A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRATAMENTO TÉRMICO Tratamento Térmico:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRATAMENTO TÉRMICO Tratamento Térmico:"— Transcrição da apresentação:

1 TRATAMENTO TÉRMICO Tratamento Térmico:
É o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura , tempo, atmosfera e velocidade de esfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes característicos determinados.

2 TRATAMENTO TÉRMICO Principais Objetivos:
Remoção de tensões internas ( oriundas de esfriamento desigual, trabalho mecânico ou outra causa); Aumento ou diminuição da dureza; Aumento da resistência mecânica; Melhora da ductibilidade; Melhora da usinabilidade; Melhora da resistência ao desgaste; Melhora da propriedade de corte; Melhora da resistência a corrosão; Melhora da resistência ao calor; Modificação das propriedades elétricas e magnéticas.

3 TRATAMENTO TÉRMICO Fatores de Influência nos tratamentos térmicos:
AQUECIMENTO Velocidade de Aquecimento Temperatura de Aquecimento TEMPO DE PERMANÊNCIA À TEMPERATURA DE AQUECIMENTO RESFRIAMENTO Ambiente do Forno Ar Óleo Água Salmoura ATMOSFERA DO FORNO

4 TRATAMENTO TÉRMICO ATMOSFERA DO FORNO
Nos tratamentos térmicos dos aços, deve-se evitar dois fenômenos mais comuns e que podem causar sérios aborrecimentos: OXIDAÇÃO CASCA DE ÓXIDO 2Fe O FeO provocada pelo Oxigênio Fe CO FeO CO2 provocado pelo anidrido carbônico Fe H2O FeO H2 provocado pelo vapor de água

5 TRATAMENTO TÉRMICO DESCARBONETAÇÃO Oxidação preferencial do Carbono
2C O CO C CO CO C H CH4

6 TRATAMENTO TÉRMICO RECOZIMENTO PLENO Objetivos:
Remover tensões internas devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente; Diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço; Alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc Modificar os característicos elétricos e magnéticos; Ajustar o tamanho de grão; Regularizar a textura bruta de fusão Remover gases; Produzir uma microestrutura definida; Eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos a que o aço tiver sido anteriormente submetido.

7 TRATAMENTO TÉRMICO RECOZIMENTO PLENO

8 TRATAMENTO TÉRMICO RECOZIMENTO ISOTÉRMICO
Para peças grandes, o recozimento isotérmico não é vantajoso sobre o pleno, visto que a velocidade de resfriamento no centro da peça de grande secção pode ser tão baixa que torna impossível o seu rápido resfriamento à temperatura de transformação.

9 TRATAMENTO TÉRMICO Recozimento para alivio de tensões:
Consiste no aquecimento do aço a temperaturas abaixo da zona crítica. O objetivo é alivio de tensões originadas durante a solidificação ou produzidas em operações de transformação mecânica a frio, como estampagem profunda, ou em operações corte por chama, soldagem ou usinagem.

10 TRATAMENTO TÉRMICO

11 TRATAMENTO TÉRMICO NORMALIZAÇÃO OBJETIVO
A NORMALIZAÇÃO VISA REFINAR A GRANULAÇÃO GROSSEIRA DE PEÇA DE AÇO FUNDIDO PRINCIPALMENTE. E COM O MESMO OBJETIVO, A NORMALIZAÇÃO É APLICADA EM PEÇAS DEPOIS DE LAMINADAS E FORJADAS. A NORMALIZAÇÃO É AINDA USADA COMO TRATAMENTO PRELIMINAR À TÊMPERA E REVENIDO, JUSTAMENTE PARA PRODUZIR ESTRUTURA MAIS UNIFORME DO QUE A OBTIDA POR LAMINAÇÃO, POR EXEMPLO, ALÉM DE REDUZIR A TENDÊNCIA AO EMPENAMENTO E FACILITAR A SOLUÇÃO DE CARBONETOS E ELEMENTOS DE LIGA.

12 TRATAMENTO TÉRMICO NORMALIZAÇÃO

13 TRATAMENTO TÉRMICO TÊMPERA E REVENIDO
Objetivo: É a obtenção da estrutura martensítica, portanto: Aumento do Limite de resistência à tração; Aumento da dureza. Redução da ductilidade Redução da tenacidade Aparecimento de apreciáveis tensões internas.

14 TRATAMENTO TÉRMICO A ALTA DUREZA DA MARTENSITA É ATRIBUÍDO AOS SEGUINTES FATORES: DISTORÇÃO DO RETICULADO ELEVADAS TENSÕES INTERNAS TAMANHO DE GRÃO MUITO PEQUENO

15 TRATAMENTO TÉRMICO TÊMPERA E REVENIDO

16 TRATAMENTO TÉRMICO REVENIDO
É O TRATAMENTO TÉRMICO QUE NORMALMENTE SEMPRE ACOMPANHA A TÊMPERA, POIS ELIMINA A MAIORIA DOS INCONVENIENTES PRODUZIDOS POR ESTA; ALÉM DE ALIVIAR AS TENSÕES INTERNAS, CORRIGE AS EXCESSIVAS DUREZA E FRAGILIDADE DO MATERIAL, AUMENTANDO SUA DUCTILIDADE E RESISTÊNCIA AO CHOQUE.

17 TRATAMENTO TÉRMICO REVENIDO


Carregar ppt "TRATAMENTO TÉRMICO Tratamento Térmico:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google