A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Verbo Língua Portuguesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Verbo Língua Portuguesa."— Transcrição da apresentação:

1 Verbo Língua Portuguesa

2 Refletindo... O que é um verbo? Qual sua função numa frase?
Qual sua importância? Como identifica-lo?

3 Vamos Praticar

4 Cotidiano Chico Buarque
Todo dia ela faz tudo sempre igual Me sacode às seis horas da manhã Me sorri um sorriso pontual E me beija com a boca de hortelã Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar E essas coisas que diz toda mulher Diz que está me esperando pro jantar E me beija com a boca de café Todo dia eu só penso em poder parar Meio dia eu só penso em dizer não Depois penso na vida pra levar E me calo com a boca de feijão Seis da tarde como era de se esperar Ela pega e me espera no portão Diz que está muito louca pra beijar E me beija com a boca de paixão Toda noite ela diz pra eu não me afastar Meia-noite ela jura eterno amor E me aperta pra eu quase sufocar E me morde com a boca de pavor Todo dia ela faz tudo sempre igual Me sacode às seis horas da manhã Me sorri um sorriso pontual E me beija com a boca de hortelã

5 Discutindo... Por que a música se intitula cotidiano? O que ela narra?
Quando esses fatos acontecem? Como posso saber disso? Quem são seus personagens? Quem está falando?

6 ... me sacode às seis horas da manhã...
Há verbos nessa frase? O que aconteceriam a essa frase, se omitirmos os verbos? Que elementos são possíveis identificarmos nesse texto com a ajuda dos verbos? Será que já podemos ter uma definição mais clara do que seja verbo?

7 ENCONTRANDO SEU VERBO Miriam Torres

8 “ ...surgiu dentre tantas reflexões a seguinte contribuição dela: “se eu pudesse me definir em um verbo, ele seria ir”. E esse é o tema do artigo desta semana: qual é seu verbo? Após essa inteligente reflexão, eu também refleti muito para chegar a alguns verbos. Infelizmente não consegui chegar a um único verbo, mas seguramente os que eu defini são aqueles que mais exprimem minha personalidade, são eles: aprender, ensinar, comunicar, aceitar e relacionar. E por que estou trazendo a tona esse assunto? Porque creio que ao definir os verbos que melhor se assemelham à nossa personalidade conseguimos nos aproximar de nossa essência mais pura, aqueles que definem quem somos ou para onde devemos ir. Aquilo que reflete, não em verbos, mais em nomes, aqueles sonhos que tínhamos na infância ou na adolescência e que por “n” fatores que não vem ao caso deixamos de lado. Ao pesquisar o significado de verbo na Internet e segundo minha percepção pessoal, resolvi dar o meu significado para verbo: Verbo, do ponto de vista gramatical, é a palavra que expressa processos, ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, conveniência, desejo e existência e por conta disso são dinâmicos, pois implicam na maioria das vezes ações. Por implicar em ação, requer que saiamos do conforto de nossos hábitos e inventemos uma nova ação. Quando o verbo deixa de existir em sua vida ela começa a perder o seu sentido. Então a pergunta da semana é a seguinte: qual o verbo que você conjuga com maior frequência? Qual é o verbo que ao você conjuga-lo, sente uma chama ardendo no peito? Qual é o verbo que exprime seus sonhos, caminhos e hábitos que o levaram até onde você está hoje? E qual você deixou de conjugar em sua vida e sente aquela dorzinha do sonho não realizado? Pense a respeito, busque dentro de você seus verbos e conjugue-os em sua história. Transforme seus verbos nas formas de você ganhar a vida sendo cada dia mais feliz e realizado em sua profissão.

9 Qual o seu verbo? Qual(quais) verbo(s) o definem?
O(s) verbo(s) que você selecionou faz(fazem) parte de sua vida em qual tempo (passado, presente ou futuro)? Por que o tempo dos acontecimentos tem importância para nós? As ações que você definiu como suas, poderiam ser partilhadas com outras pessoas? Os verbos também incluem pessoas em suas ações, quais são elas?

10 a tão temida conjugação verbal.
Colocar um verbo em prática, num tempo determinado, com as pessoas escolhidas é dar vida ao que foi pensado: a tão temida conjugação verbal.

11 Modos verbais Eu faço, eu desejo, eu busco... Indicativo Subjuntivo
Imperativo

12 Tempos verbais Pretérito: - Perfeito: Fatos concluídos no passado.
- Imperfeito: Fatos que não foram concluídos. - Mais-que-perfeito: Fatos no passado, anteriores a outros também passados. Presente: Momento atual. Futuro: Do presente: Fato que ainda ocorrerá. Do pretérito: Fato que poderia ter sido concluído.

13 Formas Nominais Infinitivo Gerúndio Particípio


Carregar ppt "Verbo Língua Portuguesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google