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Nos tempos de hoje, estamos cada vez mais sem tempo, ou melhor não estamos sabendo administrar bem o tempo, originando os estados de ansiedade, angustia,

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Apresentação em tema: "Nos tempos de hoje, estamos cada vez mais sem tempo, ou melhor não estamos sabendo administrar bem o tempo, originando os estados de ansiedade, angustia,"— Transcrição da apresentação:

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2 Nos tempos de hoje, estamos cada vez mais sem tempo, ou melhor não estamos sabendo administrar bem o tempo, originando os estados de ansiedade, angustia, stress e a depressão, tão comum de se encontrar diariamente. O que é meditar? 1. Submeter a um exame interior; 2. Estudar, ponderar, considerar: 3. Projectar, intentar, planear, planejar. Ténicas de Relaxamento 1 - Meditação

3 Momento de introspecção. É o instante que deixamos de lado os problemas que nos angustiam e aqueles que nos deixam ansiosos. Quando falamos em deixar de lado os problemas, falamos em colocá-los de lado, ao nosso lado, para que possamos buscar em nosso interior as soluções contidas em nosso subconsciente Em que consiste a práctica da meditação?

4 Facilita a capacidade de auto afecto, o amar a nós mesmo. O amor começa em nós, como na verdade tudo começa em nós, somos o princípio e a eternidade. Quando passamos a nos amar, algo de mágico passa a acontecer: As pessoas e as coisas também começam a nos amar e neste instante inicia-se um processo de troca de amor, cria-se uma corrente de luz nos unindo a tudo e a todos. Mas o princípio está em nós. O Que o Auto Conhecimento Facilita?

5 1.Coloque-se numa posição erecta, mas sentado, tipo Ioga. 2.Sente e cruze as pernas 3.Feche os olhos e respire profundamente e solte. Faça isto por três vezes 4.Agora, deixe a respiração correr o seu curso normal, mas fique observando o entrar e sair do ar pelas narinas. 5.Faça que a sua atenção seja apenas para este ato: a entrada e saída de ar pelas narinas. Se algum pensando ou imagem vier para a sua mente é porque você se distraiu. Volte imediatamente a observar a entrada e saída de ar das narinas. Como Meditar?

6 1. Procure fazer esta meditação diariamente começando com 1 minuto no primeiro dia e parar. 2.No segundo e terceiro dia ficar 2 minutos e parar. No quarto dia procure ficar 5 minutos até o décimo dia. 3.Após estes dias fique 10 minutos até o vigésimo dia. 4.Depois fique 15 minutos ou mais nos dias conseqüentes, podendo chegar a 20 minutos que é o tempo ideal. Nada impede que fiques por horas meditando. Como Meditar?

7 A meditação é um dos métodos mais antigo usado para dinamizar a mente e relaxar o corpo, em poucas palavras é o treinamento da atenção, pois desenvolve a capacidade de concentração favorecendo a nossa percepção nos cinco sentidos e na percepção extrasensorial. A meditação proporciona ao corpo um repouso profundo, mas deixa a mente alerta, fazendo baixar a pressão sangüínea e diminui o ritmo cardíaco, colaborando com na recuperação do stress. O repouso profundo proporcionado pela meditação reforça o sistema imunológico, defendendo o organismo contra bactérias, cânceres e doenças viróticas. A paz interior com certeza será o efeito mais importante do meditante, pois será o escudo contra as turbulências diárias Espero que descubra uma maneira mais feliz de viver, pois se você estiver bem, com certeza o Universo também estará. Muita Paz BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

8 1- Sente-se confortavelmente, pernas descruzadas, mãos sobre as pernas. Inspire contando até 5, prenda a respiração contando até 5 e expire contando até 5. Mantenha essa respiração assim com esse ritmo. 2- Feche os olhos e mantenha essa respiração. comece por contrair toda a face, contraia, contraia até ao máximo e depois relaxe-a. 3- Contraia o pescoço, contraia, contraia até ao máximo, depois relaxe-o. 4- Contraia todo o tórax, contraia, contraia até ao máximo e depois relaxe-o. Mantenha respiração lenta e profunda. 5-Agora contraia o abdome, contraia, contraia até ao máximo, depois relaxe-o. 2 - Técnica adaptada

9 6-Contraia os braços e mãos, contraia, contraia até ao máximo, depois relaxe-os. Mantenha a respiração lenta e profunda. 7- Contraia a região pélvica, contraia, contraia até ao máximo e depois relaxe-a. 8- Contraia as pernas e os pés, contraia, contraia até ao máximo, depois relaxe-os. 9- Agora imagine-se numa praia, caminhe pela areia, aproxima-se um tapete mágico, suba nele e voe pelo céu, subindo montanhas e depois suba a mais alta montanha nele. chegando no topo desça do tapete e caminhe por entre as árvores até uma gruta, entre nela e veja um idoso de barbas brancas sentado ao fundo, sente-se aos seus pés, coloque a cabeça em seu colo e assim permaneça, conte para ele o que o preocupa e ouça o que ele tem a lhe dizer.

10 Fique assim mais um pouco, levante-se devagar e faça uma saudação respeitosa e caminhe na direcção do tapete, antes porém aprecie toda a paz que existe a sua volta, deixe-se invadir por esta paz e lentamente suba no tapete e vá descendo a montanha e depois as outras montanhas, chegando a areia, desça do tapete, caminhe lentamente pela praia, sinta de novo a paz que sentiu no alto da montanha, respire fundo, 10 -Lentamente comece a mexer os pés, as pernas, as mãos e os braços, 11- Abra os olhos lentamente e sinta a mesma paz que sentiu no alto da montanha. Então sente-se mais relaxado? então sorria!

11 3- Caminho da Árvore Dourada Imagine que está num local da natureza, um local no campo ou numa serra, é um sitio muito aprazível onde não está qualquer outro ser humano... somente você e a natureza. Está sentado bem no meio desse local e consegue cheirar todos os perfumes que emanam dele, da vegetação, das flores, das árvores, da terra; consegue ouvir todos os sons desse local, uma ligeira brisa que acaricia a vegetação, a água dum riacho que passa algures, o cantar distante de algumas aves. Bem em frente a si, imagine que existe um estreito caminho que o leva a uma árvore enorme e bela; esse caminho é dourado, um dourado muito bonito que o convida a caminhar sobre ele e a dirigir-se àquela árvore. Sinta que essa árvore tem um presente para si e continue a dirigir-se a ela, calmamente seguindo o caminho dourado, sem pressa.

12 À medida que se vai aproximando da árvore, vai sentindo a sua energia, a sua harmonia, o seu poder. Chegue bem junto a essa árvore, abra os seus braços e abraçe-a com muita ternura; ao sentir os seus braços a tocar a árvore, sinta que eles entram nela, bem como todo o seu corpo. Você e a árvore tornam-se um só. Sinta toda a energia da natureza a percorrer o seu corpo, a inundá-lo de harmonia. Sinta que dos seus pés saem raízes, raízes que penetram lenta e profundamente a terra; cada vez mais raízes, cada vez mais profundamente, até que as suas raízes encontram um riacho subterrâneo de água cristalina, muito bela. 3- Caminho da Árvore Dourada (Cont.)

13 As margens desse riacho subterrâneo, são de cristal de quartzo, conferindo-lhe uma beleza única. Leve as suas raízes a serem banhadas por essa água cristalina e sinta toda a sua frescura; sinta que essa frescura se eleva a todo o seu Ser. Quando sentir o seu Ser repleto com a frescura daquela água cristalina, sinta que essa frescura volta à sua origem, àquele riacho subterrâneo e que leva com ela, algo do seu corpo: são as suas preocupações, medos, egoísmo, pessimismo, ódio, inveja, impaciência, insegurança, timidez, sentimentos de culpa, angústias, os seus ressentimentos, os seus rancores; tudo isso é atraído por aquele riacho, como se ele tivesse um grande íman que atrai esse tipo de sentimentos e pensamentos; pensamentos e sentimentos que são levados, que saem pelas suas raízes e se escoam para a água cristalina daquele riacho subterrâneo. (Cont.)

14 Sinta-se agora muito mais leve, mais perto da sua verdadeira essência: um estado de paz, de tranquilidade, de harmonia, de amor. Delicie-se por alguns momentos, com essa serenidade e sinta como ela preenche todo o seu Ser. Volte novamente a ter consciência que está dentro daquela árvore enorme e bela e sinta de novo a sua energia. Sinta que os seus braços se elevam para o céu, são os troncos da árvore, sinta que tem muitos braços, muitos troncos, muitos dedos, muitos ramos, muitas folhas, muita beleza, muita harmonia e que os seus troncos, os seus ramos, são ligeiramente soprados por uma brisa muito leve, como que o acariciando. Deixa-o num estado de ainda maior serenidade. (Cont.)

15 Sinta então, que os seus troncos, os seus ramos, crescem em direcção ao céu, como se fossem atraídos por algo. Crescemcada vez mais, sinta os troncos e os ramos a crescer e a fluírem dos seus braços, dos seus dedos; passam as nuvens, passam outros planetas, passam outros sistemas, outras galáxias, até alcançarem um mar de luz. Essa luz pode assumir tonalidades brancas, douradas ou mesmo violeta. É uma luz divina, uma mar de luz divina. Leve os seustroncos a serem banhados por esse mar e sinta toda a sua harmonia, toda a sua paz. (Cont.)

16 Sinta que essa luz preenche todo o seu Ser, que se dirige a si em grandes camadas, em grandes ondas de luz divina, inundando-o de paz, de harmonia, de amor. Sinta que pode atrair, desse mar de luz divina até si, os sentimentos e as sensações que desejar, então, sinta fluir pelos seus troncos, pelos seus ramos, pelo topo da sua cabeça: optimismo, paciência, segurança, calma, alegria, auto-estima, paz, tranquilidade, doçura, amor, compaixão, muita serenidade, muita harmonia, muito amor, muita compaixão. Deixe-se inundar de bons sentimentos. (Cont.)

17 Sinta-se agora muito, muito leve, sinta a sua verdadeira essência: um estado natural de paz, de tranquilidade, de harmonia, de amor. Deixe o seu Ser preencher-se desses sentimentos por alguns minutos. Volte novamente a ter consciência da sua união com a árvore... separe-se dela e agradeça-lhe este momento. Ela diz-lhe que sempre que quiser, estará disponível para o receber dentro dela e voltar a usufruir dos sentimentos e sensações que tem para nos oferecer. Consciencialize-se do local onde está fisicamente, traga para ele a sua atenção, traga também todos os sentimentos daquele mar de luz divina. Abra os seus olhos, lentamente, sem pressa, respire fundo e sinta o seu Ser preenchido de sentimentos puros e Amor. (Cont.)

18 Relaxe a Respiração Sempre que você tiver tempo, apenas por alguns minutos, relaxe o sistema respiratório, nada mais -- não há necessidade de relaxar o corpo todo. Sentado no combóio, no avião ou no carro, ninguém pode saber que você está fazendo alguma coisa. Apenas relaxe o sistema respiratório. Deixe-o ser como quando está funcionando naturalmente. Então feche os olhos e observe a respiração entrando e saindo, entrando... No se concentre! Se você se concentra, cria um problema porque então Tudo o mais se torna uma perturbação. Se você tenta se concentrar sentado no carro, então o barulho do carro se torna uma perturbação, a pessoa sentada ao seu lado se torna uma perturbação. 4 - Para Pessoas Apressadas

19 Meditação não concentração. simplesmente estar consciente. Você apenas relaxa e observa a respiração. Neste observar, nada excluído. O carro está roncando -- perfeitamente OK, aceite isso. O tráfego está passando está OK, parte da vida. O passageiro roncando ao seu lado, aceite isso. Nada rejeitado. 4 - Para Pessoas Apressadas (Cont.)

20 Sempre que estiver sentado e no tiver nada para fazer, simplesmente relaxe sua mandíbula inferior e abra a boca apenas um pouquinho. Comece a respirar pela boca mas no profundamente. Apenas deixe o corpo respirar, então ser no profunda e ser cada vez menos profunda. Quando sentir que a respiração tiver se tornado bem curta e a boca estiver aberta e a sua mandíbula relaxada, todo o seu corpo estar bem relaxado. Neste momento, comece a sentir um sorriso -- no no rosto mas em todo o seu ser interior... e ser capaz de senti-lo. No sorriso que vem dos lábios -- um sorriso existencial que se espalha apenas por dentro. 5- O Sorriso Interior

21 Experimente e saber o que isso... porque nao pode ser explicado. No há necessidade de sorrir com os lábios no rosto mas como se estivesse sorrindo a partir da barriga; a barriga está sorrindo. E um sorriso, não uma risada, então muito, muito suave, delicado, frágil -- como um boto de rosa se abrindo na barriga e a fragrância se espalhando por todo o corpo. Uma vez que você saiba o que esse sorriso, pode ficar feliz 24 horas por dia. E sempre que sentir que está sentindo falta daquela felicidade, apenas feche seus olhos e pegue aquele sorriso novamente e ele estará. E durante o dia, você pode obtê-lo tantas vezes quantas quiser. Ele está sempre aí." > Osho - This Is It! (discursos não publicados) (Cont.)

22 Trata-se se uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente. à medida que a mente se aquieta e permanece desperta você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranquilo. 1.Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser pertubado. 2.Sente-se e feche os olhos. 3.Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe. 6- Meditação atenciosa

23 4.Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe. 5.Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração. 6.Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração. (Cont.)

24 7.Pratique esta técnica durante quinze minutos. Ao final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina. Para você Muita Luz! Paz! Amor! (Cont.)

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