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GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.

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1 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI PARE DE FUMAR RESPIRANDO MELHOR 2° Ten BM Daniela Cabral

2 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O ato de respirar é tão simples e comum ao ser humano que raramente pensamos sobre isto. Somente atletas e adeptos de yoga e de outros métodos de relaxamento dão a devida importância a este processo.

3 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A maioria de nós não sabe respirar adequadamente. Nós fazemos uma respiração curta e rasa como se tivéssemos medo de que a respiração fosse nos machucar! Na realidade, a nossa respiração deveria ser longa e profunda!

4 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Vida é apenas uma série de respirações. Respiração é Vida. Nós podemos viver muito tempo sem comer, poucos dias sem beber, mas vida sem respiração está medida em minutos. Algo tão essencial merece a nossa atenção!

5 TREINO DE RESPIRAÇÃO PROFUNDA VAMOS DESCOBRIR COMO RESPIRAMOS! Sente-se de forma confortável na cadeira. Feche os olhos. Coloque uma mão sobre a barriga e outra sobre o peito.

6 TREINO DE RESPIRAÇÃO PROFUNDA Respire normalmente e observe se a sua respiração é rápida ou lenta. Observe também qual mão sobe mais, a direita ou a esquerda. Abra os olhos. O que observou?

7 TREINO DE RESPIRAÇÃO PROFUNDA A respiração é superficial quando é dominante na parte superior do tórax. A respiração abdominal é mais completa, profunda e lenta. Também deve se gastar mais tempo soltando o ar do que o trazendo para dentro.

8 TREINO DE RESPIRAÇÃO PROFUNDA Agora vamos tentar respirar corretamente: –Inspire lentamente pelas narinas, contando até 3. –Prenda a respiração também contando até 3. –Expire lentamente pela boca, contando até 6.

9 TREINO DE RESPIRAÇÃO PROFUNDA Ao inspirar faça com que o ar passe pelo diafragma e encha o abdome. Mantenha por 3 segundos inflado desta maneira. Ao eliminar o ar, faça com que o abdome vá se encolhendo cada vez mais, até que fique totalmente esvaziado. Repita essa forma de respirar por 5 ou 6 vezes.

10 RESPIRAÇÃO X ANSIEDADE Quando estamos em stress, a respiração pelo nariz é a primeira coisa que é interrompida! Geralmente, respiração pela boca é uma resposta de pânico.

11 RESPIRAÇÃO X ANSIEDADE A nossa mente está tão ocupada em pensar sobre o passado e o futuro, fazendo planos, preocupando- se, sonhando e assim por diante, que muito facilmente, perdemos a consciência da experiência no presente momento. A respiração nos traz imediatamente de volta para o momento presente. Observando a nossa inalação e a nossa exalação, nos sintonizamos no aqui e agora!

12 RESPIRAÇÃO X ANSIEDADE 1) Fique consciente do ar entrando e saindo através do seu nariz. Acompanhe o movimento da sua respiração. 2) Expanda a sua consciência para incluir o movimento do seu peito e do seu umbigo enquanto respira. 3) Expanda a sua consciência para incluir os sons feitos pela sua respiração.

13 RESPIRAÇÃO X ANSIEDADE 4) Expanda a sua consciência novamente para incluir a batida do seu coração. 5) Expanda a sua consciência e traga todo o seu corpo aqui e agora.

14 RESPIRAÇÃO X ANSIEDADE Quando a sua mente está calma e sobre o seu controle, o seu ritmo de respiração será lento, regular e calmo. Portanto, respirando lenta e profundamente, é possível acalmar a mente! Isto proporciona excelente cooperação entre os dois hemisférios cerebrais (os dois lados do cérebro), acalma dramaticamente a ansiedade e o medo.

15 REFLEXÃO Um homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)

16 SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI Tel:


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