A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
9. PLATAFORMA WINDOWS Disciplina: Sistemas Operacionais Facilitador: Alisson Cleiton 20/05/2009

2 A Estrutura do Sistemas
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional A Estrutura do Sistemas

3 HAL – Camada de abstração de hardware
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional HAL – Camada de abstração de hardware Refere-se a uma camada de software que lida diretamente com o hardware do computador. Como o HAL opera em um nível entre o hardware e os serviços executivos do Windows, aplicativos e drivers de dispositivo necessário não saiba de quaisquer informações específicas do hardware.

4 HAL – Camada de abstração de hardware
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional HAL – Camada de abstração de hardware Os aplicativos e DRIVERS de dispositivo não são permitidos para lidar com o hardware diretamente e devem fazer chamadas para rotinas HAL para determinar informações específicas do hardware. Por meio do filtro fornecido pela HAL, diferentes configurações de hardware podem ser acessadas da mesma maneira.

5 A camada núcleo (KERNEL)
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional A camada núcleo (KERNEL) Tornar o sistema operacional completamente independente do hardware e, como conseqüência altamente portátil. Fornece mecanismo completo para alternar contextos, registradores, tabelas de paginação e descarrega o cache da CPU.

6 Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais
9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Executive. Escrito em C. É formado por 10 componentes, cada um dos quais é apenas uma coleção de procedimentos que trabalham juntos para atingir algum objetivo. Os componentes podem chamar uns aos outros.

7 Executive. Gerenciador de Objetos
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Executive. Gerenciador de Objetos Controla as Threads, os arquivos, os diretórios, os dispositivos de entrada e saída, os temporizadores entre outros. Seu trabalho é manter o controle sobre todos os objetivos. É responsável por colocar e tirar objetos na memória.

8 Executive. Gerenciador de E/S (I/O)
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Executive. Gerenciador de E/S (I/O) Fornece a estrutura para gerenciamento de dispositivos de E/S. Responsável por chamar o drivers correto para acessar o dispositivo. Os sistemas de arquivos são drivers controlados por este gerenciador. NTFS e FAT estão presentes neste gerenciador.

9 Executive. Gerenciador de Processos
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Executive. Gerenciador de Processos Tratas os processos e a threads, inclusive suas criações e seus términos. Gerenciador de memória. Implementa a arquitetura de memória virutal de páginas sob demanda. Controle e protege o acesso as memórias.

10 Executive. Gerenciador de Segurança
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Executive. Gerenciador de Segurança Administra o elaborado mecanismo de segurança do Windows, que cumpre os requisitos C2 do Livro Laranja do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Fala desde autenticação do usuário até o controle de acesso a paginação virtual.

11 Executive. Gerenciador de cache
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Executive. Gerenciador de cache Mantém na memória os blocos de disco mais recentemente utilizados. Calcula quais blocos serão provavelmente necessários outra vez e quais não o serão. Deve interagir diretamente com o gerenciador de memória virtual. A quantidade de memória é dinâmica.

12 Executive. Gerenciador de plug and play
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Executive. Gerenciador de plug and play São enviados todos os avisos de dispositivos novos instalados. As verificação é feita no momento da inicialização para uns e outros não. Responsável por localizar e carregar o driver apropriado para o dispositivo.

13 Executive. Gerenciador de energia É responsável pelo uso da energia.
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Executive. Gerenciador de energia É responsável pelo uso da energia. Aplica em desligar monitores, discos rígidos. Monitora o uso da bateria em dispositivos portáteis.

14 Executive. Gerenciador de configuração Mantém o registro do Windows.
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Executive. Gerenciador de configuração Mantém o registro do Windows. Adiciona novas entradas e chaves quando é requisitado. Gerenciador de Chamadas de procedimentos locais Oferece comunicação interprocessos, usada entre processos e seus subsistemas.

15 Drivers de Dispositivos.
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Drivers de Dispositivos. Um driver de dispositivo simplifica a tarefa da aplicação atuando como um tradutor entre o dispositivo e as aplicações ou o sistema operativo. O código de alto nível das aplicações pode ser escrito independentemente do dispositivo que será utilizado. Qualquer versão de um dispositivo, como uma impressora, requer os seus próprios comandos.

16 Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais
9. Plataforma Windows 9.1 Estrutura do Sistema Operacional Sistema Gráfico Chamado de Módulo Win32 GDI (graphics device interface – interface de dispositivo gráfico). Trata o gerenciamento de imagens para o monitor e para impressora.

17 REPRESENTA O MESMO QUE:
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows Unidades de Medidas MEDIDA: REPRESENTA O MESMO QUE: Bit (b) 0 ou 1 - menor unidade de dado Byte (B) conjunto de 8 bits ou 1 caractere Kilobyte (KB) 210 ou 1024 bytes Megabyte (MB) 210 ou 1024 Kilobyte Gigabyte (GB) 210 ou 1024 Megabyte Terabyte (TB) 210 ou 1024 Gigabyte

18 9. Plataforma Windows Unidades de Medidas
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows Unidades de Medidas Bit: menor unidade da informação em um computador. Só pode ser 0 ou 1. Byte: Sequência de 8 bits. Os bits e bytes são usados para medir as informações que passam e são armazenadas em um computador. Todas as memórias têm suas capacidades medidas em bytes, as transferências de dados são medidas em bytes por segundo ou bits por segundo, etc. Um bit não serve para armazenar nada compreensível, mas um byte é a medida suficiente para armazenar um caractere. Então, temos que: 1 é um bit, 0 é um bit, é um byte.

19 Os sistemas de arquivos mais conhecidos e cobrados são:
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.2 Sistemas de Arquivos Um sistema de arquivos contém regras e padrões previamente estabelecidos para que o sistema operacional possa gerenciar os dados armazenados. Os sistemas de arquivos mais conhecidos e cobrados são: FAT (ou FAT16), FAT 32, NTFS (Windows) EXT (2) (Linux)

20 9. Plataforma Windows 9.2 Sistemas de Arquivos
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.2 Sistemas de Arquivos Para falarmos de Sistemas de Arquivos, precisamos conhecer primeiro 3 conceitos: Trilhas são os círculos concêntricos que formam o disco e setores são pequenas unidades de armazenamento de dados, organizados nessas trilhas. As trilhas contêm os setores. Cluster é a menor unidade de armazenamento que um sistema operacional pode reconhecer em um disco.

21 • Pode gerenciar aproximadamente 65 mil clusters (65.536).
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.2 Sistemas de Arquivos FAT 16 • Pode gerenciar aproximadamente 65 mil clusters (65.536). • Clusters de 32KB. • Quanto maior o cluster, maior o desperdício de espaço. • Limita o tamanho do disco a 2GB. • Nomes dos arquivos limitados a oito caracteres para o nome e três para a extensão (8.3), como: “arquivos.txt”.

22 • Criada para resolver o problema de limitação de 2GB da FAT16;
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.2 Sistemas de Arquivos FAT 32 • Criada para resolver o problema de limitação de 2GB da FAT16; • Capacidade para gerenciar aproxima-damente 268 mil clusters; • Permite discos de 2 TB; • Permite nomes longos de arquivos com até 255 caracteres; • Tamanho de clusters variado.

23 • Clusters de tamanhos variados (no máximo 4KB).
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.2 Sistemas de Arquivos NTFS • Clusters de tamanhos variados (no máximo 4KB). • Menor desperdício de superfície de disco; • Índice de arquivos mais complexo, com mais recursos que a FAT (segurança). • Sistema mais robusto, complexo e seguro que os sistemas FAT.

24 9. Plataforma Windows 9.2 Sistemas de Arquivos
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.2 Sistemas de Arquivos

25 9.3 Principais Programas e Utilitários
Sistemas para Internet – 2º Período - Sistemas Operacionais 9. Plataforma Windows 9.3 Principais Programas e Utilitários

26 DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
PRÓXIMA AULA


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google