A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

no Relaxamento Muscular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "no Relaxamento Muscular"— Transcrição da apresentação:

1 no Relaxamento Muscular
Estratégias de Relaxamento Para Crianças Por: Profa. Dra. Msc. Mônica Portella Técnicas Baseadas na Imagem Mental Clique aqui Técnicas Baseadas no Relaxamento Muscular Clique aqui Técnicas Baseadas na Respiração Clique aqui

2 Considerações Gerais: Relaxamento Para Crianças
1) Não existe uma única forma de ensinar uma criança a relaxar. 2) É importante descobrir qual a melhor estratégia de relaxamento para o seu cliente. 3) Técnicas de relaxamento diferentes podem ser úteis em momentos diferentes, logo é importante que o cliente saiba empregar mais de uma estratégia de relaxamento.

3 1) Técnicas Baseadas em Imagens Mentais: Dez Velas
A criança imagina dez velas acesas em seqüência. O terapeuta instrui a criança a imaginar velas bonitas e coloridas, empregando para esse fim a imaginação. Clique para voltar ao Slide n. 1

4 Clique para voltar ao Slide n. 1
continuação. A criança é instruída a apagar uma vela de cada vez, por meio de suas expirações. Cada vela deve ser apagada lentamente. O terapeuta instrui a criança a apagar cada uma das velas, enquanto a mantém focada nas imagens mentais. Clique para voltar ao Slide n. 1

5 1) Técnicas Baseadas em Imagens Mentais: Um Lugar Relaxante
O terapeuta solicita que a criança feche os olhos e imagine ou um local seguro e relaxante. A cena imaginada deve transmitir paz.

6 É importante imaginar usando os cinco sentidos.
 Continuação A criança deve ser incentivada a concentrar-se na cena, imaginado a mesma detalhadamente. É importante imaginar usando os cinco sentidos. Depois do exercício conversar com a criança sobre a experiência de relaxamento, procurando verificar se esta conseguiu relaxar.

7 2) Técnica Baseada no Relaxamento Muscular: Como o Chefe Manda
O terapeuta sugere uma brincadeira chamada “como o chefe mandar”, onde a criança deve seguir todas as orientações do chefe (terapeuta). No exercício, os músculos podem ser tencionados e relaxados no seguinte jogo: a) Marchar em posição de sentido ao redor da sala. (tensão) b) Depois, soltar o corpo. (relaxamento) c) Ficar todo duro, que nem um robô. (tensão) d) Ficar todo mele, como uma maria-mole, bem mole. (relaxamento)

8 e) Fazer uma careta bem feia, como um monstro. (tensão)
 Continuação. e) Fazer uma careta bem feia, como um monstro. (tensão) f) Fingir que está dormindo, soltar o rosto. (relaxamento) g) Esticar-se para o alto e ser o maior possível. (tensão) h) Soltar tudo. Chutar, balançar os braços. (relaxamento) i) Encolher com força para ficar o menos possível. (tensão) j) Soltar tudo. Chutar, balançar os braços. (relaxamento) Uma careta feia. Manobra “e”. Criança iniciando a manobra “i”. Encolher-se. Clique aqui para voltar ao Slide 1.

9 Atenção Importante: O período de relaxamento deve durar pelo menos o dobro do período de tensão para que a criança possa realmente relaxar os músculos que foram tencionados.

10 3) Técnicas Baseadas na Respiração
Instrua a criança a inspirar lenta e profundamente. Assim que inspirar o ar deve ser retido durante de três a cinco segundos, e depois expirado lentamente.

11  Continuação. Enquanto, respira a criança deve pronunciar mentalmente a palavra: “relaxado”. Explique que fazer esse exercício algumas vezes ajudará a reconquistar o controle de seu corpo e a se sentir mais calma.

12 3) Técnicas Baseadas na Respiração: Vela e Flor
Peça que a criança imagine que tem uma flor na sua mão direita e uma vela na esquerda. Em seguida ela deve inspirar o perfume da flor.

13 Para tornar o exercício mais divertido lance mão da imagem mental.
 Continuação. Depois a criança volta-se para a outra mão e sopra a vela, afim de apagá-la. Repita esta seqüência com a criança algumas vezes (no mínimo 10 vezes). Para tornar o exercício mais divertido lance mão da imagem mental. Clique aqui para voltar ao Slide 1.


Carregar ppt "no Relaxamento Muscular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google