A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES Flávio Augusto V. Andrade Engenharia Mecânica Turma: CK.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES Flávio Augusto V. Andrade Engenharia Mecânica Turma: CK."— Transcrição da apresentação:

1 AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES Flávio Augusto V. Andrade Engenharia Mecânica Turma: CK

2 Existem mais de 3500 tipos diferentes de aços e cerca de 75% deles foram desenvolvidos nos últimos 20 anos. Isso mostra a grande evolução que o setor tem experimentado. O número de tipos de aços é muito elevado, pois além dos aços simplesmente ao carbono com teores variáveis de carbono, é muito grande a quantidade de aços ligados. Existem mais de 3500 tipos diferentes de aços e cerca de 75% deles foram desenvolvidos nos últimos 20 anos. Isso mostra a grande evolução que o setor tem experimentado. O número de tipos de aços é muito elevado, pois além dos aços simplesmente ao carbono com teores variáveis de carbono, é muito grande a quantidade de aços ligados.

3 TIPOS DE AÇO Basicamente, os aços-carbono podem ser divididos nos seguintes tipos: Aços para fundição; Aços estruturais; Aços para chapas; Aços para tubos; Aços para arames, fios e molas; Aços de usinagem fácil; Aços para cementação e nitretação; Aços para fins especiais. Aços criogênicos e Aços ligados

4 AÇOS PARA FUNDIÇÃO São aços recomendados para fundição de peças empregadas em máquinas operatrizes, indústria automobilística, ferroviária, naval, implementos agrícolas, tratores, equipamento pra escavação e construção, equipamento elétrico, na indústria química, em equipamento pra refino de petróleo, para indústria de papel e muitas outras aplicações.

5 QUANTO AS PROPRIEDADES Boa resistência, ductilidade e tenacidade Boa resistência, ductilidade e tenacidade Boa usinabilidade Boa usinabilidade Adequada soldabilidade Adequada soldabilidade Boa fluidez Boa fluidez A maioria é susceptível à têmpera e revenido A maioria é susceptível à têmpera e revenido QUANTO OS TIPOS Aços baixo, médio e alto carbono Aços baixo, médio e alto carbono Aços-liga de baixo e alto teor de liga Aços-liga de baixo e alto teor de liga

6

7 AÇOS ESTRUTURAIS São aços empregados principalmente em construção civil, mas também podem ser empregados em equipamento de transporte: veículos em geral, equipamentos rodoviários, ferroviário, naval, etc. São aços empregados principalmente em construção civil, mas também podem ser empregados em equipamento de transporte: veículos em geral, equipamentos rodoviários, ferroviário, naval, etc.

8 QUANTO AS PROPRIEDADES Boa ductilidade para ser conformado Boa ductilidade para ser conformado Boa soldabilidade Boa soldabilidade Elevado valor de relação de resistência à tração para limite de escoamento Elevado valor de relação de resistência à tração para limite de escoamento Baixo custo Baixo custo Homogeneidade Homogeneidade QUANTO AO TIPO Aços ao carbono (laminados à quente) Aços ao carbono (laminados à quente) Aços com baixo teor de elemento de liga e alta resistência (estruturas de carros e ônibus, pontes edifícios) Aços com baixo teor de elemento de liga e alta resistência (estruturas de carros e ônibus, pontes edifícios)

9

10 AÇOS PARA CHAPAS E TUBOS A expressão chapas compreende uma série de produtos,todos importantes na industria. Os tubos de aço tem uma importância muito grande na indústria e na construção por possuírem um grande campo de aplicações: condução de água, líquidos, ar comprimido, indústria química e petrolífera, indústria mecânica, estruturas, eletrodutos e outros inúmeros empregos.

11 QUANTO AS PROPRIEDADES Excelente deformabilidade Excelente deformabilidade Boa soldabilidade Boa soldabilidade Boa ductilidade Boa ductilidade Baixo custo Baixo custo Dependendo do tipo de aplicação, alta resistência à corrosão e de fácil revestimento Dependendo do tipo de aplicação, alta resistência à corrosão e de fácil revestimento Superfície sem defeitos Superfície sem defeitos QUANTO AO TIPO O tipo mais comum aços ao carbono comuns ou doce O tipo mais comum aços ao carbono comuns ou doce

12

13 AÇOS PARA ARAMES, FIOS E MOLAS Os arames são produtos com as mais variadas aplicações, desde as mais simples, como para cercas ou fabricação de pregos, até as mais criticas, para molas, para cabos de elevadores, de guindastes, de pontes rolantes, de pontes pênseis e os chamados fios de música ou cordas de piano, os quais, devido à composição química, controle de fabricação e tratamento térmico especial (patenteamento) são considerados entre os mais sofisticados produtos de aço.

14 As molas são materiais que devem apresentar as seguintes propriedades: Altos valores para os limites de elasticidade sob tensão; Altos valores para os limites de elasticidade sob tensão; Elevada resistência ao choque, principalmente no caso de serviço mais pesado em veículos em geral; Elevada resistência ao choque, principalmente no caso de serviço mais pesado em veículos em geral; Alto limite de fadiga. Alto limite de fadiga.

15 QUANTO AS PROPRIEDADES Excelente resistência à tração (depende da aplicação) Excelente resistência à tração (depende da aplicação) Boa ductilidade para ser conformado Boa ductilidade para ser conformado Elevado limite de elasticidade Elevado limite de elasticidade Elevada resistência à fadiga Elevada resistência à fadiga Elevada resistência ao choque Elevada resistência ao choque QUANTO AO TIPO Aço baixo Carbono Aço baixo Carbono Aço médio Carbono Aço médio Carbono Aço alto Carbono (0,8-0,95% de C) Aço alto Carbono (0,8-0,95% de C)

16 AÇOS DE USINAGEM FÁCIL São aços que apresentam elevada usinabilidade, com alto teor de enxofre, fósforo e manganês. Adição de metais moles como o facilitam a usinagem (série especial). Adição de metais moles como o Chumbo e Bismuto facilitam a usinagem (série especial). A importância desses aços reside no fato de que a indústrias modernas emprega cada vez mais processos de produção em massa, os quais exigem máquinas automáticas que possibilitem a produção de elevado numero de peças em tempo relativamente curto.

17 QUANTO AS PROPRIEDADES Elevada usinabilidade Elevada usinabilidade QUANTO AO TIPO Aços com alto teor de enxofre, fósforo e manganês Aços com alto teor de enxofre, fósforo e manganês Adição de metais moles como o Chumbo e Bismuto facilitam a usinagem (série especial). Adição de metais moles como o Chumbo e Bismuto facilitam a usinagem (série especial).

18 AÇOS PARA CEMENTAÇÃO E NITRETAÇÃO São aços que apresentam um maior teor de elementos de liga para aumentar a resistência mecânica e ter uma camada superficial dura e resistente ao desgaste, de modo que as aplicações são muito amplas: pinos, pequenas engrenagens, alavancas, fusos, roletes, eixos de comando de válvulas e outros tipos de mecanismos sujeitos a desgaste superficial.

19 AÇOS PARA FINS ESPECIAIS Os mais famosos aços resistentes ao desgaste são os denominados HadField do tipo manganês austenítico. São aços resistentes ao desgaste Metal X Metal, é muito utilizado em componentes fundidos para aplicações severas de desgaste metal X metal, como por exemplo na Indústria Ferroviária, construção, mineração, Dragagem, Fabricação de Cimento e Produtos cerâmicos, além de indústrias de Perfuração de poços de Petróleo.

20 AÇOS CRIOGÊNICOS São utilizados principalmente na construção de tanques de armazenamento de gases em baixa temperatura ou em alta pressão, além de usos em algumas câmaras frigoríficas; instrumentos para laboratórios de pesquisas biológicas que utilizam temperaturas baixas, para laboratórios de fertilização artificial, armazenamento de embriões congelados, entre outros usos na área médica e biológica.

21 AÇOS LIGADOS Estes aços são fabricados quase exclusivamente em forno Martin e elétrico por processos análogos aos dos aços não ligados, sendo o elemento de liga adicionado no final da operação. O uso de aços ligados visa a melhoria das propriedades dos materiais, sobretudo as características mecânicas.

22


Carregar ppt "AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES Flávio Augusto V. Andrade Engenharia Mecânica Turma: CK."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google