A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura de Computadores Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura de Computadores Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura de Computadores Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

2 Objetivos da Aula Compreender a definição de arquitetura e organização, a função e estrutura dos computadores e seus componentes básicos.

3 Que produtos podem ser denominados computadores?

4 Arquitetura vs Organização

5 Arquitetura de Computador Refere-se aos atributos de um sistema que são visíveis para o programador ou, em outras palavras, aos atributos que têm impacto direto sobre a execução lógica de um programa.

6 Organização de um Computador Refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que implementam as especificações da sua arquitetura.

7 Confuso?

8 Exemplos de atributos de arquitetura incluem o conjunto de instruções, o número de bits usados para representar os vários tipos de dados,os mecanismos de E/S e as técnicas de endereçamento à memória.

9 Atributos de Organização incluem detalhes de hardware transparentes ao programador, tais como os sinais de controle, as interfaces entre o computador e os periféricos e a tecnologia de memória utilizada.

10 Uma arquitetura pode sobreviver por muitos anos, enquanto sua organização muda com a evolução tecnológica.

11 Na classe de sistemas denominados microcomputadores a relação entre arquitetura e organização é muito mais estreita.

12 Estrutura: o modo como os componentes estão inter-relacionados. Função: a operação de cada componente individual como parte da estrutura.

13 Funções de um computador Processamento de dados Armazenamento de dados Transferência de dados Controle

14

15 Estrutura de um computador Unidade central de processamento(CPU) Memória principal E/S Sistema de Interconexão

16

17

18 Componentes Básicos do Computador

19 Processador O processador é o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. É o componente mais complexo e freqüentemente o mais caro, mas ele não pode fazer nada sozinho. Como todo cérebro, ele precisa de um corpo, que é formado pelos outros componentes do micro, incluindo memória, HD, placa de vídeo e de rede, monitor, teclado e mouse.

20 Memória Usada por ele para armazenar os arquivos e programas que estão sendo executados, como uma espécie de mesa de trabalho. A quantidade de memória RAM disponível tem um grande efeito sobre o desempenho, A principal característica da memória RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o micro. É por isso que ao ligar é necessário sempre refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do HD para a memória, onde podem ser executados pelo processador.

21 HD Serve como unidade de armazenamento permanente, guardando dados e programas.

22 Placa-mãe É responsável pela comunicação entre todos os componentes.

23 Viagem dentro do computador Viagem dentro do computador

24 Bits e Bytes Bit – menor unidade 0 e 1 8 bits = 1 Byte 1024 bytes = 1 kb 1024 kb = 1 MB 1024 MB = 1 GB 1024 GB = 1 TB

25 Mini pesquisa Por que as medidas de capacidade do computador é em 1024 e não Como 1 KB equivale a 1024 Bytes não 1000 Bytes?

26 Um poço tem 10 metros de profundidade. Uma lesma está no fundo do poço. Durante o dia, ela sobe 4 metros e, durante à noite, ela escorrega para baixo 3 metros. Quantos dias ela levará para chegar ao topo?


Carregar ppt "Arquitetura de Computadores Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google