A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora. Passo a Primavera e o Verão a apanhar comida para poder descansar no Outono e no Inverno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora. Passo a Primavera e o Verão a apanhar comida para poder descansar no Outono e no Inverno."— Transcrição da apresentação:

1 Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora. Passo a Primavera e o Verão a apanhar comida para poder descansar no Outono e no Inverno. Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora. Passo a Primavera e o Verão a apanhar comida para poder descansar no Outono e no Inverno. Com o frio tenho muito medo de sair de casa. Sabem porquê? Querem que vos conte o que me aconteceu no Inverno passado? Tive tanto medo. Vejam e ouçam, com muita atenção, o vídeo que conta a minha história. Com o frio tenho muito medo de sair de casa. Sabem porquê? Querem que vos conte o que me aconteceu no Inverno passado? Tive tanto medo. Vejam e ouçam, com muita atenção, o vídeo que conta a minha história.

2

3 Agora queria pedir-vos que me ajudassem a recontar a minha história. Acham que são capazes? Para vos ajudar vou mostrar-vos as imagens. Boa sorte! Agora queria pedir-vos que me ajudassem a recontar a minha história. Acham que são capazes? Para vos ajudar vou mostrar-vos as imagens. Boa sorte! Gostaram da minha história? Já perceberam porque é que não saio de casa durante os meses do frio. Gostaram da minha história? Já perceberam porque é que não saio de casa durante os meses do frio.

4 Era uma vez uma formiguinha que decidiu sair de casa num dia de Inverno. De repente começou a nevar e um floco de neve caiu em cima do pezinho, ficando este preso.

5 A formiguinha muito aflita virou-se para o sol e pediu: - Ó sol que és tão forte derrete a neve que prende o meu pezinho!

6 E o sol lá nas alturas respondeu: - Mais forte do que eu é a parede que me tapa!

7 A formiguinha voltou-se para o muro e disse: -Ó parede que és tão forte, que tapas o sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho. E o muro que pouco fala, respondeu apenas: Mais forte do que eu é o rato que me rói.

8 A formiguinha virou-se então para o rato que ia apressado e pediu: -Ó rato que és tão forte, que róis a parede, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho! E o rato exclamou: -Mais forte do que eu é o gato que me come.

9 A formiguinha apelou ao gato: -Ó gato que és tão forte, que comes o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, solta o meu pezinho! O gato respondeu: -Mais forte do que eu é o cão que me persegue.

10 A formiga cansada e desesperada suplicou ao cão: -Ó cão que és tão forte, que persegues o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve liberta o meu pezinho! -E o cão diz: -Mais forte do que eu é o Homem que me bate.

11 A formiga olhando para o Homem implorou: -Ó Homem que és tão forte, que bates no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, solta o meu pé. E o Homem sempre preocupado com o seu trabalho respondeu apenas: - Mais forte do que eu é a morte que me mata!

12 A formiga assustada dirigiu-se para a morte e pediu: -Ó morte tu que és tão forte, que matas o Homem, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói a parede, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho. -E a morte diz apenas: - Mais forte do que eu é Deus que me governa!

13 A formiguinha quase sem esperança rezou baixinho.

14 E Deus que tudo vê e tudo ouve mandou chamar a Primavera.

15 A Primavera chegou, encheu os campos de flores e o tempo aqueceu.

16 Ela pegou na formiga, quase sem força e levou- a para o seu reino encantado.

17 A formiguinha ficou muito feliz por ir para um lugar com muito sol, arvores encantadas e flores coloridas. Formiguinha que és lindinha, Cresce até seres velhinha.

18

19 frio R RR Repararam que na palavra frio aparece apenas um R no meio da palavra. Mas existem outras palavras onde se escrevem dois RR. Eu tenho alguns segredos para nunca me enganar. Vou contar-vos e depois tenho um pequeno jogo para vocês. Parabéns. O reconto ficou muito bom. Agora quero explicar-vos uma coisa muito importante. Estejam com atenção. Parabéns. O reconto ficou muito bom. Agora quero explicar-vos uma coisa muito importante. Estejam com atenção.

20 Segredos: -No início da palavra escrevemos só um R ( Rui, rato, relógio,…) -No inicio de uma sílaba, no meio da palavra, desde que não seja entre vogais escreve-se apenas um R ( enriquecer, Henrique,…) -No meio das palavras, entre vogais, quando tem um som fraco escreve-se apenas um R (zero, porta, girafa,…) -No fim das palavras também se escreve apenas um R -Escrevem-se RR no meio das vogais para ter um som forte ( carro, interrogação, burro,…) Segredos: -No início da palavra escrevemos só um R ( Rui, rato, relógio,…) -No inicio de uma sílaba, no meio da palavra, desde que não seja entre vogais escreve-se apenas um R ( enriquecer, Henrique,…) -No meio das palavras, entre vogais, quando tem um som fraco escreve-se apenas um R (zero, porta, girafa,…) -No fim das palavras também se escreve apenas um R -Escrevem-se RR no meio das vogais para ter um som forte ( carro, interrogação, burro,…)

21 Clica na letra correcta.

22

23

24

25

26

27

28

29 Clica na formiga e ouve a música da formiga e da neve.


Carregar ppt "Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora. Passo a Primavera e o Verão a apanhar comida para poder descansar no Outono e no Inverno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google