A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANELÍDEOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANELÍDEOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS"— Transcrição da apresentação:

1 ANELÍDEOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS

2 Anelídeos Morfologia:
Possuem esse nome pois seu corpo é dividido (divisão=metameria) em Anéis. Reprodução: Alguns são hermafroditas outros possuem os sexos separados. Habitat: Água doce ou salgada ou em solos úmidos. Respiração: Cutânea: Repiração pela pele.

3 A minhoca (Lumbricus terrestris)
Vivem em lugares úmidos. Seu corpos é formado por vários anéis. A boca fica numa extremidade e o ânus em outra.

4 A minhoca (Lumbricus terrestris)
Reprodução: Apesar de serem hermafroditas, as minhocas ainda precisam de outra pra reprodução. Uma passa espermatozóides para a outra, fecundando os óvulos de ambas. Os óvulos (ou ovos) fecundados são deixados no solo

5 Sanguessuga (Hirudo medicinalis)
Eles vivem em riachos e pântanos. Possuem uma ventosa em cada extremidade. Uma serve para a fixação na pele da vítima e a outra para sugar o sangue no animal Parasita  hospedeiro

6 Nemaltelmintos Características gerais; Corpo comprido e fino;
São dióicos (sexos separados em macho e fêmea); As fêmeas na maioria das vezes são maiores que os machos; Podem viver no solo, ou na água, mas a maioria parasita animais, vegetais e o homem.

7 Enterobius vermicularis: Oxiúrios
Eles medem aproximadamente 1cm e parecem um pedaço de linha branca. Eles vivem no intestino grosso humano e causam inflamações e grande desconforto.

8 Enterobius vermicularis: Oxiúrios
Transmissão: Através da ingestão dos ovos contendo larvas de oxiúros, presentes nas mãos, água contaminada, frutas e verduras. Na reprodução desses vermes, as fêmeas que foram fecundadas, vão até a parte final do intestino grosso e depositam os ovos durante a noite. Isso causa intensa coceira.

9 Enterobius vermicularis: Oxiúrios
A doença causada pela infestação do oxiúros causa é chamada de oxiurose

10 Enterobius vermicularis: Oxiúrios
Como evitar a doença? As mãos e as unhas devem estar limpas e muito bem lavadas; Lavar muito bem os alimentos; Objetos pessoais e roupas devem estar muito bem lavados e limpos.

11 Ascaris lumbricoides: Lombriga
São bem maiores que os oxiúros, podem medir até 40 cm de comprimento; Os machos são menores que as fêmas; As fêmeas podem botar por dia até 200 mil ovos. Causa a doença conhecida como Ascaridíase.

12 Ascaris lumbricoides: Lombriga
Transmissão: Os ovos da lombriga são liberados no intestino da pessoal infectada. Esse ovos podem ser espalhados na água e contaminar alimentos. Esse ovos podem contaminar se instalar no intestino de outra pessoa e infectá-los. Quando o ambiente está desfavorável, esse ovos adquirem formas resistentes, até que o ambiente fique favorável novamente.

13 Ascaris lumbricoides: Lombriga
1- A ingestão de água ou alimento (frutas e verduras) contaminados Descem pelo esôfago, passam pelo estômago e vão até o intestino delgado, cada ovo se rompe e libera uma larva. 3- Cada larva penetra no intestino cai na corrente sangüínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofre algumas mudanças. 4- Permanece nos alvéolos pulmonares podendo causar sintomas semelhantes ao de penumonia. 5- Ao abandonar os alvéolos passam para os brônquios, traqueia, laringe (onde provocam tosse com o movimento que executam) e faringe. 6- Em seguida, são deglutidas e atingem o intestino delgado, onde crescem e se transformam em vermes adultos. 7- Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos. Cerca de ovos por dia. Todo esse ciclo que começou com a ingestão de ovos, até a formação de adultos, dura cerca de 2 meses. 8-Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, dotado de casca protetora, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva. 9- Ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentos utilizados pelo homem.

14 Ascaris lumbricoides: Lombriga
Como evitar: Saneamento básico, água tratada e tratamento de esgoto. Sempre usar água limpa, filtrada ou fervida; A ascaridíase é feita através de remédios que expulsam esses vermes do corpo.

15 Platelmintos Características gerais: Têm corpo achatado;
Não possuem anéis, nem patas; A maioria é parasita.

16 Planária Não é parasita e se alimenta de invertebrados menores que ela, é carnívora. Se reproduzem pela reprodução cruzada, em que são necessárias duas planárias para gerar descendentes. Além desse tipo de reprodução as planárias podem se dividir assexuadamente através da regeneração.

17

18 Tênias ou solitárias Ela possui 4 ventosas ao redor da cabeça que servem para mantê-la fixa ao intestino. A forma infecciosa é o cisticerco que pode ser ingerido por porcos e animais. O homem adquire o cisticerco ingerindo carne contaminada. O corpo da tênia é dividido em centenas de anéis achatados chamados de estróbilos. Elas são hermafroditas por isso os espermatozóides de um anel fecundam o outro e os ovos são liberados nas fezes.

19 Tênias ou solitárias Se alguém ingerir os ovos adquire uma doença chamada de cisticercose. No homem esse ovos eclodem e liberam os cisticercos que podem se alojar nos órgãos e nos músculos do humanos. Se esse cisticerco atingir órgãos vitais como o coração e o cérebro pode ser fatal.

20 Tênias ou solitárias


Carregar ppt "ANELÍDEOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google