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História dos computadores e da programação
Christopher Freire Souza História dos computadores e da programação
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Conteúdo Organização dos Computadores Linguagens de programação
Alguns Termos Técnicos
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Computadores Digitais
John Von Neumann propôs a idéia que transformou os calculadores eletrônicos em “cérebros eletrônicos”: modelar a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso central. Para isso, eles teriam que ter três características: Codificar as instruções de uma forma possível de ser armazenada na memória do computador. Von Neumann sugeriu que fossem usados uns e zeros. Armazenar as instruções na memória, bem como toda e qualquer informação necessária a execução da tarefa, e Quando processar o programa, buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo. X
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Organização dos Computadores
Dispositivo de entrada Unidade de Memória CPU Unidade de Controle Unidade lógica e aritmética Dispositivo de saída Estrutura de um computador digital
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Organização dos Computadores
Dispositivos de Entrada
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Organização dos Computadores
Dispositivos de Saída
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Organização dos Computadores
Unidades de Armazenamento HVD - Holographic Versatile Disc 54 GB até 3.9 TBs
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Organização dos Computadores
A CPU (Central Processing Unit em inglês, ou Unidade Central de Processamento), microprocessador ou Processador é a parte de um computador que interpreta e leva as instruções contidas no software. Unidade Lógica e Aritmética Unidade de Controle
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Organização dos Computadores
Tipos de memória
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Organização dos Computadores
A unidade de informação binária usada pelo computador é o bit. Este tem atribuições lógicas 0 ou 1. Os bits são agrupados de modo a possibilitar ao usuário representar os dados e programas que deseje. Denomina-se byte a um conjunto de 8 bits. Um byte pode ter até 28 = 256 configurações diferentes. Um caractere precisa de 1 byte de memória para ser representado.
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Código ASCII
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Sistema binário Decomposição de um número na base decimal
99=9*101+9*100 99,375=9*101+9*100+3*10-1+7*10-2+5*10-3 99,9=9*101+9*100+9*10-1 Escrita de um número na base binária 99= 99,375= ,011 99,9= ,11100… Operações aritméticas na base binária |_11_ * +110 10010
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Bits e Bytes Bit - é a menor unidade de dado do computador. Se desejarmos representar números maiores, deveremos combinar bits em palavras. Byte - é um conjunto de 8 bits, formado segundo uma seqüência que representa um caracter. Kilobyte ou Kbyte ou KB - um Kbyte corresponde a 210 bytes ou seja, 1024 bytes. Ex.: um microcomputador antigo tipo PC-XT possuía 640 Kbytes de memória, ou seja, bytes de memória, porque: 640 KB x 1024 bytes = bytes. Isto quer dizer que ele poderia ter na sua memória até caracteres.
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Bits e Bytes Megabyte ou Mbyte ou MB - um Mbyte corresponde a 1024 Kbytes, bytes. 1024 x 1024 bytes = bytes Gigabyte ou Gbyte ou GB - um Gbyte corresponde a 1024 Mbytes. 1024 x bytes = bytes Terabyte ou Tbyte ou TB - um Tbyte corresponde a 1024 Gbytes. Quantos caracteres podemos ter em uma memória de 1TB?
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Sistema de unidades de dados
bit byte kB MB GB TB 8 1 2-10
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Estudos de séries temporais: Representação de datas em números
Dias julianos Excel: 1 = 1/1/1900, 2 = 2/1/1900,…, 32 = 1/2/1900 MATLAB: 1 = 1/1/0000, 2 = 2/1/0000,…, 32 = 1/2/0000 Transformação para decimais (yyyymmdd)
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Algoritmos Qual linguagem devemos utilizar para escrever nossos algoritmos? Forma textual, usando o português coloquial? Linguagem de maquina?
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Algoritmos Para suprir esses problemas, foram desenvolvidas linguagens em que a programação é feita através de uma notação matemática e de algumas palavras reservadas. As linguagens de programação são bem mais simples e podem ser facilmente entendidas e utilizadas pelos usuários do computador. Como exemplo de linguagens de programação podemos citar o Fortran, C, C++, Pascal, Cobol, MATLAB, etc.
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Linguagens de programação
Linguagem MATLAB
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Linguagens de programação
Linguagem C
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Linguagens de programação
Linguagem C++
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Linguagens de programação
Linguagem Java
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TERMOS TÉCNICOS Hardware : Componentes mecânicos e eletro-eletrônicos (Parte dura do computador). Software : Seqüência de instruções e comandos que fazem o computador realizar determinada tarefa (Programas de computador). Sistema Operacional : Coleção de programas que gerencia e aloca recursos de hardware e software (Linux, Unix, Windows). Linguagem de Máquina: Conjunto de instruções que podem ser interpretados e executados diretamente pela CPU. Linguagem de alto nível: Linguagem que independe do conjunto de instruções da linguagem de máquina (Pascal, C, Algol, BASIC). Compilador: Tradutor de programas escritos em uma linguagem de programação para programas em linguagem de máquina.
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