A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2 3 Depois Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2 3 Depois Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre."— Transcrição da apresentação:

1

2 2

3 3

4 Depois Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.» Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. (Gn 1, 26-27) 4 (Gn 1, 26-27)

5 «Façamos o ser humano à nossa imagem» 5 A Criação do ser humano é nitidamente distinta da criação dos outros seres vivos. O ser humano é pessoa, isto é, ele pode, pela vontade e pela inteligência, decidir-se pelo amor ou contra ele. (YOUCAT 55) Com a criação do homem e da mulher à sua imagem e semelhança, Deus coroa e leva à perfeição a obra das suas mãos. [Familiaris Consortio (FC) 28]

6 6 Em que é que isso se torna visível?

7 7 Esta é também a primeira afirmação da igual dignidade do homem e da mulher: ambos são, igualmente, pessoas. (Carta do Papa às Famílias, 6) Deus não criou o homem sozinho: desde o princípio criou-os «varão e mulher (Gn 1,27); e a sua união constitui a primeira forma de comunhão entre pessoas. Pois o homem, por sua própria natureza, é um ser social, que não pode viver nem desenvolver as suas qualidades sem entrar em relação com os outros. [Gaudium et Spes (GS) Deus não criou o homem sozinho: desde o princípio criou-os «varão e mulher (Gn 1,27); e a sua união constitui a primeira forma de comunhão entre pessoas. Pois o homem, por sua própria natureza, é um ser social, que não pode viver nem desenvolver as suas qualidades sem entrar em relação com os outros. [Gaudium et Spes (GS) 12]

8 8

9 9 O ser humano deve honrar o Criador nas criaturas, relacionando-se com elas séria e cuidadosamente. Os seres humanos, os animais e as plantas têm o mesmo Criador, que por amor os chamou à existência, daí que seja profundamente humano o amor às criaturas (YOUCAT 56) A Sagrada Escritura ensina que o homem foi criado «à imagem de Deus», capaz de conhecer e amar o seu Criador, e por este constituído senhor de todas as criaturas terrenas, para as dominar e delas se servir, dando glória a Deus. (Gaudium et Spes (GS) 12)

10 10 Que atitudes tenho para com a preservação do ambiente com motivações de Fé?

11 Estabeleceste-o sobre a obra de tuas mãos, tudo puseste sob os seus pés» (Sl 8, 5-7). [Gaudium et Spes (GS) Estabeleceste-o sobre a obra de tuas mãos, tudo puseste sob os seus pés» (Sl 8, 5-7). [Gaudium et Spes (GS) 12] 11

12 12 ou nego-O, impondo-Lhe as minhas opções e apetites?

13 13 TEXTOS DE APOIO

14 14 5- Que Deus mostro eu nas minhas atitudes?

15 15

16 16 Constituição conciliar Gaudium et Spes, 5-14 Constituição conciliar Gaudium et Spes, 5-14 (Sobre a Igreja no Mundo contemporâneo). (Sobre a Igreja no Mundo contemporâneo). Paulo VI, Encíclica Humanae vitae (Sobre a transmissão da vida humana). Paulo VI, Encíclica Humanae vitae (Sobre a transmissão da vida humana). Catecismo da Igreja Católica – Compêndio, nn. 52 – 59. Catecismo da Igreja Católica – Compêndio, nn. 52 – 59. Catecismo Youcat, nn (para grupos Catecismo Youcat, nn (para grupos de jovens ou para os jovens dos grupos). de jovens ou para os jovens dos grupos).

17 17  Formação de Animadores e membros dos grupos sinodais e membros dos grupos sinodais Diocese de Portalegre-Castelo Branco Diocese de Portalegre-Castelo Branco  Paróquias de Vila Velha de Ródão, Fratel e Perais  Pároco – P. António Escarameia  Imagens – Internet  Texto – –  Texto – FAMÍLIA – NATUREZA E MISSÃO –  Realização do PowerPoint – Maria Rosária Nunes Franciscana Missionária de Maria Franciscana Missionária de Maria


Carregar ppt "2 3 Depois Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google