A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Christopher Freire Souza 1.  Organização dos Computadores  Linguagens de programação  Alguns Termos Técnicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Christopher Freire Souza 1.  Organização dos Computadores  Linguagens de programação  Alguns Termos Técnicos."— Transcrição da apresentação:

1 Christopher Freire Souza 1

2  Organização dos Computadores  Linguagens de programação  Alguns Termos Técnicos

3  John Von Neumann propôs a idéia que transformou os calculadores eletrônicos em “cérebros eletrônicos”:  modelar a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso central.  Para isso, eles teriam que ter três características:  Codificar as instruções de uma forma possível de ser armazenada na memória do computador. Von Neumann sugeriu que fossem usados uns e zeros.  Armazenar as instruções na memória, bem como toda e qualquer informação necessária a execução da tarefa, e  Quando processar o programa, buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo. 3 X

4 4 Unidade de Memória CPU Unidade de Controle Unidade lógica e aritmética Dispositivo de saída Dispositivo de entrada Estrutura de um computador digital

5 5 Dispositivos de Entrada

6 6 Dispositivos de Saída

7 7 Unidades de Armazenamento HVD - Holographic Versatile Disc 54 GB até 3.9 TBs

8 8 A CPU ( Central Processing Unit em inglês, ou Unidade Central de Processamento ), microprocessador ou Processador é a parte de um computador que interpreta e leva as instruções contidas no software. Unidade Lógica e Aritmética Unidade de Controle

9 9 Tipos de memória

10 A unidade de informação binária usada pelo computador é o bit. Este tem atribuições lógicas 0 ou 1.  Os bits são agrupados de modo a possibilitar ao usuário representar os dados e programas que deseje. Denomina-se byte a um conjunto de 8 bits.  Um byte pode ter até 2 8 = 256 configurações diferentes.  Um caractere precisa de 1 byte de memória para ser representado. 10

11 11

12  Decomposição de um número na base decimal ▪ 99=9* *10 0 ▪ 99,375=9* * * * *10 -3 ▪ 99,9=9* * *10 -1  Escrita de um número na base binária ▪ 99= ▪ 99,375= ,011 ▪ 99,9= ,11100…  Operações aritméticas na base binária ▪ |_11_ ▪ * ▪ ▪ +110 ▪

13  Bit - é a menor unidade de dado do computador. Se desejarmos representar números maiores, deveremos combinar bits em palavras.  Byte - é um conjunto de 8 bits, formado segundo uma seqüência que representa um caracter.  Kilobyte ou Kbyte ou KB - um Kbyte corresponde a 2 10 bytes ou seja, 1024 bytes. Ex.: um microcomputador antigo tipo PC-XT possuía 640 Kbytes de memória, ou seja, bytes de memória, porque: 640 KB x 1024 bytes = bytes. Isto quer dizer que ele poderia ter na sua memória até caracteres. 13

14 Megabyte ou Mbyte ou MB - um Mbyte corresponde a 1024 Kbytes, bytes x 1024 bytes = bytes Gigabyte ou Gbyte ou GB - um Gbyte corresponde a 1024 Mbytes x bytes = bytes Terabyte ou Tbyte ou TB - um Tbyte corresponde a 1024 Gbytes. Quantos caracteres podemos ter em uma memória de 1TB? 14

15 bitbytekBMBGBTB

16  Dias julianos  Excel: 1 = 1/1/1900, 2 = 2/1/1900,…, 32 = 1/2/1900  MATLAB: 1 = 1/1/0000, 2 = 2/1/0000,…, 32 = 1/2/0000  Transformação para decimais (yyyymmdd) 

17 17 Qual linguagem devemos utilizar para escrever nossos algoritmos? • Forma textual, usando o português coloquial? • Linguagem de maquina?

18 18 Para suprir esses problemas, foram desenvolvidas linguagens em que a programação é feita através de uma notação matemática e de algumas palavras reservadas. As linguagens de programação são bem mais simples e podem ser facilmente entendidas e utilizadas pelos usuários do computador. Como exemplo de linguagens de programação podemos citar o Fortran, C, C++, Pascal, Cobol, MATLAB, etc.

19  Linguagem MATLAB 19

20  Linguagem C 20

21  Linguagem C++ 21

22  Linguagem Java 22

23 Hardware : Componentes mecânicos e eletro-eletrônicos (Parte dura do computador). Software : Seqüência de instruções e comandos que fazem o computador realizar determinada tarefa (Programas de computador). Sistema Operacional : Coleção de programas que gerencia e aloca recursos de hardware e software (Linux, Unix, Windows). Linguagem de Máquina: Conjunto de instruções que podem ser interpretados e executados diretamente pela CPU. Linguagem de alto nível: Linguagem que independe do conjunto de instruções da linguagem de máquina (Pascal, C, Algol, BASIC). Compilador: Tradutor de programas escritos em uma linguagem de programação para programas em linguagem de máquina. 23


Carregar ppt "Christopher Freire Souza 1.  Organização dos Computadores  Linguagens de programação  Alguns Termos Técnicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google