A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

+ Curso de C/C++ Aula 7 Instrutor: Luiz Felipe Sotero Material por: Allan Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "+ Curso de C/C++ Aula 7 Instrutor: Luiz Felipe Sotero Material por: Allan Lima"— Transcrição da apresentação:

1 + Curso de C/C++ Aula 7 Instrutor: Luiz Felipe Sotero Material por: Allan Lima

2 Você pode: copiar, distribuir, exibir e executar a obra criar obras derivadas fazer uso comercial da obra Sob as seguintes condições: Atribuição. Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Compartilhamento pela mesma Licença. Se você alterar, transformar, ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta. Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra. Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que Você obtenha permissão do autor. Veja aqui a licença completa

3 + Roteiro O ponteiro this Membros estáticos Overload de operadores Friends Herança

4 + O ponteiro this É um atributo que um método possui Ele é um ponteiro para o objeto no qual um membro esta sendo executado. No código, escrevemos: void Ponto::setX(float newX) { this->x = newX; } Na chamada, escrevemos: Ponto p1(42.0, 13); p1.setX(42.4);

5 + O ponteiro this Mas assinatura real é: void setX(Ponto *this, float newX) { this->x = newX; } E quando chamamos o método: p.setX(10); Na verdade estamos fazendo: setX(&p, 10); Isso significa que todo método é um função

6 + Membros Estáticos São membros que possuem apenas uma cópia compartilhada por todos os objetos de um tipo Podem ser métodos ou atributos: Atributos estáticos devem ser definidos dentro da própria classe e inicializados fora dela Métodos estáticos só podem fazer referência a atributos estáticos.

7 + Exemplo exemploStatic.cpp

8 + Exercícios 1) Implemente uma classe Quadrado com o atributo lado, crie um construtor para ela, assim como os métodos get e set. a) Qual a diferença de o corpo do método void setLado(float x) ser: { this->lado = lado } ou: { lado = lado; } Justifique (com um comentário no seu código) o que acontece. b) Adicione ao construtor um incremento a uma variável estática que conta a quantidade de Quadrados criados. 2) Crie uma classe Ponto similar a da aula anterior e implemente os seguintes operadores: == != + -

9 + Overload de Operadores C++ permite a aplicação de alguns operadores aos tipos que nós criamos Alguns operadores como o “=” são criados automaticamente Porém outros devem ser implementados pelo programador Sintaxe: tipo operator símbolo(parâmetros);

10 + Exemplo exemploOperador.cpp

11 + Overload de Operadores C++ permite a sobrecarga dos seguintes operadores: Unários: +-*!~&++--()->->* newdelete Binários: +-*/%&|^<<>> =+=-=/=%=&=|=^=<<=>>= = !=<><=>=&&||[](),

12 + Exercícios 2) Utilize a classe Ponto do arquivo exemploPonto.cpp (similar a da aula anterior) e implemente os seguintes operadores: == != + -

13 + Friends Permitem a quebra dos níveis de acesso pelas palavras reservadas private e protected Podemos ter funções, métodos ou classes friends As declarações são feitas através da palavra reservada friend Toda classe é friend dela mesma Exemplo: exemploFriend.cpp

14 + Herança class Empregado { string nome; float salario; int numDepartamento; int ramal; //... }; class Gerente { string nome; float salario; int numDepartamento; int ramal; Empregado *grupo; //... }; Precisamos mesmo repetir todos os atributos da classe Empregado na classe Gerente? E os métodos também precisamos repetir?

15 + Herança É um mecanismo utilizado para permitir o reuso de código Quando uma classe B herda de uma outra classe A dizemos que B é uma sub-classe de A Sintaxe: class NomeDaClasseFilho : public NomeDaClassePai { //Corpo de Filho }

16 + Herança A solução: class Empregado { public: string nome; float salario; int numDepartamento; int ramal; //... }; class Gerente : public Empregado { Empregado *grupo; //.. }; Dizemos que Gerente herda de Empregado

17 + Herança Em C++ todos os membros public e protected da classe base são herdados normalmente Os membros private são herdados, mas só são acessados indiretamente pelos métodos public ou protected definidos na classe base Construtores, Destrutores, o operador = e os friends não são herdados

18 + Herança A solução: class Retangulo { private: int altura, largura; protected: int getAltura(); public: int getLargura(); //... }; class Quadrado: public Retangulo { public: void meuMetodo() { this->altura = 5; // errado int x = getAltura(); // ok, mas só no objeto Quadrado int y = getLargura(); // ok também no main } //... };

19 + Herança Sintaxe class nomeDaClasse : tipoDaHeranca classeBase tipoDaHeranca: public – Os membros public e protected da classe base são herdados por default public e protected respectivamente private – Os membros public e protected da classe base são herdados por default private protected – Os membros public e protected da classe base são herdados por default protected Se tipoDaHeranca não for especificado, private é assumido para as classes e public para as estruturas

20 + Herança Apesar dos construtores e destrutores não serem herdados, quando criamos um objeto ele chama o construtor padrão de sua classe base e também o destrutor padrão quando ele está prestes a ser desalocado da memória Também podemos re-utilizar o código do construtor da classe base: construtorClasse(parametros) : construtorDaSuperClasse(parametros) {... }

21 + Ponteiros e Herança Podemos criar ponteiros para objetos A inicialização é feita através do operador new ou do & Quando usarmos o new também temos que usar o delete para liberar memória Restrições: Um ponteiro para um objeto da classe base só pode chamar métodos desta Mas podemos usar casts para ter acesso aos demais métodos (ver linha 143 do próximo exemplo)

22 + Exemplo exemploHeranca.cpp

23 + Herança Múltipla C++ permite que uma classe herde de várias outras Sintaxe: class nomeDaClasse : tipoHeranca classeBase1, //... tipoHeranca classeBaseN Mas isso traz problemas: A e B possuem o método m C herda de A e de B O que acontece quando chamamos m de C?

24 + Exemplo exemploHerancaMultipla.cpp

25 + Exercícios 2) Implemente a seguinte hierarquia de classes: Empregado Secretaria Gerente SecretariaTemp Temporario Consultor

26 + Classe Empregado Atributos: Nome Celular Salário Departamento Métodos gets e sets Construtor com os seu atributos

27 + Classe Gerente Atributos Os empregados que gerencia O número empregados que gerencia Métodos Gets e sets Construtor com os seus atributos

28 + Classe Secretaria Atributos O empregado do qual é secretaria Métodos Gets e sets Construtor com os seus atributos

29 + Classe Temporario Atributos A data de início do contrato O número de meses do contrato Métodos Gets e Sets Construtor com os seus atributos

30 + SecretariaTemporaria Métodos: Construtor com os seu atributos

31 + Consultor Atributos: Área de consultoria Métodos Get e sets Construtor com os seus atributos

32 + Referências Stroustrup, Bjarne. The C++ Programming Language, Special Edition. Eckel, Bruce. Thinking in C++, 2nd ed. Volume 1. Slides de Gustavo curso de – Tutorial de Herança

33 + Agradecimentos Allan Lima, Breno do Vale e Francisco Magalhães Pelo material cedido para o curso


Carregar ppt "+ Curso de C/C++ Aula 7 Instrutor: Luiz Felipe Sotero Material por: Allan Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google