A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUÍMICA GERAL Aula 03 – PERIODICIDADE QUÍMICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUÍMICA GERAL Aula 03 – PERIODICIDADE QUÍMICA"— Transcrição da apresentação:

1 QUÍMICA GERAL Aula 03 – PERIODICIDADE QUÍMICA
COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA   CURSO: TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE POÇOS DE PETRÓLEO QUÍMICA GERAL Aula 03 – PERIODICIDADE QUÍMICA Bibliografia: Química Geral – Vol. 1; Cap. 7 RUSSEL, Jonh B. Profa. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc.

2 QUÍMICA GERAL – PERIODICIDADE QUÍMICA
Propriedades Periódicas – o porquê do nome!!! a) Raio Atômico (micron) b) 1ª E.I. (kJ/mol)

3 QUÍMICA GERAL – PERIODICIDADE QUÍMICA

4 QUÍMICA GERAL – PROPRIEDADES QUÍMICAS E TABELA PERIÓDICA
Metais x Não-Metais: a ionização; reatividade e formação de sais e óxidos. Distribuição Eletrônica x Tabela Periódica: Elementos representativos - nsxnpy (“CAMADA DE VALÊNCIA” incompleta); Metais de transição – np6(n+1)sx(n)dz e subnível d incompleto; Metais de transição interna - subnível f incompleto; Gases Nobres – “CAMADA DE VALÊNCIA” completa.

5 QUÍMICA GERAL – PERIODICIDADE QUÍMICA Explicando as propriedades periódicas:
Chaves: carga nuclear efetiva e distribuição eletrônica!

6 QUÍMICA GERAL – PERIODICIDADE QUÍMICA
Podemos destacar: Eletronegatividade: capacidade que um átomo possui de puxar elétrons de outro átomo (relacionada à ELETROAFINIDADE – capacidade de um átomo no estado fundamental ganhar 1e-); OBS: A variação da eletronegatividade é análoga a da energia de ionização, exceto para os GNs!!!! Estabilização Energética – Regra do Octeto: Átomos cuja configuração eletrônica externa for semelhante a dos gases nobres atingem a “estabilidade”: os átomos perdem, ganham ou compartilham elétrons de modo a minimizar a energia do sistema.

7 QUÍMICA GERAL – PERIODICIDADE QUÍMICA
Vamos pensar um pouco mais??? Explique por que o potencial de ionização do O é menor do que o do N. Explique por que a afinidade eletrônica do C é maior (em módulo) do que a do N. Sabe-se que o átomo de um elemento X é muito menor quando comparado a um outro Y. Qual deles tem maior afinidade eletrônica (em módulo) ? Compare os raios atômicos de cátions e ânions com os de um átomo isoeletrônico no estado fundamental.

8 QUÍMICA GERAL – PERIODICIDADE QUÍMICA
Exercícios:


Carregar ppt "QUÍMICA GERAL Aula 03 – PERIODICIDADE QUÍMICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google