A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão de ciências Profª Néia Becker. Critérios Reconhecer os grupos de répteis. Reconhecer as características das aves. Explicar as adaptações ao voo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão de ciências Profª Néia Becker. Critérios Reconhecer os grupos de répteis. Reconhecer as características das aves. Explicar as adaptações ao voo."— Transcrição da apresentação:

1 revisão de ciências Profª Néia Becker

2 Critérios Reconhecer os grupos de répteis. Reconhecer as características das aves. Explicar as adaptações ao voo apresentadas pelas aves. Descrever as características dos mamíferos. Estabelecer as diferenças entre mamíferos placentários, marsupiais e monotremados. Identificar algumas doenças causadas por vírus..

3 Reconhecer os grupos de répteis. Escamados (serpentes, lagartos e cobra de duas cabeças) Quelônios (tartarugas) Tuataras (espécies semelhantes aos lagartos) Crocodilianos ( jacarés e crocodilos)

4 Reconhecer os grupos de répteis. Escamados ( com escamas), há três grupos distintos: os ofídios (serpentes), os lacertílios ( lagartos)e as ansfisbenas ( cobras-de-duas- cabeças). É o maior grupo de répteis, contendo mais de 90% das espécies conhecidas.

5 Reconhecer os grupos de répteis. Quelônios: são representados pelas tartarugas, animais que possuem uma carapaça sobre o corpo e um plastrão na região ventral. Essas estruturas resistentes, formadas por queratina externamente e tecido ósseo internamente resistente, auxiliam na proteção desses animais.

6 Reconhecer os grupos de répteis. TUATARAS : Os tuataras compreendem duas espécies semelhantes a lagartos que vivem na Nova Zelândia, em tocas. Podem alcançar, aproximadamente. 70 cm.

7 Reconhecer os grupos de répteis. CROCODILIANOS: Fazem parte desses grupos: os jacarés, os crocodilos, que habitam normalmente locais relacionados à água, como rios, lagos e regiões inundadas

8 Reconhecer as características das aves. Presença de penas, que é exclusiva do grupo; Presença de bico e ausência de dentes; Membros anteriores formam as asas e os posteriores podem ser adaptados para caminhada, nado e corrida; Geralmente apresentam escamas nos pés; A pele é seca; Possuem glândulas uropigiana nas, que se encontram na região da cauda e que produzem um tipo de óleo, o qual é espalhado pela ave com o bico e tem a função de impermeabilizar as penas- o que é especialmente útil para as aves que nadam, como os cisnes; Possuem o papo que é uma estrutura que auxilia no amolecimento do alimento. São endotérmicos, pois mantêm a temperatura corporal mais ou menos constante, independentemente da temperatura do meio ambiente; Esqueleto é delicado e leve, porém é ao mesmo tempo, forte;

9 As ave podem ser dividas em dois grupos: RATITAS são aquelas que não voam. Quiviavestruz

10 Carinatas: aquelas que voam, possuem o osso esterno bem desenvolvido em que o músculos poderosos se inserem, resultando em um aparato usado com sucesso para o voo.

11 Explicar as adaptações ao voo apresentadas pelas aves. A maior parte das aves conquistou plenamente o espaço aéreo porque, no decorrer da evolução, surgiram várias características, como: Ossos pneumáticos, ou seja, ossos que são preenchidos por ar, o que possibilitou uma diminuição do peso do corpo. Presença das penas; Forma aerodinâmica do corpo; Ausência de bexiga urinária, o que também diminui o peso do corpo; Osso esterno em formato de quilha de um navio, no qual se inserem músculos relacionados ao voo; Fêmeas com apenas um ovário esquerdo, para reduzir o peso; Colocação de ovos, que não ficam retidos no corpo da fêmea, o que também possibilita a diminuição do seu peso.

12 Descrever as características dos mamíferos. Presença de pelos recobrindo o corpo, auxiliando na proteção, na manutenção da temperatura e na camuflagem. Os pelos em algumas espécies, são modificados em espinhos, como no porco-espinho e nos ouriços, permitindo-lhes uma defesa contra predadores. Glândulas mamárias que produzem leite; Glândulas sudoríparas, que auxiliam principalmente no resfriamento do corpo por meio da produção de suor; Glândulas odoríferas, que exalam odores; São endotérmicos e possuem uma camada de gordura sob a epiderme, o panículo adiposo.

13 Estabelecer as diferenças entre mamíferos placentários, marsupiais e monotremados. Monotremados ou prototérios = reproduzem colocando ovos. Nesses animais há glândulas mamárias e produção de leite, porém não há mamilos, os filhotes lambem os pelos da mãe. Ornitorrincoequidna

14 Marsupiais ou metatérios São mamíferos que possuem uma bolsa ventral, ou marsúpio, que serve para abrigar os filhotes. Após a fecundação, o início do desenvolvimento do embrião ocorre no interior do útero materno, e este é nutrido pela placenta. Quando os filhotes nascem, são ainda prematuros. Por isso, após o nascimento, migram, segurando-se aos pelos da mãe até completarem seu desenvolvimento direto.

15 Eutérios ou placentários Os eutérios são os mamíferos que possuem uma placenta mais complexa que a dos marsupiais. É por meio dela que os nutrientes e o oxigênio que vêm da mãe chegam até o novo ser.

16 Reconhecer as características dos vírus. Não têm células e organelas celulares; Não possuem metabolismo próprio; São constituídos de uma cápsula protéica que contém apenas um tipo de ácido nucléico em seu interior – RNA ou DNA; Apresentam atividade somente se estiver dentro de uma célula, sendo, portanto, chamados de parasitas intracelular obrigatórios; Existem vírus chamados envelopados são aqueles que ao saírem da célula hospedeira, ficam envolvidas pela membrana plasmática da hospedeira, como se houvesse um envelope ao seu redor; As que não possuem envelope não possuem envoltórios.

17 Identificar algumas doenças causadas por vírus. Dengue Febre amarela Gripe Gripe A Hepatite A Hepatite B e C Herpes Raiva Aids Contágio e prevenção estão nas páginas 51 à 55

18 Com muito carinho


Carregar ppt "Revisão de ciências Profª Néia Becker. Critérios Reconhecer os grupos de répteis. Reconhecer as características das aves. Explicar as adaptações ao voo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google