária, absorvem, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro. 3-A diferença é que os cnidários possuem apenas dois dos folículos embrionários, ectoderme e endoderme, e os platelmintos possuem além destes, a mesoderme.


Carregar ppt "Animais Invertebrados - Platelmintos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google