A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ligações Metálicas. Regra do Octeto Os elementos tendem a ficar estáveis adquirindo uma configuração eletrônica idêntica a um dos gases nobres, ou seja,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ligações Metálicas. Regra do Octeto Os elementos tendem a ficar estáveis adquirindo uma configuração eletrônica idêntica a um dos gases nobres, ou seja,"— Transcrição da apresentação:

1 Ligações Metálicas

2 Regra do Octeto Os elementos tendem a ficar estáveis adquirindo uma configuração eletrônica idêntica a um dos gases nobres, ou seja, ter só a primeira camada – 1s 2 – ou ter oito elétrons na camada de valência.

3 Exemplos: 11 Na 1s 2 2s 2 2p 6 3s 1 Perde 1 elétron na camada de valência e fica 1s 2 2s 2 2p 6 – igual ao Neônio 8 O 1s 2 2s 2 2p 4 Ganha 2 elétrons na camada de valência e fica 1s 2 2s 2 2p 6 – igual ao Neônio.

4 Metais Grande número de entidades iguais mantidas coesas em um retículo cristalino.

5 Os metais exibem uma série de propriedades em comum: todos são sólidos nas condições ambientes (exceto o Hg), têm brilho metálico, maleabilidade, ductilidade, boa condutividade térmica e elétrica.

6 Modelo Mar de Elétrons Retículo de esferas rígidas (cátions) mantidos coesos por elétrons que podem se mover livremente – elétrons livres (mar de elétrons). Elétrons mais externos se encontram muito longe do núcleo. Os metais possuem baixa energia de ionização – tornam-se cátions facilmente. A força de coesão seria resultante da atração entre os cátions no reticulado e a nuvem eletrônica.

7 Os elétrons de valência não estão ligados aos átomos, mas deslocalizados por todo o cristal, movendo-se livremente em todas as direções e sendo compartilhados por todos os cátions com igual probabilidade.

8 Características e Propriedades das Ligações Metálicas São não direcionais – atração eletrostática. Força da ligação metálica – depende da carga dos cátions Brilho metálico – interação dos elétrons do metal com os diversos comprimentos de onda incidentes (quase todas as transições são permitidas).

9 Condução da energia elétrica – elétrons são promovidos a níveis energéticos mais elevados que estão disponíveis (vazios). Condução de energia térmica: Elétrons deslocalizados interagem fracamente com os núcleos. No aquecimento os elétrons adquirem grande quantidade de energia cinética e deslocam-se para as regiões mais frias. Dissipação desta energia através de choque com outras partículas levando a aquecimento do retículo. Vibração dos cátions em suas posições no retículo cristalino também contribui – razão pela qual a condutividade elétrica dos metais cai com o aumento da temperatura.

10 Características dos Metais Dureza, ponto de fusão e ponto de ebulição – dependem primordialmente da força da ligação metálica. Os átomos de um metal no estado sólido estão arranjados de modo a formar figuras geométricas bem definidas – os retículos metálicos.

11

12 Ductilidade e Maleabilidade capacidade de formar fios e lâminas

13 Podem formar uma grande quantidade de ligas metálicas combinando-os com outros metais ou outros elementos da Tabela Periódica

14 Ligas Metálicas materiais com propriedades metálicas que contém dois ou mais elementos sendo que pelo menos um deles é metal. As ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica.

15

16 Exemplos de Ligas LigaComposiçãoUtilização Amálgama dentalmercúrio, prata e estanho obturações dentárias Bronzecobre e estanhofabricação de sinos, estátuas e moedas Aço inoxidávelcarbono, ferro, cromo e níquel Fabricação de utensílios de cozinha e peças de carro

17 Exercícios – Página 223 Testando seu conhecimento 01 ao 05 Aprofundando seu conhecimento 01 ao 07


Carregar ppt "Ligações Metálicas. Regra do Octeto Os elementos tendem a ficar estáveis adquirindo uma configuração eletrônica idêntica a um dos gases nobres, ou seja,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google