A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 3.5. Distinguir substâncias – Densidade ou massa volúmica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 3.5. Distinguir substâncias – Densidade ou massa volúmica."— Transcrição da apresentação:

1 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 3.5. Distinguir substâncias – Densidade ou massa volúmica

2 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC n O que é mais pesado, um quilograma de algodão ou um quilograma de chumbo? Ambos pesam o mesmo, tanto o algodão como o chumbo têm a mesma massa – é 1kg e portanto têm o mesmo peso – é 9,8 N.

3 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC O volume ocupado por estas substâncias é diferente. O volume de algodão é muito superior ao volume de chumbo. Em linguagem científica, diz-se que: O chumbo é mais denso do que o algodão. A densidade do chumbo é maior que a densidade do algodão.

4 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC n O que é a densidade ou massa volúmica de uma substância? É uma grandeza física que indica a massa de uma substância numa unidade de volume. Pode-se calcular a densidade de uma substância através do quociente da massa dessa substância pelo respectivo volume. A expressão matemática que traduz esta relação é: Unidades no Sistema Internacional  massa (m)  quilograma (kg)  volume (V)  metro cúbico (m 3 )  densidade ou massa volúmica (  )  quilograma por metro cúbico (kg/m 3 )

5 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC Além de kg/m 3, há outras unidades em que se exprime a densidade, que não pertencem ao SI: gramas por centímetro cúbico ( g/cm 3 ) gramas por decímetro cúbico (g/dm 3 ) Recordar: 1 kg = 1000 g 1 dm 3 = 1 l 1 cm 3 = 1 m l 1 m 3 = dm 3 1 dm 3 = 1000 cm 3

6 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC n Como determinar a densidade de um corpo sólido? Para determinar a densidade de um sólido, precisamos de: –M–Medir a massa do corpo sólido, utilizando uma balança; –M–Medir o volume desse corpo, usando expressões matemáticas ou usando o método de deslocamentos –D–Dividir a massa pelo volume.

7 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC n Como determinar o volume de um corpo pelo método dos deslocamentos 1º Introduzir água numa proveta e ler o seu volume ; 2º Colocar o sólido dentro da água e ler o volume do conjunto (água+corpo) ; 3º

8 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC Pode-se cometer erros ao fazer a leitura – para ler o valor do volume de líquido na proveta deve-se colocar os olhos ao nível da superfície livre e olhar para a parte inferior da curvatura do líquido (menisco) Alcance – Menor valor – 25 cm 3 0,5 cm 3 10 cm 3 0,2 cm 3

9 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC n Como determinar a densidade de um corpo líquido? Para determinar a densidade de um líquido, podemos proceder de modo semelhante ao utilizado para determinar a densidade de um sólido: MMedir a massa, com uma balança; MMedir o volume, com uma proveta; DDividir a massa pelo volume. Vamos realizar a AP8 Outro processo: UUsar um aparelho chamado densímetro.

10 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC A densidade da água e a densidade do ouro são respectivamente:  = 1,0 g/ cm 3  = 19,3 g/ cm 3 Qual é o significado destes valores? Significa que: – um cm 3 de água tem a massa de 1,0 g. m cm 3 de ouro tem a massa de 19,3 g. Estes valores permitem identificar as substâncias A mistura de substâncias também têm densidade, mas o seu valor não é constante; depende da composição da mistura.

11 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC Cada substância tem um valor característico para a densidade, a determinada temperatura, que permite identificá-la. nQnQual é a substância mais densa? –O–Ouro nQnQual é a substância menos densa? –H–Hidrogénio nOnO que significa “a densidade da água é 1,0 g/cm3”? –S–Significa que 1cm 3 de água tem a massa de 1,0 g.

12 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC n Por que motivo há corpos que flutuam na água? Para que um corpo flutue na água é necessário que a sua densidade seja inferior à da água. O gelo flutua à superfície da água porque a densidade do gelo (  = 0,9/ cm 3 ) é inferior à densidade da água (  = 1,0/ cm 3 ). 1 g/cm 3 0,9 g/cm 3

13 Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC n FIM


Carregar ppt "Filipa Vicente Professora de CFQ - 7ºC Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 3.5. Distinguir substâncias – Densidade ou massa volúmica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google