A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P ROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P ROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 P ROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

2 T RABALHANDO COM B ANCO DE D ADOS A linguagem Java possui uma Application Programming Interface (API), que possibilita o acesso aos repositórios de dados por meio de um modelo de conexão uniforme e permite uma padronização no acesso a distintos bancos de dados. Essa API e a Java DataBase Connectivity (JDBC).

3 JDBC Permite criar programas Java com acesso ao banco de dados. Para cada banco de dados, deve haver uma implementação (também chamada de driver) das interfaces, considerando as particularidades de cada banco

4 P ACOTE J AVA.S QL Responsável por fornecer a API para acesso e processamento de dados armazenados em uma fonte de dados. A seguir as classes mais comuns para sua utilização:

5 D RIVER M ANAGER Responsável por criar uma conexão com o banco de dados.

6 C ONNECTION Todas as operações executadas entre a aplicação Java e o banco de dados ocorrem dentro do contexto desta interface.

7 S TATEMENT Ele gerencia e executa instruções SQL. Seus principais métodos são: executeUpdate( ): que executa instruções SQL do tipo: insert, update e delete; executeQuery( ): que executa instruções SQL de busca de dados do tipo select; close( ): que libera o recurso que estava sendo utilizado pelo objeto.

8 P REPARED S TATEMENT Tem todos os recursos da interface Statement, além da utilização de parâmetros em uma instrução SQL. Seus principais métodos são: execute( ): que consolida a instrução SQL informada; setDate( ): utilizado para atribuir um valor do tipo Data; setInt( ): que e utilizado para atribuir valores do tipo inteiro; setString( ): que e utilizado para atribuir valores do tipo Alfa Numéricos.

9 R ESULT S ET Permite o recebimento e o gerenciamento do conjunto de dados resultantes de uma consulta SQL, realizada ao banco. Seus Principais métodos: next( ): que move o cursor para a próxima linha de dados. close( ): que libera o recurso que estava sendo utilizado pelo objeto; getString(String columnName): que recupera o valor da coluna informada como parâmetro, da linha atual do conjunto de dados recebidos pelo objeto ResultSet.

10 P ARA NOSSO EXEMPLO Crie um banco de dados chamado JavaBD. Com a tabela Contato contendo CodContato, NomeContato, Telefone, .

11 N O N ET B EANS Novo Projeto-> Contato. Crie uma tela como a seguir:

12

13 A DICIONE A BIBLIOTECA DO M Y SQL Botão direito na biblioteca do projeto, Adicionar Biblioteca, Selecionar MySQL JDBC Driver

14 A DICIONE AO C ÓDIGO

15

16 E VENTO DO B OTÃO C ADASTRAR

17 E XECUTE O PROGRAMA E CONSULTE A TABELA NO BD PARA VERIFICAÇÃO

18 T ABELA NO BD Create table Contato( CodContato int not null auto_increment, NomeContato varchar(60), Telefone varchar(14), varchar(100), primary key(CodContato) );

19 V ISUALIZAR O R ESULTADO :

20

21 N O B OTÃO PESQUISAR try{ ListaContatos ls= new ListaContatos(this, rootPaneCheckingEnabled); ls.imprimir(); }catch(SQLException e){ JOptionPane.showConfirmDialog(null, e); }


Carregar ppt "P ROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google