A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
TECNOLOGIA MECÂNICA AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior

2 CONTEÚDO 1) Propriedade físico-químicas, mecânicas e tecnológicas dos materiais ferrosos e não ferrosos; 2) Propriedades físico-químicas, mecânicas e tecnológicas dos materiais plásticos; termoplásticos; 3) Cerâmicos e compósitos; 4) Tratamento termo-químico e termo-físico; 5) Aplicados a materiais metálicos; Ensaio não destrutivo.

3 Materiais não ferrosos
Consiste em metais que não contenham ferro em suas composições como elemento principal, tais como: cobre e suas ligas, bronze e latão, alumínio, zinco, magnésio, estanho e chumbo.

4 Alumínio Tem como matéria-prima a bauxita, mineral com cerca de 60% de óxido de alumínio (Al2O3) Na produção, o óxido de alumínio é separado quimicamente e disposto em cubas onde ocorre a redução ao alumínio por eletrólise. A metalurgia do alumínio é consumidora intensiva de energia elétrica.

5 BAUXITA A Bauxita ou bauxite é um mineral que ocorre naturalmente. A bauxita é um material heterogêneo, composto principalmente de um ou mais hidróxidos de alumínio, e várias misturas de sílica, óxido de ferro, dióxido de titâneo, silicato de aluminio e outras impurezas em quantidades menores

6 Bauxita

7 Lembretes Eletrólise é um processo que separa os elementos químicos de um composto através do uso da eletricidade Procede-se primeiro à decomposição (ionização ou dissociação) do composto em íons e, posteriormente, com a passagem de uma corrente contínua através destes íons, são obtidos os elementos químicos. elemento químico são todos os átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo nº atômico.

8 propriedades Condutividade elétrica: menor que a do cobre (cerca de 62%), é compensada pela menor massa específica. Para o mesmo peso, um cabo de alumínio pode conduzir cerca do dobro da eletricidade que um de cobre conduz. Condutividade térmica: é alta, cerca de 3 vezes a do aço. Por isso, é usado em dissipadores de calor e em utensílios de cozinha (para esta última aplicação, também contribui o fato de não ser tóxico).

9 propriedades Massa específica: o alumínio é um dos mais leves metais comercialmente disponíveis. A massa específica é cerca de 1/3 da do aço e do cobre. Resistência à corrosão: no contato com o ar, é logo formada uma fina camada de óxido que impede a corrosão. A boa resistência à corrosão atmosférica é motivo para importantes aplicações na construção civil (telhas, perfis, etc).

10 propriedades Resistência mecânica: no estado puro, não é das maiores. Mas pode ser incrementada com a adição de alguns elementos de liga. Geralmente é usado em ligas com cobre, manganês, silício, magnésio e zinco, que apresentam uma vasta gama de propriedades mecânicas É adequado para baixas temperaturas, não se torna quebradiço. Reflexão: a superfície polida é boa refletora, da radiação infravermelha até a ultravioleta. Por isso, usado em luminárias, proteções térmicas e similares.

11 propriedades Ponto de Fusão : 934 K Ponto de Ebulição : 2740 K
massa específica: 2,7 kg/dm3,

12 ATIVIDADES Qual a matéria prima para se obter o alumínio?
Qual o percentual aproximado de alumínio encontrado na bauxita? Por que a metalurgia do alumínio é consumidora intensiva de energia elétrica? O que é densidade? Qual a diferença entre ponto de fusão e de ebulição? O que é condutividade elétrica?


Carregar ppt "AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google