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"Comercialização de Soja" Gerente Comercial de Grãos

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Apresentação em tema: ""Comercialização de Soja" Gerente Comercial de Grãos"— Transcrição da apresentação:

1 "Comercialização de Soja" Gerente Comercial de Grãos
Mini Curso "Comercialização de Soja" Antonio Sérgio Bris Gerente Comercial de Grãos Junho 2010

2 O AGRONEGÓCIO SOJA NO BRASIL
Importância Econômica e Social: A soja é a principal cultura agrícola do Brasil, em volume e geração de renda. O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de soja do mundo. O complexo soja é uma das principais fontes de divisas do País (10% das exportações totais). Mais de 250 mil produtores rurais em 17 estados. O setor gera cerca de 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos. O complexo soja é responsável por aproximadamente 1,8% do PIB do Brasil.

3 BRASIL - FLUXO DO COMPLEXO SOJA
Nota: Os dados apresentados se referem ao ano comercial 2009/10, que se inicia em fevereiro e se encerra em janeiro. Fonte: ABIOVE – Junho/2010 Fonte: ABIOVE

4 COMMODITIES Definição: Características:
São definidas como produtos padronizados ou não diferenciáveis, cujos preços são normalmente formados em bolsas de mercadorias de mercados abertos Características: Padronização no comércio internacional Possibilidade de entrega nas datas acordadas Possibilidade de armazenagem Venda em unidades padronizadas (suco de laranja concentrado e congelado, milho, soja e outros)

5 DESTINO DOS PRODUTOS DO COMPLEXO SOJA
Alemanha Bélgica Espanha Holanda Portugal Alemanha França Holanda Holanda China China India Irã Irã Tailândia Indonèsia Soja Grão Óleo Farelo A soja é uma commodity por ser produzida em larga escala e comercializada dentro de um padrão de qualidade conhecido mundialmente.

6 Oferta e demanda mundial Cotação Dólar x Real (Câmbio)
FORMAÇÃO DE PREÇOS Bolsa de Chicago - CBOT Prêmio – Basis Oferta e demanda mundial Cotação Dólar x Real (Câmbio)

7 PRÊMIOS DE EXPORTAÇÃO PORTOS VALOR (US$/BUSHEL Paranaguá (BR) 0,80
Rio Grande (BR) 0,85 Santos (BR) 1,15 Rosário – Up River (AR) 0,09 Golfo do México – US Gulf (EUA) 0,50 O prêmio funciona como um diferencial de preços. Quanto mais problemas tem um porto menor o valor do prêmio.

8 PORTOS NO MUNDO Á SIA EUROPA BRASIL EUA ARGENTINA Ros á rio Santos
Paranagu US Gulf

9 MUNDO – PRODUÇÃO E CONSUMO DE SOJA (Milhões de t)
Fonte: USDA – Relatório Maio/2010

10 BRASIL – PRODUÇÃO E CONSUMO DE SOJA (Milhões de t)
Fonte: CONAB – Levantamento Maio/2010

11 CONSUMO DE BIODIESEL

12 INFLUENCIADORES: Influência do mercado externo Condições Climáticas
FORMAÇÃO DE PREÇO INFLUENCIADORES: Influência do mercado externo Condições Climáticas Especuladores/investidores Mercados vizinhos – milho, trigo... Outros: petróleo, metais...

13 FORMAÇÃO DE PREÇOS - EVENTOS MUNDIAIS
FATORES QUE INFLUENCIAM O MERCADO

14 DIA A DIA DOS MERCADOS... SOJA:
CHICAGO REGISTRA FORTE QUEDA NO INICIO DA SESSÃO SAFRAS A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para a soja em grão opera com preços mais baixos na abertura das negociações, mantendo o desempenho da sessão eletrônica, pressionado pela fraqueza em outras commodities. Desta forma, um movimento de liquidação de posições por parte de especuladores é causador da queda. O petróleo e metais preciosos recuam hoje, assim como o óleo de palma da Malásia. Contribuem ainda para a tendência negativa a firmeza do dólar, a melhora do clima no Brasil e o tempo favorável para a colheita nos Estados Unidos.

15 FORMAÇÃO DE PREÇOS – CBOT
12,11 11,22 12,30 Abertura Máximo Mínimo Fechamento COTA Ç ÕES REGISTRADAS NA BOLSA DE CHICAGO (US$/bushel) VARIA ÃO 9,6% 108 PONTOS (US$ 1,08/bushel) 12,11 11,22 12,30 Abertura Máximo Mínimo Fechamento COTA Ç ÕES REGISTRADAS NA BOLSA DE CHICAGO EM 01/04/2008 (US$/bushel) VARIA ÃO 9,6% 108 PONTOS (US$ 1,08/bushel)

16 SOJA – PREÇO PAGO AO PRODUTOR COCAMAR (R$/sc 60 kg)

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